Por que os cães arranham a área onde dormem?

Cães mostram muitos comportamentos que os seres humanos nem sempre entendem. Arranhar o chão antes de dormir é um ritual milenar que eles realizavam antes de serem domesticados para a companhia humana.

Cães selvagens cavam o chão para criar um ninho onde eles possam descansar com conforto e segurança.

Enquanto que cães domesticados têm lugares confortáveis e seguros para dormir em suas casas modernas, a vontade de arranhar o chão antes de dormir está, literalmente, codificada no DNA canino, por isso é quase impossível resistir

Cães arranham por reivindicações territoriais

Reivindicações territoriais são outra razão pela qual os cães arranham sua área de dormir. Glândulas especiais na parte inferior das patas do cão liberam um aroma especial que é reforçado pela arranhadura.

Cavando na superfície da área onde pretendem descansar, os cães usam o cheiro de suas patas para reivindicar um território como seu.

Alguns cães arranham o chão antes de deitar para melhorar o conforto de onde dormem. Cães muitas vezes reorganizam a sua superfície de descanso.

Areia, grama ou algodão podem ajudar os cães a regular sua temperatura. Em áreas mais quentes, os cães podem cavar o chão para que esfrie.

Em áreas mais frias, os cães podem cavar o chão para criar um ambiente acolhedor e aconchegante. Arranhar o chão antes de deitar também ajuda os cães a encontrarem a posição mais confortável para dormir.

Embora possa não parecer muito divertido para os seus donos, alguns cães gostam de arranhar ou escavar. Eles se entretêm. Arranhar o solo ajuda alguns cães a aliviarem o tédio e a liberarem energia.

Arranhar o chão também é mais natural para algumas raças do que outras. Os Terriers, por exemplo, têm uma reputação de serem grandes escavadores.

Alguns cães levam esse hábito de arranhar muito longe. Muitos rasgam tapetes de seus donos ou cavam buracos indesejados no quintal.

Se isso acontecer, é necessário ensinar o seu cão que esse comportamento não é apropriado.

Danos evitáveis

Cães arranham o local onde dormem

Os cães podem arranhar o chão ou a cama antes de dormirem simplesmente porque suas unhas são muito longas.

A solução para evitar isso pode ser cortar suas unhas. Se você não se anima em fazê-lo, consulte seu veterinário de confiança.

Às vezes, os arranhões são destrutivos para tapetes, pisos ou roupa de cama. Se isso acontecer, muitos especialistas sugerem colocar o cão na sua própria cama.

Dê ao seu cão uma cama confortável. Muitos preferem camas circulares com bordas elevadas em que eles podem descansar a cabeça.

Se o seu animal de estimação continuar com esse comportamento, você pode colocar em sua cama um par de cobertores ou algumas roupas que você não usa mais.

Os cães, através, de marcação de urina, espalham o seu cheiro ao redor. Como os lobos, eles também têm glândulas nas almofadas das patas que liberam um cheiro único.

Isso acontece naturalmente ao caminhar ou correr. É um fato que o cheiro é intensificado ao arranhar. Um cão geralmente arranha o local onde está a ponto de ir deitar, pois assim terá o seu cheiro.

Tome algumas medidas

Cães arranham precisam ter as unhas aparadas constantemente

Embora muitos cães possam comer alimentos sofisticados e dormir em uma cama desenhada para eles, ainda conservam os instintos naturais.

Na natureza, antes de serem domesticados, os cães dormiam ao ar livre, dividindo o ambiente com outras pequenas criaturas.

O hábito de arranhar o chão antes de dormir pode resultar da necessidade de afastar os insetos indesejados.

Se o seu cão dorme fora de sua casa e não tem cama, pode ser que ele cave e arranhe em sua área de dormir em uma tentativa de conseguir, dependendo do clima, um ambiente mais quente ou mais frio.

Mesmo que o seu cão tenha uma cama confortável no quintal, alguns cães podem preferir cavar seus próprios buracos para dormir.

Se o seu animal de estimação tiver esse hábito, dê-lhe uma casinha de cachorro que tenha uma cama e que permita a circulação de ar quando o clima estiver quente, e dê a ele alguns cobertores quando a temperatura baixar consideravelmente.

Se houver condições meteorológicas extremas, não hesite: o melhor é deixar o seu cão durma dentro. Dessa forma, você evitará que ele fique doente devido às baixas temperaturas.