Truques para acalmar um cão nervoso

acalmar um cão nervoso

Um cão nervoso pode chegar a nos irritar. Eles não sabem como controlar sua força e podem nos causar ferimentos com suas unhas e com sua boca, inclusive se estivermos brincando. Embora tentemos de tudo para acalmar um cão nervoso, façamos carinho e falemos com suavidade, nada parece funcionar.

Para que você consiga acalmá-lo, vamos dar algumas dicas no artigo de hoje que lhe ajudarão a acalmar um cão nervoso.

5 truques para acalmar um cão nervoso

Um cão nervoso ou estressado pode ter problemas para dormir e de comportamento. Também pode ser destrutivo e ter reações exageradas a estímulos externos. Por exemplo, ao escutar um cano de água ou a campainha.

Estes, embora não pareçam problemas sérios, podem ocasionar uma má qualidade de vida para o animal e criar problemas na convivência. Embora o ideal seja educar um cão quando ele ainda é um filhote, preferivelmente antes dos seis meses de idade, isso não significa que não se possa educar um cão adulto.

Vejamos por onde começar para conseguir acalmar um cão nervoso.

exercicio-cao

As causas do nervosismo

A primeira coisa a se fazer é determinar por que o animal está nervoso. Há três razões pelas quais um cão pode estar assim. Estas podem ser: genéticas, ambientais ou devido à educação.

Os genes podem fazer com que um animal seja hiperativo, e por mais que tentemos, nunca conseguiremos nada sozinhos. Neste caso em particular, o animal deverá ser supervisionado por um veterinário e terá que ser medicado.

Isto é uma prova de que, seja qual for a causa, não poderemos determiná-la se não levarmos o animal a um veterinário. Essa será a primeira coisa que teremos que fazer se tivermos um cão nervoso.

Por outro lado, se o animal passar muito tempo sozinho, é provável que, quando ele estiver em casa, esteja muito nervoso. Isto é o que se refere à causa de caráter ambiental.

No caráter educacional, temos o fato de que possivelmente, de maneira inconsciente, podemos estar alimentando seu nervosismo. Por exemplo, se o animal fica louco ao nos ver e nós, de alguma forma, reforçamos esse comportamento, estamos alimentando essa atitude para que ela não desapareça. Ele entenderá que estar nervoso é a única maneira de conseguir o que quer.

Exercício

Um cão estressado precisa relaxar, liberar sua adrenalina. Não há nada melhor para isso que o exercício.

Se um cão não estressado necessita de uma boa dose de exercícios diariamente, um cão nervoso requer ainda mais. Quando cansado, ele dormirá mais, relaxará mais e por mais tempo, favorecendo também para que ele acorde mais tranquilo.

Jogos e brincadeiras para o nervosismo

Embora pareça mentira, existem jogos e brincadeiras que podem favorecer o nervosismo do cão, especialmente se forem feitos dentro de casa. Correr, saltar e pegar a bola é algo que deve ser parte do exercício antes mesmo dos jogos e das brincadeiras.

Em casa, deverão ser feitos jogos e brincadeiras que relaxem, possivelmente sentado com ele fazendo correr uma bola em distâncias curtas, assim você não alimentará o seu nervosismo ou ansiedade.

Educador canino

Este é um dos melhores métodos para acalmar um cão nervoso. Não importa o nível de nervosismo de seu animal de estimação, um adestrador canino poderá lhe ajudar. Isto será especialmente útil quando você já tentou de tudo sem nenhum resultado.

Principalmente se o cão já tem mais de um ano e não baixou o seu nível de nervosismo, mesmo que você já tenha tentado de tudo, o melhor é procurar um adestrador canino.

cao-e-familia

Família unida

Diante um cão nervoso, é importante que todos os membros da família utilizem os mesmos métodos. Se cada um for por sua conta, isto irá confundir o animal, deixando-o ainda mais nervoso. Como é lógico, assim não se conseguirá nenhuma melhora.

Por isso, todos em uma casa terão que adotar as mesmas regras no que se refere aos passeios, às brincadeiras e aos mimos e cuidados do cão. Todos devem saber quando, o quê e como efetuar todos estes procedimentos, para então se obter êxito e, também, pelo bem do animal.