Como saber se um cão gosta de outro?

Quando estamos passeando pela rua e vemos que outro cão está se aproximando, ficamos um pouco receosos. O nosso cão é pacífico e amável, mas não sabemos como ele irá reagir. O dono do outro cão provavelmente se sente da mesma forma, com relação ao seu animal de estimação ou com o dele. Mas como dá para saber de que maneira o seu cão irá reagir e se ele gosta de outros cachorros? Através da sua linguagem corporal.

No entanto, existe uma série de posturas que demonstram que o seu cão desagrada outro cão, mas, por outro lado, essas mesmas posturas quando são executadas com outros gestos farão você perceber que o seu cão agrada sim o outro cão. Iremos te explicar.

Como saber se um cão não gosta de outro?

cães-brincando

Existem diversos gestos que o seu cão irá fazer e que te ajudarão a identificar de forma clara se o seu cão aceitará ou não esse outro cão que vem em sua direção.

Estas são as posturas mais características que demonstram que o seu cão não gosta de outro:

  • Atitude vigilante. Se o seu cão para de repente, com o corpo empertigado e à espreita, tome cuidado, é provável que em breve ele saia em disparada para brigar com o outro animal.
  • Sobre as patas dianteiras. Se ele se apoia sobre as patas dianteiras encarando o seu “inimigo” com as orelhas pontiagudas e o rabo em pé, essa não! O ideal é você segurá-lo nos braços antes que comece uma disputa.
  • Se solta da coleira. Se ele fizer isso e também grunhir significa que ele está procurando briga, ele não está gostando do que está vendo e quer ir solucionar o problema o quanto antes.
  • Se ele anda um pouco para trás. Cuidado! Talvez seja para tomar impulso ou porque está assustadoO medo pode impulsioná-lo a agir com agressividade.

Mas, e como posso saber se o meu cão gosta de outro?

Como saber se um cão gosta de outro?

As posturas são parecidas se um cão gosta de outro, mas, nesse caso, elas são acompanhadas de outros sinais que irão nos ajudar a identificá-las. Tome cuidado:

  • Atitude vigilante. Se como aconteceu anteriormente o seu cão está empertigado e prestando muita atenção de alguma coisa, e isso mantém a sua visão fixa, e, além disso, logo começa a mexer o rabinho e a choramingar… não tenha medo. Ele quer brincar com o outro cão, as suas intenções são boas e o seu cão gosta do outro cachorro.
  • Se estira sobre as suas patas dianteiras. Se ele faz isso ao mesmo tempo em que mexe o rabinho, e, inclusive, dá pequenos saltos ou se ergue e se joga outra vez, o seu cão gosta do outro e quer conhecê-lo, cheirá-lo e o que quer que seja que os cães fazem para se comunicar.
  • Se solta da coleira. Se o seu cão não gostar de outro, como já vimos anteriormente, ele irá se soltar da coleira e irá grunhir, mas se ele gostar do que estiver vendo, ele dará saltos, irá choramingar e irá encarar com cara de tristeza como se estivesse te pedindo que, por favor, o deixe ir.
  • Se anda para trás. Bom, se ele ficar saltando atrás de você, significa que ele não tem vontade de brincar, mas que está brincando. O seu cão gosta do outro e deseja ser o seu amiguinho.

salsichas com alfinetes

Mas claro, esses gestos não só devem ser observados no seu cão, mas também no outro cachorro, pois o seu pode estar com as melhores intenções do mundo e o outro pode não estar, e vice-versa.

Por isso, é importante que você preste atenção na linguagem corporal do outro animalzinho para poder evitar problemas ou para ajudar o seu animal de estimação a fazer novos amiguinhos. 

Embora possa parecer que eles não irão se dar bem, às vezes, com paciência e suavidade é possível conseguir que eles se aproximem. No entanto, é necessário fazer de uma forma precavida para evitar que ambos os cães briguem, mas isso nós podemos discutir em um outro artigo.