Animais

Além dos animais de estimação que temos em casa, o reino animal é formado por milhares de espécies. Esta seção se encarrega dos mais conhecidos, como cavalos, porcos e aves, assim como também dos selvagens, como leões, baleias e macacos.

Características do porco-do-mar

De todos os animais que habitam as profundezas do oceano, este é, sem dúvida, um dos mais estranhos e curiosos. Hoje, falaremos especificamente sobre algumas das principais características do porco-do-mar. Eles pertencem ao gênero Scotoplanes e há três espécies conhecidas: S.…

A curiosa reprodução do caracol

A reprodução do caracol é desconhecida para a maioria das pessoas. Embora, por serem moluscos, ninguém duvide do fato de que eles colocam ovos, o mistério está na sua reprodução. Isso ocorre porque a grande maioria das espécies de caracóis…

Onde vivem os elefantes-asiáticos e africanos?

Embora possamos deduzir onde os elefantes-asiáticos e africanos vivem com base nos seus nomes, a verdade é que a Ásia e a África são continentes muito grandes. Esses mamíferos habitam apenas regiões específicas, as quais indicaremos neste artigo. Onde vivem…

O que é a bioluminescência?

A bioluminescência é a emissão de luz gerada por alguns seres vivos em determinadas situações para garantir a sua sobrevivência. É uma fonte de luz considerada uma reação fria, pois não emite nenhum tipo de calor. Esse fenômeno, que parece quase…

Por que alguns cachorros urinam nas pessoas?

Ter um animal de estimação nem sempre é fácil. Mudar um comportamento não é coisa de um dia e é muito comum ter um cachorro, sobretudo se ele for macho, que marca território por toda a casa. Inclusive, há cachorros…

3 histórias adoráveis de animais e seres humanos

Aqueles que tiveram a oportunidade de compartilhar as suas vidas com os animais têm as suas próprias lembranças inesquecíveis com os seus companheiros. No entanto, algumas histórias adoráveis de animais e seres humanos transcenderam fronteiras e conquistaram admiradores por todo…

Disenteria em gatos: causas e sintomas

A disenteria em gatos e em outros animais é caracterizada por evacuações líquidas ou semilíquidas acompanhadas de sangue. Saiba mais sobre o tema a seguir. A disenteria em gatos pode não ser fácil de detectar Um dos problemas mais comuns…

O que é a ictiologia?

A ictiologia é um ramo da biologia que estuda os peixes. Os peixes são um grupo muito grande e diversificado de animais, e a ictiologia é responsável por classificá-los, estudando sua morfologia e fisiologia e como eles se relacionam com o…

A conservação da cegonha-preta

A cegonha-branca é, provavelmente, uma das aves mais populares, dadas as crenças e histórias que protagoniza. Pelo contrário, a cegonha-preta, que em outros tempos deve ter sido tão comum quanto a branca, foi desconhecida e ignorada, porque é muito mais…

O que é a psicobiologia?

A psicobiologia é uma ciência que estuda a base biológica do comportamento humano, ou seja, quais sistemas e processos biológicos nos permitem interagir ativamente e de forma adaptativa com o ambiente ao nosso redor. O comportamento e os processos mentais…

Os insetos mais feios do mundo

Ainda que eles cumpram uma função crucial nos ecossistemas, os insetos não costumam ser muito admirados pela sua aparência. Logicamente existem exceções, como, por exemplo, as borboletas e as abelhas, cuja estética é admirável. A seguir, vamos mostrar quais são…

O gavião-real: habitat e características

O gavião-real (Haria harpyja) é uma espécie de ave de rapina diurna da ordem accipitriforme e da família Accipitridae. É a maior águia do hemisfério ocidental e do sul e a única espécie do gênero Harpia. O nome desta águia…

Por que os cães gigantes vivem menos?

Estudos recentes indicam que os cães gigantes vivem menos e apresentam um envelhecimento acelerado em comparação com os cães de raças pequenas. A classificação de uma raça como gigante implica uma combinação de altura e volume, com exceções como a…

7 curiosidades sobre os mosquitos

Zumbidos, picadas e coceira são os presentes irritantes oferecidos por pequenos insetos voadores, principalmente em noites quentes. Na pior das hipóteses, eles podem transmitir doenças graves. Hoje, contaremos algumas curiosidades sobre os mosquitos que certamente vão chamar a sua atenção.…