Esquadrão Orelhinhas é criado no Peru para resgatar animais abandonados

Esquadrão Orelhinhas é criado no Peru para resgatar animais abandonados

Última atualização: 26 dezembro, 2015

Atualmente, o número de animais que moram nas ruas tem aumentado. Mas isso não é tudo. O abuso animal  é  recorrente em muitos países e todos os dias podemos nos surpreender com casos em que os direitos não são respeitados.

Apesar de um panorama pouco favorável, existem ao redor do mundo algumas associações e projetos que tratam de evitar o abuso animal e resgatar animais abandonados. Exemplo desta importante tarefa é o projeto Esquadrão Orelhinhas.

Esquadrão Orelhinhas é o nome de um grupo, pertencente à policia de Lima, no Peru. Integrado por aproximadamente 30 agentes, a missão deles é resgatar e reacomodar animais que moram na rua, que foram abandonados ou que sofrem abuso.

Neste artigo, compartilhamos alguns dados sobre o Esquadrão Orelhinhas e te damos algumas dicas para que você saiba o que fazer se você encontrar um animal nessa situação.

O projeto Esquadrão Orelhinhas

Cachorro de rua

De acordo com entrevistas de distintos meios de comunicação , o trabalho da turma é sobretudo voltado para a prevenção dos acidentes de trânsito. Nesse sentido, um dos fatores de incidência nos acidentes é o cruzamento dos animais na via. Devido a esse problema, a Organização procura sensibilizar as pessoas no cuidado dos animais.

O Esquadrão Orelhinhas trabalha de forma não remunerada e sua missão é proteger os animais que são encontrados na rua, dar cuidados e encontrar um novo lar para os pets.

O procedimento de resgate pode ser solicitado através de uma ligação para a Organização . Uma vez que a denúncia é recebida, um grupo vai para o local e resgata o animal de estimação. Após o resgate, o animal recebe uma revisão veterinária, para descartar qualquer tipo de doença e, no caso de existir alguma doença, o grupo oferece tratamento especializado para os animais recolhidos. O animal também passa por uma esterilização.

Depois o animal de estimação é levado a uma área de trânsito que funciona graças a doações da sociedade.  Os animais ficam em um lar provisório até que o animal seja adotado por uma família.

Os membros do grupo deixam claro que esse lugar não é um albergue e que para continuarem desenvolvendo o trabalho também recebem o apoio de algumas veterinárias.

O grupo tem pouco mais de três meses de existência, até este momento, o Esquadrão Orelhinhas tem resgatado e curado dezenas de animais e conseguiram fazer com que aproximadamente 60 animais fossem adotados, de acordo com dados da própria Associação.

Como posso resgatar  animais abandonados?

Filhotes de cachorro

É muito provável que em seu bairro você encontre vários cães de rua que você possa adotar. Se você está decidido em optar por essa alternativa, existem alguns passos a seguir para garantir sua segurança e a do animal .

Se você suspeitar que o animal pode trazer algum tipo de dano a você ou a qualquer outra pessoa, ligue para a Organização de controle de animais e deixe isso para os profissionais.

A seguir compartilhamos algumas dicas para que o novo integrante se adapte ao seu lar.

Se você está interessado em salvar um cão sem lar lembre-se que você deve se aproximar do animal devagar e falar com ele em voz baixa e tranquila. A medida que você se aproximar de um animal se abaixe e tente se manter no mesmo nível do animal.

Mas tome cuidado, visto que, o animal pode interpretar esse comportamento como dominante e pode chegar a pegar uma mordida. Tome muito cuidado também ao colocar uma coleira no pescoço. Esta opção é uma boa ideia antes de tentar colocar o animal no carro.

Também é recomendável pegar uma amostra do matéria fecal e da urina para fazer um exame veterinário. Uma vez que o animal estiver em casa, leve o rapidamente ao veterinário .

Dessa maneira, você vai descartar qualquer tipo de doença, especialmente as zoonoses, que incluem parasitas intestinais, sarna, giardiase e leptospirose.

Sempre consulte um veterinário para assegurar que você está alimentando o animal corretamente e de que ele está recebendo a a tenção necessária.

Por ultimo, sempre é uma boa ideia ler notícias e artigos sobre os recursos necessários para o animal resgatado. As organizações de resgate de animais de estimação, em suas paginas da web, de um modo geral compartilham informação muito importante sobre animais resgatados.


Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.