Os animais de estimação são o melhor remédio para se superar a depressão

superar a depressão

Quem tem animais de estimação em casa sabe que, quando nos sentimos tristes, estar ao lado deles melhora o nosso humor. Abraçar o nosso cão ou gato é uma terapia maravilhosa que pode nos ajudar a superar a depressão, a dor e a angústia. Não pense duas vezes para lançar mão desse “tratamento”!

Animais de estimação e depressão

pessoa-acariciando-gato

O carinho, o apoio e a lealdade que nos oferecem os nossos animais de estimação são suficientes para que qualquer episódio cinza em nossa vida se transforme em um arco-íris multicolorido. A alegria que expressam por nos ver chegar, a vontade com que brincam e como ele nos lambem o rosto, muitas vezes é tudo do que precisamos para nos sentirmos melhor.

Os benefícios de se ter um animal de estimação são inumeráveis. Um deles é a possibilidade de curar ou de reduzir a depressão. O amor incondicional de seu cão ou gato costuma ser mais genuíno do que o das pessoas. Mas não é preciso se tornar um ermitão ou antissocial, basta apenas desfrutar da companhia dos animais para mitigar as dores.

Segundo alguns estudos, os animais têm a capacidade de reduzir de maneira considerável todos os tipos de sentimentos negativos. A fadiga, o estresse, a tristeza, a angústia, a solidão e a depressão se vão, como que por magia, quando estamos perto de nossos animais de estimação.

As duas clássicas companhias de quem podemos obter isso são o cão e o gato. Está comprovado que, quando olhamos fixamente para o nosso cão, o cérebro produz mais do hormônio oxitocina, conhecido como “hormônio da felicidade”. Além disso, ouvir o ronronar de um felino perto de nós alivia a ansiedade e nos acalma imediatamente.

Como escolher um animal de estimação para superar a depressão?

Já sabemos que os animais de estimação ajudam as pessoas que sofrem de depressão (entre outros problemas emocionais). O que devemos levar em conta são as características que esse animal tem que cumprir para se transformar em nosso amigo, familiar ou terapeuta.

Em primeiro lugar, o cão ou gato deve ser tranquilo. Isso quer dizer que, por exemplo, raças mais “energéticas” como York Shire, Poodle e Boxer não são as melhores para isso. Mas atenção, porque também depende do temperamento e do comportamento de um animal em particular. Devemos prestar bastante atenção em como é o dia a dia dele.

Em segundo lugar, poderia ser uma boa ideia adquirir um animal de estimação que já tenha passado de sua etapa de filhote. Isso acontece por várias razões: porque requer menos atenção um animal adulto do que um jovem e porque já saberemos mais ou menos quais são seus hábitos ou condutas. No caso de pessoas idosas com depressão, um cão ou gato com mais de cinco anos de idade seria perfeito.

Um cão costuma ser uma melhor companhia do que o gato nesses casos. Não é preciso que os defensores dos felinos fiquem nervosos com isso, mas sim que compreendam que, se o dono se sente deprimido ou triste, precisará de um animal de estimação que “aceite” carinhos a qualquer momento do dia. Os gatos costumam ser mais independentes e preferem ficar sozinhos. Além disso, os cães requerem mais atenção: só o fato de os levar para passear já nos faz deixar de lado a tristeza.

Além de tudo, ter animal de estimação nos ajuda a superar a depressão por…

cao-gato-com-idoso

Outro conselho seria adotar um cão de rua. Por quê? Porque não existe um animal mais grato no mundo. Se qualquer peludo já é amoroso com seus donos… imagina então como será esta alma que foi resgatada de todas as penúrias que possamos imaginar. Ele dedicará a vida para lhe retribuir esse favor. As amostras de amor que receberá diariamente serão o seu remédio para superar a depressão.

Por último, se você não pode ter um animal de estimação em casa por questões de espaço, tempo ou dinheiro, recomendamos que faça uma terapia canina ou felina de vez em quando. Como? Indo a um abrigo de animais, visitando um familiar ou amigo que tenha um animal de estimação ou simplesmente demonstrando afeto a um cão abandonado. Você verá como se sentirá melhor imediatamente!