Animais selvagens

Os animais que, por várias razões, não foram domesticados pelo homem são conhecidos como “selvagens”. Esta seção, como uma enciclopédia, vai falar sobre as diferentes espécies: anfíbios, aves, invertebrados, mamíferos, peixes, répteis e mais.

A alimentação do basilisco e suas características

Os penetrantes olhos amarelos que se destacam em sua maravilhosa pele verde esmeralda tornam o basilisco uma criatura temida e reverenciada. Ele é, sem dúvida, um dos enigmas naturais da floresta tropical. Neste artigo, falaremos sobre a alimentação do basilisco…

Características do marsupial Macropus Robustus

O continente australiano é famoso, entre outras coisas, pelos seus marsupiais. Entre todos eles, talvez o Macropus Robustus seja um dos mais ilustres e representativos. Se o nome dele não é familiar, mas você quer conhecê-lo, continue lendo o que…

As sanguessugas e a sua aplicação na Medicina

As sanguessugas são invertebrados hermafroditas pertencentes à família dos anelídeos. Existem diferentes espécies com uma grande diversidade biológica. Este artigo vai se centrar na sua aplicação medicinal e na utilização de uma espécie: a Hirudo medicinalis. Antecedentes As sanguessugas têm…

A anemia infecciosa do salmão

Esta doença foi descoberta pela primeira vez nos anos 80. Até hoje, a anemia infecciosa do salmão provoca uma mortalidade próxima a 90% em algumas fazendas de criação. Neste artigo, forneceremos mais detalhes sobre o organismo responsável, sua sintomatologia e…

Sapo-corroboree: uma espécie muito interessante

O sapo-corroboree é um anfíbio icônico na Austrália, pois o seu padrão corporal colorido, a sua venenosidade e o declive progressivo da sua população o converteram em objeto de pesquisa. Além disso, ele é alvo de planos de preservação nacional…

Três espécies de peixes-voadores

Os peixes-voadores estão presentes em todos os oceanos e mares do planeta. Vê-los decolar da água como se fossem pássaros é um espetáculo digno de ser apreciado. Para realizar essa manobra incrível, eles contam com barbatanas e um corpo totalmente…

O pinguim-fada, o menor do mundo

Nas costas da Nova Zelândia e da Austrália podemos ver o pinguim-fada, considerado a menor espécie de pinguim conhecido. Se você quiser saber mais sobre esta espécie, não deixe de ler o que vem a seguir. Classificação do pinguim-fada Essa…

Picanço real: o pássaro açougueiro

O picanço real (Lanius meridionalis) é um dos pássaros mais curiosos que podem ser encontrados na Península Ibérica. Injustamente desconhecido, o comportamento deste pássaro é único. Quem são os picanços? Todos os picanços são caracterizados da mesma forma: apesar de…

Equinodermos: 6 fatos que você deve conhecer

Os equinodermos são animais invertebrados que vivem exclusivamente no mar. As criaturas deste grupo são icônicas da paisagem marítima e incluem, entre outros, ouriços do mar, estrelas-do-mar e lírios-do-mar. O nome equinodermo significa literalmente “pele espinhosa”, embora nem todas as…

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

O quetzal, conhecido cientificamente como Pharomachrus mocinno, é uma das aves trepadeiras mais emblemáticas do México e da América Central. A sua cor e o seu simbolismo a convertem em uma das espécies mais procuradas, com todo o prejuízo que tal…

Mero-preto: características e habitat

O mero-preto, cientificamente chamado de Epinephelus itajara, é uma espécie de mero caracterizada por suas grandes dimensões. A maioria dos espécimes é encontrada nas margens do continente americano, embora também tenham sido avistados no nordeste da África. Além do mero-preto,…

Weta, um dos maiores insetos do planeta

Hoje vamos viajar para as terras da Nova Zelândia para encontrar uma criatura que parece ter saído do cinema e da fantasia. O weta pode ser observado em muitos cantos do país e seu enorme tamanho não passa despercebido. A…

O que são os peixes elétricos?

Os peixes elétricos têm surpreendido a ciência desde antes da descoberta da eletricidade pelos humanos. Desde a época dos romanos há evidências da existência desses animais, cujas descargas foram utilizadas para fins terapêuticos. Há muitos peixes que usam a eletricidade no…

Habitat e características da garça-da-mata

A garça-da-mata é uma ave única que habita as florestas baixas e pantanosas da América Central e do norte da América do Sul. Este é um animal extremamente difícil de detectar devido à sua tendência a permanecer imóvel por longos…

O que são os corais moles?

Os corais moles são um grupo de celenterados que se caracterizam por não possuírem esqueleto interno de carbonato de cálcio. Formam coloridos recifes de coral, principalmente em águas tropicais. Esses invertebrados marinhos pertencem à ordem Alcyonacea, a qual, por sua…

Urso panda-vermelho: comportamento e habitat

O urso panda-vermelho vive nas montanhas do Nepal, Myanmar e na China central. Atualmente, é uma das espécies, junto com o urso panda, mais ameaçadas do planeta. Apesar de seu nome e aparência, que poderia nos lembrar a de um…

Conheça a história dos mastodontes extintos

Cerca de 20 milhões de anos atrás, um parente distante dos elefantes atuais caminhava pela Terra. Eles costumam ser confundidos com os mamutes, mas a história dos mastodontes extintos segue outro caminho. Compartilhamos todos os detalhes sobre estes gigantes a…

O golfinho-de-hector da Nova Zelândia

O golfinho-de-hector é endêmico da Nova Zelândia e seu nome científico é Cephalorhynchus hectori. Hoje, falaremos sobre as suas principais características. Características do golfinho-de-hector Ele tem o corpo robusto característico da família Delphinidae. No entanto, de toda a família, ele é o…

A tuatara: um sobrevivente da era dos dinossauros

A tuatara é um réptil pertencente à ordem dos rincocéfalos e é endêmica da Nova Zelândia. Assemelha-se a um lagarto, mas apresenta características típicas de répteis da era terciária, e sua linhagem remonta a 200 milhões de anos, durante o…