Por que meu cão está acostumado a latir para outros cães?
Não é nada legal quando saímos na a rua e vemos dois cães latindo um para o outro. Nosso primeiro pensamento é que eles estão zangados, mas o certo é que os cães utilizam seus latidos como o principal meio de comunicação, por isso estes podem representar muitas coisas.
Assim como os humanos, a linguagem corporal pode nos dizer muito a respeito de nosso cão. Por isso, quando o virmos latir, especialmente para outros cães, devemos observar coisas tais como:
- Seu rabo;
- Suas orelhas;
- Seu olhar;
- Sua posição.
O cão utiliza a linguagem corporal como um meio alternativo de comunicação, por isso observar isto, junto com seus latidos, lhe darão a resposta do por que o cão late para outros cães.
Latidos bons
Nosso pet precisa se socializar assim como nós, portanto é normal que ele tente se comunicar com outros animais. Agora, como saber se ele está latindo para outro cão para ser seu amigo ou para brigar?
Gestos que nos ajudarão:
- O som ou a intensidade dos latidos. Se os latidos forem graves e leves, quase como sussurros ou uivos, não se preocupe; seu cão está somente falando com outro.
- Rabo parado, mas sem rigidez. Se o seu cão estiver com o seu rabo caído e sem nenhuma rigidez, embora não o mova, suas intenções não são más.
- Olhar amável. Você conhece muito bem o seu animal, e sabe quando o seu cão está zangado, triste, quando ele quer atenção ou outra coisa, é só ver o seu olhar. Observe o olhar de seu cão quando ele latir para outros cães e você saberá o que é que ele quer.
- Orelhas para cima. Os cães fazem este gesto com as orelhas quando algo lhes desperta a curiosidade, gesto que não tem por que ser ruim. Embora, como é certo que te ocorreu, em algumas ocasiões, seu cão tem curiosidade, aproxima-se, não gosta do que vê e fica agressivo. Portanto, este gesto por si só não poderá dizer suas intenções sozinho, mas unido a outros, dos anteriores, resolverá suas dúvidas.
Se ver estes gestos, sejam todos, um ou mais, em seu cão, não há o que temer. Seu cão está procurando novos amigos, ou quem sabe? Possivelmente uma namorada! Deixe que ele se socialize e explore os caminhos da amizade canina, ele precisa disso.
Latidos não tão bons
Como no tipo anterior de latidos, há gestos que nos dirão quão ruins podem ser as intenções de seu animal, ou as de outro que latam para o seu:
- Boca muito aberta mostrando os dentes. Os cães não sorriem, por isso se o seu cão está abrindo muito a boca ao latir, enquanto mostra os dentes ou é outro cão que está fazendo isso para o seu, comece a correr!
- Latidos longos e profundos. Se o seu cão, ou outro que se aproxima, está latindo de forma forte, prolongada e intensa, não duvide, ele vai morder. Isso não é comunicação ou talvez seja; ele está dizendo: “Vou te morder”.
- Rabo rígido. Sem dúvida, se este gesto está unido ao anterior, é uma clara posição de ataque. Não deixe que ambos os cães se aproximem um do outro.
- Orelhas ligeiramente inclinadas para trás. Os cães parecem ter posições variadas para as orelhas. Quando estão zangados as jogam um pouco para trás sem chegarem a tombá-las completamente.
Também, o seu cão poderá latir para outro porque se sente intimidado por ele e, portanto, esteja assustado. Os gestos serão claros quando isto acontecer:
- Orelhas totalmente para trás;
- Rabo entre as pernas;
- Latidos com falta de confiança;
- Corpo curvado;
- Ir para trás enquanto late.
Nessas ocasiões, possivelmente você poderia tentar acalmar o seu cão, agarrá-lo em braços, acariciá-lo e, se o outro cão ficar tranquilo e não latir, você poderá acariciá-lo na frente de seu cão, para que ele veja que não é agressivo. Logo, pouco a pouco, sem soltá-lo de seus braços, aproxime-o do outro cão para que eles possam se cheirar e se conhecer.
Mas não obrigue o seu cão a se calar, é sua forma de se comunicar. Também, se você não gosta que o seu cão lata para outros por agressividade, não deixe de ler nossos artigos, certamente você encontrará algum com bons conselhos para evitar isto.
Créditos da imagem: Hurd.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación Internacional de Consultores de Conducta Animal. (2019) Manual de Entrenamiento Canino. IAABC.
- Elgier, Á. M., Jakovcevic, A., Mustaca, A. E., Bentosela, M., & Barrera, G. (2009). Problemas de comportamiento en los perros domésticos (canis familiaris): aportes de la psicología del aprendizaje. Revista de Psicología, 18(2), ág-123.
- Ibañez, M. J., & Perera, M. (2013). Conducta y manejo avanzado de perros problemáticos: Sigue las huellas del camino correcto. Ediciones Díaz de Santos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.