Por que os cães fogem?

Por que os cães fogem?

Às vezes, nosso cão começa a correr feito um louco que até chegamos a pensar que ele quer fugir porque não está contente ao nosso lado, e isso faz com que nos sintamos mal. Achamos que talvez não estamos cuidando bem do nosso cão ou que estamos fazendo alguma coisa errada e que, por isso, ele quer ir embora. Será que isso é verdade? Por que os cães fogem?

Fique tranquilo. O seu cão não quer deixar o seu lado e você não está fazendo nada de errado. Existem diversos motivos que levam um cão a começar a correr como se estivesse possuído, parecendo que quer escapar da gente.

As causas do por que os cães fogem

Cachorro correndo

Medo

Os fogos de artifício, a sirene de uma ambulância ou um trovão podem fazer com que o seu cão comece a correr. Se você já observou que o seu cão começa a correr na sua casa quando acontecem essas situações, sempre quando ele estiver na rua, também vai querer fazer o mesmo. Existem medos que os cães não conseguem superar, por isso, o medo é uma das principais causas do por que os cães fogem.

Cadelas no cio

Aqui estão os dois lados da moeda. Por um lado, se a sua cadela está no cio, podem acontecer algumas coisas:

  • Em primeiro lugar, ela pode estar querendo ter relações com um cão e começar a correr atrás de todos eles;
  • Em segundo lugar, os cães podem se lançar sobre ela, e ela querer fugir.

Por outro lado, se encontram os machos. Se os cães machos sentem o cheiro de uma cadela, vão logo querer ir atrás delas feito loucos. Não interessa se você não esteja vendo uma cadela nas redondezas para te convencer que é esse o motivo para o seu cachorro querer escapar. As cadelas quando estão no cio, exalam um cheiro especial que chega ao alcance do olfato sensível dos machos.

Educar de forma errada

Se, desde filhote, você não educou bem o seu cão e não deixou claro alguns princípios de hierarquia, vai ser muito difícil fazer com que o seu cão obedeça às suas ordens. Os cães que não são educados corretamente, irão fazer o que quiserem e sairão correndo quando eles tiverem vontade, e pior ainda, não ligarão para você, quando chamá-los. Essa é outra razão do por que os cães fogem.

Perigos e dicas para que os cães não escapem

Se o seu cão foge quando você está com ele na rua, pode se expor a vários perigos:

  • Se é um pouco agressivo, pode morder alguém;
  • Ele pode ser atropelado;
  • Ele pode se meter em uma briga com outros cães;
  • Ele pode se machucar em uma cerca ou qualquer outra coisa em mal estado que esteja na rua.

Para evitar esses perigos você deverá seguir uma série de recomendações importantes:

Cachorro passeando

  • Em nenhuma circunstância leve o seu cão para passear sem coleira. Se você tem um desses cães que fazem você se perguntar com frequência por que os cães fogem, não deixe ele sair de casa sem coleira, você irá evitar desgostos e protegerá o seu animal de estimação.
  • Se a sua cadela está no cio, evite levá-la a lugares onde hajam outros cães; e se o seu cão sempre foge quando sente o cheiro de uma cadela, uma boa ideia seria castrá-lo.
  • Existem várias técnicas para eliminar os medos de barulhos altos nos cães, experimente-as para que o seu cão possa passear tranquilo na rua e para que não continue fugindo.
  • Eduque desde pequeno o seu cão. Mantenha o equilíbrio, fazendo com que ele veja que você além de ser o seu amigo, também é o seu dono e o ama, mas que quem manda é você. Se você o incentivar a te respeitar, ele irá te obedecer quando for chamado, mesmo que tenha escapado.
  • Não corra atrás do seu cão quando ele tenha fugido. Isso só fará com que o cão corra mais. Fique no seu lugar e fale com ele com firmeza (não grite com ele, isso fará com que ele fique nervoso), faça com que ele perceba que você quer ele volte para onde estava.
  • Faça o uso do reforço positivo para evitar os maus hábitos no seu cão, que nesse caso, é fugir.