Como saber se a minha cadela está prenha?

Determinar se uma cadela está prenha pode ser um pouco difícil, ainda que se saiba que houve o cruzamento. No entanto, não é um trabalho impossível. Daremos a você algumas instruções para que você possa saber se a sua cadela está prenha.

Um dos momentos fundamentais para o correto desenvolvimento de um cachorro acontece dentro do ventre materno e é por isso que os cuidados sanitários são tão importantes.

A maneira mais efetiva de você saber se a sua cadela está esperando filhotes é levá-la ao veterinário para realizar um exame de sangue e uma ecografia.

No entanto, se a sua cadela não foi castrada e entrou em contato com outros cães enquanto estava no cio, ou tem apresentado um comportamento incomum, daremos a você alguns sintomas para que você possa determinar se ela se encontra prenha.

Inapetência

Ao contrário ao que ocorre com as mulheres, nas cadelas, os primeiros sintomas da gravidez produzem inapetência. Ainda que ela não deixe de comer completamente, você observará uma redução considerável em seu apetite, seja porque ela comerá menos vezes ao dia ou porque comerá em porções bem menores.

No entanto, a falta de apetite pode acontecer devido a uma grande variedade de razões, de modo que o melhor é que você leve a sua cadela ao veterinário assim que observe este comportamento, para evitar situações como uma desnutrição ou uma desidratação.

Além disso, é melhor diagnosticar a tempo qualquer tipo de patologia diferente à gravidez que possa estar acometendo ao seu animal de estimação.

Mudanças corporais

 Cadela amamentando

O corpo das cadelas sofre uma transformação quase tão espantosa como a que atravessam os humanos. Por exemplo, durante as primeiras semanas de gestação, você notará um crescimento visível das mamas, que tende a ser um sinal inequívoco de prenhês.

Isso se deve ao fato de que o corpo de sua cadela está se preparando para amamentar os filhotes, portanto as mamas incharão mais do que o normal. No entanto, você também deve ter em mente que as cadelas podem atravessar períodos de gravidez psicológica.

Outra mudança corporal que se torna evidente a partir da metade da gravidez é o aumento do estômago. Quando o estado de prenhês da cadela já é avançado, você pode, inclusive, sentir os filhotes fazendo uma leve pressão sobre o ventre do animal.

Mudanças de comportamento

Devido às alterações hormonais, os incômodos corporais e outras classes de transformações que o corpo de seu animal de estimação sofre, o mais provável é que a cadela venha a experimentar, também, algumas mudanças em seu comportamento.

Apesar das cadelas costumarem se mostrar ativas durante a maior parte da gravidez, elas tendem a reduzir consideravelmente a quantidade de atividades e exercícios que realizam. Deste modo, se você observar que a sua cadela passa mais tempo em estado de repouso, ou se vê cansada sem ter feito muito esforço, é provável que esteja prenha.

No entanto, isso também pode estar sendo causado por algum outro motivo, portanto é melhor levá-la ao veterinário.

Procurará por ninhos

Durante a preparação para a chegada da cria, o mais provável é que a sua cadela procure lugares quentes, livres de umidade ou correntes de ar, onde ela possa se aninhar com os filhotes.

Portanto, se você observar que ela transporta mantas ou algum outro tipo de material acolchoado, pode ser que ela esteja se preparando para parir, portanto, atenção.

Este comportamento se intensificará durante as últimas semanas da gestação, pois ela procurará o lugar ideal para parir e cuidar de seus filhotes.

Cuidados especiais

Cadela e filhote

Nestes casos, você deverá ter em mente alguns aspectos que, sob nenhuma circunstância, poderá se descuidar, pois serão fundamentais para a saúde de seu animal de estimação e dos filhotes:

  • Vigiar de perto para que ela se alimente e se hidrate apropriadamente, especialmente em épocas de calor;
  • Fazer com que ela faça exercícios suaves, como caminhar, pois isso a fortalecerá para o momento do parto;
  • Levá-la semanalmente ao veterinário para que ele monitore o desenvolvimento dos filhotes. O veterinário será o seu melhor aliado durante estes felizes momentos.