Por que os protetores para cavalo são essenciais para sua segurança?

Apresentamos os principais benefícios desses acessórios importantes, além dos diferentes modelos que você pode encontrar no mercado.
Por que os protetores para cavalo são essenciais para sua segurança?

Última atualização: 30 abril, 2024

Quando se pretende assegurar o bem-estar geral dos equinos, é fundamental conhecer os seus cuidados específicos para garantir a sua segurança. E entre os elementos que eles exigem desde cedo, destacam-se os protetores para cavalo, pois são essenciais para prevenir lesões e danos em seus cascos e articulações. Leia e saiba mais sobre esses equipamentos.

Devido às atividades diárias e aos movimentos constantes, os cavalos podem sofrer golpes ou lesões nas extremidades, tendões e cascos, afetando seu desempenho em treinos, competições ou trabalhos diários. Por isso, dar-lhes um reforço extra com acessórios de boa qualidade é uma excelente ideia para cuidar da sua saúde.



Razões pelas quais você deve comprar protetores para cavalo

Os cavalos são animais fortes e enérgicos que podem sofrer ferimentos nas pernas, cascos e outros locais durante o trabalho, transporte ou pastoreio. Por isso, é altamente recomendável adquirir acessórios em lojas especializadas no mundo equestre que garantam não só a sua segurança e proteção, mas também o seu conforto.

Estas são algumas razões pelas quais você deve comprar protetores para cavalo.

  • Ajudam a prevenir lesões: esses equipamentos são projetados para fornecer suporte adicional, reduzir o atrito e proteger os tecidos moles dos equinos. Qualidades que ajudam a reduzir o risco de acidentes em suas extremidades.
  • Previnem problemas de saúde: os cavalos são animais propensos a desenvolver doenças como tendinites, inflamações e fadiga muscular. O uso de protetores pode prevenir essas doenças, reduzindo o estresse nos músculos e tendões.
  • Melhoram o desempenho: ao evitar lesões e prevenir a fadiga muscular, os protetores contribuem para aumentar a eficiência e a qualidade de vida dos cavalos, principalmente daqueles que praticam esportes equestres.
  • Proporcionam maior conforto: ao evitar o contato direto com o solo e reduzir o estresse, os protetores reduzem a dor e o desconforto nas patas e nos cascos do cavalo, melhorando seu conforto e bem-estar geral.

Quais tipos de protetores para cavalo existem?

No mundo equestre, existem dois tipos de protetores: fechados e abertos. Os fechados são os que protegem a canela, os tendões e os boletos dos membros anteriores e posteriores do cavalo. Já os protetores abertos cobrem apenas o tendão e são utilizados para dar segurança ao animal quando ele está em treinos ou competições de alto rendimento.

A escolha entre protetores abertos e fechados depende das necessidades individuais de cada cavalo, do tipo de atividade e do clima. Por exemplo, os primeiros podem ser mais adequados para treinamento em climas quentes, enquanto os últimos são mais adequados para trabalhos pesados e proteção de áreas mais vulneráveis.

Entre os protetores para cavalo mais populares se destacam:

1. Protetores de cascos

São um dos mais comuns e são usados para proteger os cascos do cavalo de impactos e abrasão durante o trabalho e transporte. Esses protetores estão disponíveis em diferentes tamanhos e materiais, como borracha, neoprene e couro.

2. Protetores de pata

Diferentemente dos anteriores, que servem para proteger as estruturas duras das extremidades inferiores do animal, os protetores de pata são feitos para cobrir a parte delicada que tem contato direto com o solo. Portanto, são utilizados em cavalos que realizam atividades que envolvem maior exposição a superfícies duras ou rochosas.

3. Protetores de tendão

Esse é um tipo de equipamento usado para apoiar a parte inferior das patas dianteiras e traseiras do cavalo. Esses acessórios cobrem a região da canela, que é a parte mais vulnerável da perna do equino, e servem para prevenir lesões causadas por golpes e fricção.

São ideais para cavalos que realizam atividades que envolvem saltos, pois esses movimentos podem aumentar o risco de lesões na região da pata. Além disso, podem ajudar a prevenir o aparecimento de condições crônicas, como tendinites , que geralmente são causadas por atritos repetidos nessa área.

4. Protetores de joelho

Como o próprio nome indica, esses protetores para cavalo são usados para proteger a referida articulação de lesões causadas por pancadas e arranhões. São projetados para cobrir a área do joelho e são usados em exemplares que fazem movimentos bruscos e giros abruptos.

As joelheiras podem ser feitas de diferentes materiais, como neoprene, couro e plástico, e possuem diferentes espessuras e formas, dependendo da atividade que se realiza com o cavalo e das necessidades individuais do animal.



Cuide de seus cavalos e compre protetores de boa qualidade

Agora que você conhece os principais benefícios e tipos de protetores para cavalos, vá em frente e cuide dos seus animais e compre acessórios de boa qualidade em locais especializados. No mercado, é possível encontrar uma grande variedade de equipamentos dependendo do orçamento e das características de cada modelo. Porém, lembre-se de que é importante conhecer as qualidades de cada um para escolher o mais adequado e proteger seus equinos de possíveis agravos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.