É possível maltratar um cão inconscientemente?

maltratar um cão inconscientemente

Qualquer dono de pet quer que seu animal esteja bem cuidado e que se sinta amado e como parte da família. Entretanto, algumas vezes, perdemos o equilíbrio e oferecemos ao animal uma série de cuidados desnecessários “pelo bem do pet”. É possível que haja donos que possam maltratar um cão inconscientemente?

Sim, há! Quando se pensa em cuidados e no bem de um cão, muitos dos atos que realizamos estão apoiados em mitos ou comentários que ouvimos dos outros e que não sabemos quão certos podem ser. Por isso, falaremos desses cuidados que, além de não fazerem bem ao animal, são uma forma de maus-tratos inconscientes.

Maltratar um cão inconscientemente

casas-para-caes-de-rua

Como dissemos, há muitos atos que são feitos com toda a boa intenção do mundo, deixando se guiar pelos bons conselhos dos outros, mas que só fazem mal a nosso pet. Estas são algumas dessas afirmações.

O cão necessita de espaço

Devido a esta expressão, muitos deixam seus cães em jardins ou no quintal, proibindo seu acesso à casa. É verdade que um cão necessita de espaço para brincar, para correr, para saltar e para ser feliz. Quem conhece a felicidade na solidão? Seu peludo quer brincar com você, com seus filhos, ficar aos seus pés quando faz frio e procurar o lugar mais fresco da casa para ficar de barriga para cima quando faz calor.

Ele quer suas carícias, escutar suas risadas, sair correndo para a porta quando te vê chegar. Mas como ele fará tudo isso amarrado? Sim, porque embora seu quintal ou jardim sejam um espaço aberto e ao ar livre, o cão está amarrado, privado de poder se relacionar com as pessoas que quer. Você entende que isto é uma forma de maus-tratos?

Os cães pequenos não precisam sair à rua

Como são pequenos, a casa deve lhes parecer enorme. Apoiando-se nisto, muitos donos de cães pequenos os levam para passear apenas cinco ou dez minutos, uma vez ao dia, e às vezes nem isso.

Um cão, seja do tamanho que for, gosta de correr, saltar e de respirar ar fresco. Eles não apenas gostam, necessitam disso. Dependem de você e do que você está disposto a lhes dar, eles nunca lhe pedirão nada mais do que isso, mas lembre-se de que, se você deixar um cão sempre em casa, você está maltratando seu pet.

Melhor que não se aproxime de outros cães

Esta expressão costuma ser utilizada em duas situações diferentes:

  • Quando o cão é agressivo. Melhor que não se aproxime de outros cães, porque se os morder ou agredir, eu terei problemas. Essa é a desculpa que muitos dão, embora seja verdade que pode-se educar e controlar um cão para que isto não aconteça. Mas, claro, não permitir que ele se relacione com outros é mais fácil.
  • Superproteção. Também se pode querer evitar que outros façam mal a nosso animal e assim o super protegemos, evitando que ele se misture com outros cães sem nos darmos conta do mal que estamos fazendo por agirmos dessa maneira.

Não importa qual seja a nossa desculpa, ela não é válida. Um cão precisa se relacionar com outros de sua espécie, ele deve se socializar para ser um peludo amável, simpático e feliz. Negar isso a ele é maltratar um cão inconscientemente.

desembaracar-o-pelo-de-um-cao

Vou tosar seus pelos no verão

Pensando em nossas necessidades, acreditamos que os cães têm as mesmas e isto não é bem assim. Os pelos dos peludos não precisam ser tosados no verão para que eles se sintam “mais fresquinhos”, como muitos dizem. Seus pelos são seu maior isolante, tanto para o frio como para o calor.

Portanto, o pelo do seu cão poderá fazer falta quando necessário, esqueça-se dos muitos mitos e simplesmente pense no que é melhor para o seu pet, maltratar um cão inconscientemente é mais fácil do que você imagina. Ante qualquer dúvida, ninguém melhor do que um veterinário para orientar você.