Animais selvagens

Os animais que, por várias razões, não foram domesticados pelo homem são conhecidos como “selvagens”. Esta seção, como uma enciclopédia, vai falar sobre as diferentes espécies: anfíbios, aves, invertebrados, mamíferos, peixes, répteis e mais.

Você conhece o borrelho-de-coleira-interrompida?

O borrelho-de-coleira-interrompida é uma espécie de ave típica dos ecossistemas marinhos, amplamente difundida ao longo da costa espanhola. Recentemente, ganhou uma enorme visibilidade depois de ser escolhido como o Pássaro do Ano de 2019 em uma votação realizada pelo SEO…

Bonobo, um grande macaco com uma voz ‘minúscula’

O bonobo (Pan paniscus), também chamado de chimpanzé-anão, é um grande macaco em perigo de extinção. A espécie está ameaçada pela destruição do seu habitat e pelo crescimento e movimento da população humana, embora a caça furtiva comercial seja a…

Aves de rapina noturnas: as damas da noite

As aves de rapina noturnas deram origem a inúmeros mitos e lendas, alguns bons e outros nem tanto. Seja como for, elas estão distribuídas por todos os continentes, exceto a Antártida. Do total de espécies conhecidas, treze vivem na Europa.…

Como as abelhas produzem o mel?

Ao pensar nas abelhas, quase imediatamente nos lembramos do mel. Essa iguaria alimentícia de origem animal é parte da alimentação humana desde tempos muito remotos. A seguir, veremos como as abelhas produzem o mel e de que maneira os apicultores…

Informações sobre o rato marrom

Combatido por ser considerado uma praga, o rato marrom é encontrado em áreas urbanas e rurais de grande parte do mundo. No entanto, assim como outras espécies de roedores, ele se destaca pela sua inteligência. Por causa disso, nos últimos…

A eussociedade e a reprodução das formigas

As formigas estão entre os insetos mais presentes em todo o mundo, já que habitam todos os continentes com exceção da Antártida. Sem dúvida, esse fenômeno de colonização está relacionado com a complexa organização social desses insetos: as formigas convivem…

Tudo que você precisa saber sobre o peixe que devora madeira

O peixe que devora madeira foi uma grande descoberta científica. Embora já sejam conhecidas outras espécies de peixes xilófagos, seu aparecimento no rio Santa Ana, na floresta amazônica peruana, possibilitou o estudo dessa espécie em maiores detalhes. A população indígena…

Processo de polinização e migração do beija-flor

Se tivermos que falar de um pássaro maravilhoso, certamente o menor do mundo ficará em primeiro lugar. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber sobre o processo de polinização e migração do beija-flor, um animal muito valioso. Características…

Caranguejo-yeti: costumes e curiosidades

Ao ver a imagem desse crustáceo, podemos entender por que ele recebeu esse nome do famoso “homem das neves”. A aparência do caranguejo-yeti é horripilante e, além disso, ele é de um tamanho grande (não tanto quanto o personagem da…

Como é a reprodução da abelha-rainha?

Neste artigo, falaremos sobre o ciclo de vida e a reprodução da abelha-rainha, explicando a sua importância para a colmeia e a forma como elas se desenvolvem para garantir a sobrevivência da espécie. A abelha-rainha é um símbolo único na…

Curiosidades sobre o porco-do-mar

O porco-do-mar vive nas águas profundas dos oceanos. Trata-se de uma criatura de corpo translúcido, patas tubulares, presentes até mesmo na sua cabeça, que se assemelham a antenas. Além disso, ele tem um apetite por coisas em decomposição. O seu…

9 curiosidades sobre as baratas

Elas povoam o planeta há mais de 350 milhões de anos. A sua má fama é tão grande quanto a sua capacidade de adaptação e de sobrevivência. Hoje, vamos falar de algumas curiosidades sobre as baratas, esses insetos hexápodes e…

Cascavel: uma espécie venenosa da América do Norte

A cascavel pertence à família das víboras, especificamente ao gênero Crotalus. Elas são animais endêmicos do continente americano, e suas populações estão distribuídas do Canadá ao norte da Argentina. O mais característico das cascavéis é a sua cauda, devido à…

Tipos de dinossauros herbívoros

Quando pensamos nesses animais gigantes que foram extintos milhões de anos atrás, os imaginamos se alimentando de presas vivas. No entanto, muitos deles eram dinossauros herbívoros. Você gostaria de saber mais sobre eles? Continue lendo este artigo! Havia dinossauros herbívoros?…