O lagarto-crocodilo-chinês: habitat, características e curiosidades
Existe uma variedade incrível de animais no mundo. Entre eles, temos o lagarto-crocodilo-chinês, um espécime que, embora tenha o termo “crocodilo” em seu nome, não pertence a esse grupo de organismos. Trata-se na verdade de um saurópsido de corpo escamoso e colorido. Você o conhece?
Seu nome científico é Shinisaurus crocodilurus. É o único animal dentro do gênero Shinisaurus e da família Shinisauridae e é reconhecido como um verdadeiro “fóssil vivo”. Neste artigo, vamos trazer todos os detalhes desse réptil exótico. Então, não deixe de conhecer seu habitat, suas características e algumas das suas curiosidades.
Habitat do lagarto-crocodilo-chinês
Esse lagarto escamoso é nativo da China, de uma pequena cordilheira entre a China e o Vietnã. No entanto, tem uma distribuição descontínua nessa região. Sua faixa de altitude é variável e abrange de 200 a 1500 metros acima do nível do mar.
Habita florestas tropicais perenes de folhas largas. Em particular, em ribeiras montanhosas com trechos lentos e vegetação densa, uma vez que é um animal semiaquático. Na verdade, ele usa os galhos que se projetam dos corpos d’água para se esconder e dormir.
Características físicas do lagarto-crocodilo-chinês
É um animal com o corpo castanho-acinzentado na parte dorsal ou superior, enquanto a parte ventral ou inferior é mais amarela. Além disso, apresenta certos detalhes ou manchas intensas entre o vermelho e o laranja na região da garganta e laterais, o que o torna bastante marcante. Os filhotes geralmente são marrom-escuro, mas com a cabeça mais clara.
Quanto ao seu tamanho, atinge entre 20 e 40 centímetros de comprimento e 200 a 300 gramas de peso. Da mesma forma, nota-se a presença de dimorfismo sexual, o que significa que o macho e a fêmea são diferentes em algumas de suas características. Nesse caso, o indivíduo masculino é maior e mais colorido. Especialmente durante a época de reprodução.
A característica que se destaca nessa espécie é que ela possui duas fileiras de escamas ao longo de sua cauda. É esse aspecto que lhe confere a semelhança com um crocodilo e de onde provém o seu nome comum.
Comportamento do lagarto-crocodilo-chinês
São animais diurnos, com maior dinamismo durante a manhã e a tarde. Além disso, são territoriais, solitários e semiaquáticos, podendo passar muito tempo na água. Em particular, se se sentem em perigo, dirigem-se a esses espaços para se refugiarem. A longevidade é de cerca de 10 anos em espécimes cativos. No entanto, na natureza, esses dados são desconhecidos.
Alimentação
São animais carnívoros, com dieta baseada em invertebrados como baratas, minhocas, lagostas, crustáceos, entre outros. No entanto, também consomem pequenos peixes e girinos. Em cativeiro, eles se alimentam de caracóis, insetos como grilos e certos vermes. Isso é detalhado pelo Smithsonian National Zoo.
Reprodução
Esses espécimes são vivíparos, com uma gestação que dura cerca de 9 meses. Produzem uma ninhada por ano, com um número variável entre 2 e 12 crias. Outro aspecto interessante da reprodução é que não há cuidado parental, então os lagartos são completamente independentes desde o nascimento. Além disso, sabe-se que atingem a maturidade sexual a partir dos 2 anos de idade.
Curiosidades do lagarto-crocodilo-chinês
Esses répteis da China não são apenas lindos, mas também apresentam fatos interessantes sobre suas vidas que você vai gostar de saber. Abaixo listamos 5 curiosidades sobre eles.
1. Podem passar longos períodos debaixo d’água
Esses animais têm a capacidade de reduzir drasticamente sua frequência respiratória. Essa característica lhes permite passar longos períodos de tempo debaixo de água, por volta de 15 a 20 minutos.
2. Os tons coloridos da garganta e da barriga são variáveis e têm um significado
Esse lagarto tem uma ampla variação de cores na área da garganta e barriga, que parece ter um significado importante. Segundo pesquisa recente publicada na revista Biology, no ano de 2022, a cor vermelha atua na comunicação social e indica qualidade individual. No entanto, essa característica é diferente entre os sexos e as regiões do corpo.
Por um lado, as fêmeas com barriga vermelha também têm cabeças maiores. No entanto, aquelas com gargantas mais pigmentadas são dotadas de maior força de mordida.
Quanto aos machos, os indivíduos mais vermelhos são os mais velhos. Espécimes de gargantas coloridas desse sexo apresentam cabeças menores e forças de mordida menores. Porém, os de ventre mais avermelhado têm filhotes melhores, com mais filhotes vivos e maiores, do que os menos pigmentados.
3. São conhecidos como lagartos do grande sono
Esses répteis costumam passar longos períodos imóveis e fora d’água quando as temperaturas caem abaixo de 15°C. Isso acontece em um período semelhante à hibernação, em que eles ficam em uma pausa metabólica para conservar sua energia. Dessa forma, conseguem resistir a temperaturas extremas.
Além disso, esse aspecto de inatividade que deu a eles o nome de lagartos do grande sono também é a base da crença de que são animais que podem curar a insônia.
4. Estão em perigo de extinção
Atualmente, as populações do lagarto-crocodilo-chinês estão em declínio. Assim, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) os lista na categoria de perigo de extinção. As principais ameaças incluem a perda de habitat por desmatamento e caça furtiva para o comércio de animais de estimação. Provavelmente, isso acontece porque esses espécimes são muito chamativos.
5. Existem duas subespécies do lagarto-crocodilo-chinês
O único representante vivo do gênero Shinisaurus, possui hoje duas subespécies, uma da China (S. crocodilurus crocodilurus) e outra do Vietnã (S. crocodilurus vietnamensis). Cada uma com características morfológicas, ecológicas e moleculares particulares.
Como você pode ver, o lagarto-crocodilo-chinês é um réptil incomum e marcante devido à sua coloração e aparência. Porém, também se destaca por outros aspectos de seu comportamento, como seu metabolismo. Dessa forma, é um animal exótico que vale a pena conhecer e proteger a fim de garantir sua sobrevivência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Calvete, J., Lomonte, B., Lorente, C., Davinia, Michael, & Mebs, D. (2023). Proteomic analysis of the mandibular glands from the Chinese crocodile lizard, Shinisaurus crocodilurus – Another venomous lizard? Toxicon, 225, 107050. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0041010123000363
- Hanh, N., Benjamin, T., Jyoti, D., Quyen, D., Thanh, B., Tien, P., Truong, N, Ziegler, T., & Minh, L.. (2021). A survival blueprint for the Vietnamese crocodile lizard, Shinisaurus crocodilurus vietnamensis, an output from EDGE fellowship, Zoological Society of London. https://www.edgeofexistence.org/wp-content/uploads/2018/04/Survival_Blueprint_2021_Crocodilelizard_Vietnam.pdf
- Nguyen, T.Q., Hamilton, P. & Ziegler, T. (2022). Shinisaurus crocodilurus (amended version of 2014 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2022: e.T57287221A217811129. https://www.iucnredlist.org/species/57287221/217811129
- Qiu, X., Whiting, M. J., Du, W., Wu, Z., Luo, S., Yue, B., Fu, J., & Qi, Y. (2022). Colour Variation in the Crocodile Lizard (Shinisaurus crocodilurus) and Its Relationship to Individual Quality. Biology, 11(9), 1314. https://www.mdpi.com/2079-7737/11/9/1314
- Smithsonian’s National Zoo & Conservation Biology Institute. (s.f.). Chinese crocodile lizard. Consultado el 01 de abril de 2023. https://nationalzoo.si.edu/animals/chinese-crocodile-lizard
- The Sacramento Zoological Societ. (s.f.). Chinese Crocodile Lizard Shinisaurus crocodilurus. Consultado el 01 de abril de 2023. https://www.saczoo.org/wp-content/uploads/2016/12/Chinese-Crocodile-Lizard-Factsheet.pdf
- van Schingen, M., Lee, D., Ngo,H., Pham, C., Ha, Q., Nguyen, T., Ziegler, T. (2016). Is there more than one Crocodile Lizard? An integrative taxonomic approach reveals vietnamese and chinese Shinisaurus crocodilurus represent separate conservation and taxonomic units. Der Zoologische Garten, 85(5), 240-260. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0044516916300053
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.