Répteis

Os répteis são animais vertebrados cobertos de escamas e parentes diretos dos dinossauros. Têm o sangue frio e, para se aquecerem, passam várias horas ao sol. Alguns são herbívoros, outros, onívoros e também há os carnívoros. Você poderá aprender tudo sobre eles nesta seção.

Cascavel: uma espécie venenosa da América do Norte

A cascavel pertence à família das víboras, especificamente ao gênero Crotalus. Elas são animais endêmicos do continente americano, e suas populações estão distribuídas do Canadá ao norte da Argentina. O mais característico das cascavéis é a sua cauda, devido à…

Tipos de dinossauros herbívoros

Quando pensamos nesses animais gigantes que foram extintos milhões de anos atrás, os imaginamos se alimentando de presas vivas. No entanto, muitos deles eram dinossauros herbívoros. Você gostaria de saber mais sobre eles? Continue lendo este artigo! Havia dinossauros herbívoros?…

5 vírus que afetam os crocodilos

Assim como acontece com outros animais, existem vírus que afetam exclusivamente os crocodilos, embora eles também possam se contagiar com aqueles que afetam outras espécies. Neste artigo, apresentaremos os cinco tipos mais comuns. Vírus que afetam os crocodilos Vírus da…

Principais características do jacaré-do-pantanal

O jacaré-do-pantanal é uma espécie de jacaré originário da América do Sul, da família Alligatoridae e da ordem Crocodilia. Portanto, está relacionado a crocodilos e gaviais. Características do jacaré-do-pantanal O jacaré-do-pantanal também é conhecido como jacaré-do-paraguai. Esta espécie tem uma cabeça longa e estreita, com uma…

A alimentação do basilisco e suas características

Os penetrantes olhos amarelos que se destacam em sua maravilhosa pele verde esmeralda tornam o basilisco uma criatura temida e reverenciada. Ele é, sem dúvida, um dos enigmas naturais da floresta tropical. Neste artigo, falaremos sobre a alimentação do basilisco…

A tuatara: um sobrevivente da era dos dinossauros

A tuatara é um réptil pertencente à ordem dos rincocéfalos e é endêmica da Nova Zelândia. Assemelha-se a um lagarto, mas apresenta características típicas de répteis da era terciária, e sua linhagem remonta a 200 milhões de anos, durante o…

Características das tartarugas marinhas

As tartarugas marinhas estão entre os répteis aquáticos que mais passam tempo debaixo d’água, já que só pisam em terra firme para colocar seus ovos. Apesar de sua variedade, todas as suas espécies compartilham uma série de características físicas, alimentares…

Lagarto azul de Gorgona

O lagarto azul de Gorgona é um réptil único no mundo, que tem sido observado com imensa curiosidade por muitos séculos. Talvez a característica mais impressionante desse réptil seja a sua cor azul brilhante. Os primeiros pesquisadores, ao observarem o…

Um mundo sem tartarugas: você sabe o que aconteceria?

Nós não somos verdadeiramente conscientes da importância que todos os animais desempenham na manutenção dos ecossistemas. Como seria um mundo sem tartarugas? A verdade é que, infelizmente, podemos estar perto de ver isso: 61% das espécies de tartarugas estão extintas…

A lagartixa: características e curiosidades

É fácil distinguir qualquer espécime das mais de quatro mil espécies de lagartixas. Estes animais pertencem às famílias Gekkonidae e Lacertidae, e o nome científico da lagartixa é Podarcis muralis. Estes são pequenos lagartos espalhados pelo mundo, exceto na Antártida, que se…