O que tira o sono de seu cão?

sono de seu cão

Um cão pode ter dificuldades para dormir? Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas em muitas ocasiões você já deve ter ouvido o seu amigo perambular pela casa durante a noite. Mas o que tira o sono de seu cão?

Neste artigo vamos falar de pelo menos seis causas que não permitem que seu cão descanse como se deve: as festas, as doenças, a dor, comidas pesadas, a idade e o instinto sexual. Vejamos como cada uma delas afeta o sono de seu cão.

As festas como o Natal e outras: Como elas afetam o sono de seu cão?

dormir-com-um-cão

É sabido por todos que os barulhos aos quais um animal não está acostumado, como gritos, sirenes, alarmes e rojões, assustam enormemente os cães e o mais provável é que eles saiam correndo e se enfiem debaixo da cama.

Isto causa um estresse enorme no animal, que pode afetar sua maneira de dormir e de descansar. Embora nem todos os cães recebam isto da mesma forma, há muitos que parecem ser mais sensíveis com este assunto e inclusive o dono terá que lhes dar ansiolíticos de maneira pontual para que possam dormir em paz.

Alguns veterinários recomendam inclusive ministrar esta medicação alguns dias antes de que comecem as festas. Para assim, chegado o momento, o animal se encontrará mais relaxado.

Doenças

Há muitas doenças que nos jogam na cama fazendo com que o corpo nos peça para dormir e dormir. Entretanto, há outras que não nos deixam dormir, como uma infecção bucal ou qualquer outra.

Com os nossos cães acontece o mesmo. Algumas doenças lhes tiram o sono impedindo um descanso profundo e duradouro.

Por exemplo, uma disfunção da tireoide, encefalite ou problemas cardíacos ou respiratórios podem superexcitar o animal e fazer com que seu sono e sua vontade de descansar desapareçam.

Dor

Saber se nosso cão sofre de algum tipo de dor crônica pode não ser muito simples. Porém, em algumas ocasiões o cão pode estar sofrendo de dores por problemas como a artrose, disfunção de suas articulações ou algum problema que possa ter a ver com seus ossos ou com suas costas.

Se você nota que seu cão não descansa bem durante a noite e que começa a andar de um lado para o outro da casa, é possível que ele esteja sofrendo de algum tipo de dor relacionada com alguma destas patologias ou com outras. O melhor é que vá ao veterinário para determinar com exatidão o que tira o sono de seu cão e para que possa tratar isso.

Comidas pesadas

Como você se sente quando acaba de jantar e o que acabou de comer foi realmente excessivo? É provável que se sinta muito pesado e que isso não te permita nem dormir. Pode ter dores e inclusive dor de estômago.

Com o seu cão acontece exatamente o mesmo. Um tipo de alimentação não adequada para sua idade, seu organismo ou seu tamanho, pode provocar essas mesmas reações e não permitir que ele descanse de maneira adequada.

O mais recomendável é que o jantar de seu animal seja cedo, no fim da tarde, para que assim, antes de toda a família, ele vá dormir. O animal terá tempo suficiente para fazer a digestão e poder dormir de maneira relaxada a noite toda.

A idade

Embora não tenha se detectado até o momento casos de insônia crônica nos cães como acontece com muitas pessoas, a idade é um fator determinante que pode alterar o sono de seu cão.

Quando um cão chega aos 11 anos de idade, é provável que seu ciclo de sono se altere e que ele passe a dormir mais durante a tarde e, portanto, mantenha-se acordado durante a noite.

No caso dos filhotes, eles necessitam de um tempo para se habituarem ao ritmo de sua família humana, pois quando eles estavam na ninhada canina, viviam sem horários e despertando a qualquer momento para comer. Não permitir que o pequeno durma durante as tardes será a melhor opção para que de noite ele descanse e deixe descansar a sua família humana.

O instinto sexual

dormir-cachorro

As necessidades sexuais inatas nos cães podem alterá-los de maneira considerável. Se além disso, há uma cadela no cio por perto, esta situação se agrava ainda mais, pois dormir será algo impossível para o animal. Os feromônios que a cadela no cio desprende causarão insônia no macho.

Se você não tem a intenção de que seu animal tenha filhotes, o melhor é esterilizá-lo para evitar problemas de sono.