Os gatos de casa também precisam brincar

Gatos gostam de brincar

Se você decidiu que o seu gato não poderá ter acesso ao exterior, lembre-se sempre que os gatos de casa também precisam brincar. Assim, é importante reservar um tempo de seu dia, armar-se com um bom arsenal de brinquedos e se dispor a se divertir em grande estilo com o seu bichano.

Um gato de interiores não é sinônimo de dorminhoco

Quando um gato mia, não é apenas para pedir que você que o alimente. Ele o faz por muitos motivos. Certamente, grande parte das vezes, ele está pedindo sua atenção.

Se você quer que o seu amigo felino tenha qualidade de vida, oferecendo a ele todos os benefícios e seguranças de ser um gato de dentro de casa, não o condene a dormir o tempo todo na poltrona. Dedique tempo para acariciá-lo e também para brincar com o seu bichano.

É que os gatos amam brincar. Mas esta não é uma característica específica dos filhotes de gatos. Eles brincarão por toda a vida se houverem os estímulos necessários.

Razões pelas quais os gatos de casa também precisam brincar

Gato dormindo

Um gato de casa certamente se entediará depois de ter explorado toda a casa. Quando não houver mais nada novo para ele descobrir, é muito provável que ele venha a passar o seu tempo dormindo e que comece a engordar.

Ou, talvez, torne-se nervoso e até mesmo agressivo, agarrando os seus tornozelos como se se tratassem de uma presa ou arranhando os móveis ainda que ele tenha um lindo arranhador para as unhas.

Por este motivo, você tem que estimular o espírito de caçador de seu gato, para que ele exercite o seu corpo e a sua mente.

Hora de brincar

Saiba que os gatos, além de predadores por natureza, são animais extremamente curiosos.

Por isso, você deve sempre estimular o seu bichano com novos objetos, para que ele os descubra e também brinque. E, além disso, você deverá participar das brincadeiras, na medida de suas possibilidades.

Você verá que tanto você como o seu gatinho ficarão felizes e sem estresse depois de uma boa sessão de diversão: poucas coisas são tão divertidas quanto observar o seu animal de estimação perseguindo e caçando bolinhas, ou espiando com sua cabecinha, de dentro ou por trás de seu novo e maravilhoso esconderijo.

Jogos e brinquedos para seu gato

Se você quiser comprar brinquedos para o seu gato, que bom! No mercado de acessórios para animais de estimação há uma infinidade de opções. Desde pequenos objetos até estruturas que imitam árvores para que os animais trepem. Talvez o seu veterinário possa lhe assessorar sobre as melhores opções nesta categoria.

No entanto, você poderá entretê-lo sem gastar dinheiro e ele ficará igualmente feliz. Por exemplo:

Gato em caixa

  • Brinque de esconde-esconde com ele. Muitos gatos querem que os persigamos até que encontremos o seu esconderijo, para que eles possam, de repente, saírem correndo do lugar em que estavam escondidos para voltar e recomeçar a mesma brincadeira.
  • Pegue um raminho e mova-o para que ele tente apanhar, como se fosse uma presa se movendo.
  • Ofereça a ele caixas de papelão para que ele explore e se esconda. Inclusive, ele poderá utilizá-las como um bom lugar para tirar uma soneca.
  • Dê a ele também pequenos objetos para que “cace” e manipule com suas patinhas. Alguns gatos são tão habilidosos que causariam inveja ao grande jogador Messi.

Também, preste especial atenção aos elementos que você oferece para a distração de seu gato, para que não sejam tóxicos e também para que não o machuquem de alguma maneira. Por isso, o ideal é que você supervisione as brincadeiras de seu gato e participe delas.

Além disso, considere que, com pouco investimento, você mesmo poderá desenvolver os brinquedos de seu animal de estimação.

Resuminfo…

Se você ainda não estiver convencido, destacaremos os principais motivos pelos quais os gatos de casa também precisam brincar:

  • Fortalece o vínculo afetivo com os donos;
  • Evita o sobrepeso;
  • Mantém seu corpo tonificado;
  • Melhora seu comportamento.

Mais de um é melhor

Se o seu orçamento permitir, o ideal é que tenha mais de um gato. Os bichanos, salvo raras exceções, se dão muito bem juntos e são excelentes colegas de brincadeiras e asseio.

Adoram aconchegar-se uns aos outros na hora de dormir. Esta é, sem dúvida, a melhor opção para que os gatos de casa não passem seus dias entediados e engordando.

E, também, você multiplicará as possibilidades de se divertir brincando com eles.