Seu cão tem o pelo emaranhado? Conheça a técnica Stripping!

técnica Stripping

Quando precisamos decidir que cão adotar, pensamos: “Um de pelos curtos não soltará pelos e será mais fácil de escovar, mas os de pelos compridos são tão bonitos…”. Que dilema! Mas a beleza sempre pode influenciar e, ao final, nos decidimos por um de pelos compridos, apesar de já termos visto muitos de pelos curtos muito bonitos também. Por isso, hoje apresentamos a técnica Stripping. Quer saber o que é? Vamos a isso.

O que acontece é que a sensação de colocar nossas mãos entre um arbusto de pelo nos levou a escolhê-lo. Quando se trata de um filhote, a coisa não parece tão difícil, mas conforme cresce, vamos nos dando conta de que ele não só tem o pelo comprido, mas também que fica emaranhado facilmente. Como penteá-lo? Fácil, conheça a técnica Stripping.

Quais são os cães de pelo emaranhado

coisas-que-todo-cao-deve-fazer

Os cães de pelo emaranhado são aqueles que não soltam pelos, tais como o Schnauzer, o Poddle, e inclusive os Teckel. Embora seja verdade que há raças que, apesar de terem pelos que se emaranham com frequência, são mais fáceis de se pentear do que outras, esse tipo de pelo sempre será um problema sem você quiser deixá-lo macio e arrumado.

Para isso, foi criada a técnica Stripping, sobre a qual iremos contar tudo o que você precisa saber.

O que é a técnica Stripping

O Stripping não só ajudará a deixar o pelo de seu cão mais bonito, como também favorecerá a manutenção da saúde de sua pele. O nome, Stripping, significa “decapagem”.

A desvantagem dos cães de pelo emaranhado é que eles não trocam de pelos. Portanto, o pelo morto pode obstruir os folículos pilosos e criar infecções e outros problemas para o seu animal. Além disso, poderia paralisar o crescimento do pelo novo.

Por isso, é necessário eliminar o pelo morto para dar lugar ao novo e ajudar que a pele transpire. As consequências de não remover este pelo são:

  • Perda de textura
  • Infecção nos poros
  • Perda de cor e de brilho do pelo
  • Diminuição do pelo de proteção, que o protege do frio e do calor
  • Pelo com nós e aramado

Como se realiza a técnica Stripping?

Assim como, quando vamos fazer um tratamento em nossos cabelos, pedem-nos para “levá-lo sujo”, com o nosso cão exigirão o mesmo. Por isso, recomenda-se não banhar o cão vários dias antes da entrevista para o Stripping.

Depois disso, tampouco se deverá banhá-lo até que se passem alguns dias para permitir que a pele transpire e os poros se desobstruam. Os poros estarão abertos, por isso, banhar o animal poderia fazer com que o sabão entrasse por eles, causando problemas.

O primeiro que se faz é arrancar o pelo de cobertura que já está morto. Para isso, existem dedais especiais com uma espécie de ganchos, que se engancharão nos pelos e os arrancarão. Os profissionais têm experiência em fazer isso sem machucar seu animal, não se preocupe.

Depois, verifica-se se há uma camada de pelos interior que se sobressai até o exterior. Se isso acontecer, será utilizado uma espécie de pente chamado “coat-king”. Este deverá ser sempre manipulado por um profissional, já que um uso excessivo poderia debilitar o pelo.

O custo desta técnica é de 50 Euros (cerca de R$175), o que provavelmente fará você pensar um pouco antes de gastar. Entretanto, você também poderá fazer essa técnica em casa.

Como fazer Stripping em casa

schnauzer-2

Lembre-se de que o pelo deverá estar sujo. Depois, “bagunce” os fios com suas mãos para que eles fiquem para cima, puxe os pelos que estão mais a fundo na pelagem, deslizando seus dedos de baixo para cima. O pelo morto deverá sair facilmente.

Com um pente especial de Stripping, iremos passando por toda a pelagem, para remover os pelos mortos. Não será necessário que se faça isso tudo em um dia, poderá fazê-lo em vários dias, pouco a pouco.

O ruim de se fazer Stripping em casa é que, se existe uma camada subjacente de pelos, será muito difícil removê-los, sem as ferramentas necessárias ou sem saber como utilizá-las.

Se você pensava que o pelo de seu cão era um caso perdido, tente a técnica Stripping.