Óleo de melaleuca para lutar contra os parasitas

Nos últimos anos, virou moda o uso dos produtos naturais para acalmar todo tipo de doenças, assim como para a higiene corporal e do lar. O óleo de melaleuca é uma das últimas novidades na luta contra parasitas, especialmente nos cachorros. Por isso, queremos mostrar para você como usá-lo no seu animal de estimação.

O que é o óleo de melaleuca?

massagens

O óleo de melaleuca é um óleo incolor obtido da destilação das folhas da árvore do chá. Como se faz isso? Com um método usado e conhecido desde muito tempo, a destilação a vapor. Com isso, se consegue a mais pura essência das folhas, tanto assim que, de uma tonelada de folhas são obtidos, aproximadamente, 10 litros do óleo.

Esta árvore do chá é originária da Austrália e ainda que no país haja mais de 300 variedades desse vegetal, a Melaleuca alternifolia é a única com enormes propriedades tanto para nós como para nossos animais de estimação.

No caso dos animais de estimação pode ser de grande utilidade na hora de combater os parasitas, vírus e bactérias. Vejamos como.

Óleo de melaleuca para o seu cachorro

O óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas, assim como é um grande bactericida, fungicida, antiviral, cicatrizante, balsâmico e desodorante, entre outras coisas. É por isso que será um grande aliado contra parasitas e bactérias.

Por ser um produto totalmente natural não são conhecidos efeitos colaterais, como alergias de pele, coceira ou outras coisas, mas, se depois de usá-lo no seu cachorro, ele começar a se coçar demais, procure logo o veterinário. Contudo, como dissemos a você, é quase que totalmente nula a probabilidade de que isso aconteça com seu cachorro.

No entanto, como qualquer outro produto, seja natural ou não, teremos que ter especial cuidado para evitar o contato dele com os olhos.

Loção de óleo de melaleuca para o seu animal de estimação

Para fazer uma loção efetiva para o nosso animal de estimação que o livre de todas as doenças que as bactérias e os parasitas causam, misturemos quantidades iguais de álcool a 96 graus junto com água destilada e o óleo de melaleuca.

Para aplicá-lo, recomenda-se colocá-lo em um borrifador e aplicar diretamente sobre o animal, tendo cuidado para não cair nos olhos dele.

Por outro lado, o óleo de melaleuca é muito eficaz contra as pulgas e outros parasitas, que, quando notarem sua presença, sairão correndo rapidamente. Por isso, é recomendável borrifar o óleo em seu animal fora de casa, para que ela não fique infestada de pulgas.

Portanto, se você tem um animal de estimação, o óleo de melaleuca é imprescindível na sua caixa de primeiros socorros, pois os animais de estimação podem sempre ter algum tipo de parasita, por um motivo ou outro.

Se no lugar onde você vive é difícil conseguir o óleo de melaleuca, existe outro remédio caseiro que você pode usar contra as pulgas e outros parasitas: o poejo.

cão-coçando

Você precisa simplesmente ferver umas folhas de poejo em água, deixá-lo esfriar e borrifar no seu animal de estimação. Você verá como logo ele estará livre de parasitas.

Outro remédio especial para carrapatos é o óleo de rosa de gerânio misturado com três colheradas de óleo de amêndoas. Borrifado sobre o animal, deixará ele livre de doenças.

No nosso blog você encontrará centenas de remédios caseiros para o seu animal de estimação para essas e outras doenças, porque nós pensamos que o natural funciona e não prejudica em nada o seu animal de estimação. E lembre-se de que, no Meus Animais, nós nos importamos com o seu amigo e também com o bem-estar dele.

Contudo, como sempre, é melhor que antes de aplicar algum produto sobre a pele de seu animal, seja ele natural ou químico, consulte o veterinário para que ele dê a você as recomendações adequadas.