Truques simples para seu cão não subir no sofá

subir no sofá

Subir no sofá, ainda quando se ama incondicionalmente um cão, para muitas pessoas costuma ser um incômodo quando o peludo escolhe esse móvel para ficar, já que isso costuma deixar pelos e um cheiro diferente no local.

Se você é um dos que não gosta dessa situação, aqui lhe passaremos uma série de truques simples que irão prevenir e eliminar isso.

Eduque-o a não subir no sofá

Cachorro no sofá

Em primeiro lugar, é de suma importância ressaltar que estes lindos animais têm boa memória, o que é um dos fatores mais determinantes na hora de eles decidirem se deitar no sofá, devido a, muito provavelmente, você ter acariciado e dado carinho a ele neste local quando ele era um filhote, fato que torna impossível ver este ato como algo ruim.

Além disso, outra das razões pelas quais os cães não veem como um mau gesto subir no sofá é porque em muitas oportunidades eles o fazem porque te amam, já que pelo sofá ter o seu cheiro, eles subirão nele para senti-lo e, assim, ficarem mais próximos possíveis de você.

Acima de tudo isso, a melhor recomendação é educá-los e lhes ensinar que isso é ruim, por isso não devemos em nenhum momento da vida do cão lhes demonstrar carinho quando estiverem nestes lugares.

Mesmo assim é importante reprimi-los quando eles o fizerem, sem ter que recorrer nunca a ações violentas, por isso um grito curto e contundente fará o seu cão entender que ele não está fazendo algo bom.

Faça com que o sofá seja um lugar incômodo para ele

Se você não tiver muita paciência ou se o seu cão não for muito obediente, esta é outra medida que será extremamente efetiva, já que consiste em fazer deste local um espaço no qual o seu amigo não se sinta cômodo; o que fará com que longe de ver o sofá como um lugar para descansar, o seu cão o olhará para ele como um pouco incômodo, o que fará com que ele não queira nem se aproximar.

Para obter isto, apenas devemos cobri-lo com uma manta banhada em colônia ou algum tipo de aromatizador, já que os cães não apenas detestam este tipo de aromas, mas também podem detectá-lo de longe, graças ao inigualável olfato deles, por isso nem sequer os cães irão querer se aproximar do sofá.

Também, outra grande solução, é cobrir os braços do sofá com latas vazias ou qualquer outro objeto cujo material faça barulho ao cair, para que no momento em que o seu peludo subir no sofá, estes objetos caiam e o assustem pelo ruído, devido a isto ser extremamente incômodo para os cães e, em muitas situações, costuma afastá-los de algum lugar em particular.

Uma outra solução para que o seu cão pare de subir no sofá e que costuma ser efetiva, embora um pouco mais cara, é comprar o dispositivo Scat Mat, um pequeno aparelho que se coloca sobre o sofá. Este dispositivo é ativado por sensores de pressão que, em seguida, disparam um alarme que não desliga até que o cão desça do móvel

Oferecer ao seu cão um espaço mais acolhedor

subir no sofá

Isto é, sem sombra de dúvidas, a opção mais saudável que você poderá tomar se deseja evitar ou eliminar este problema, já que isto não fará com que o seu cão se sinta incomodado com os fortes cheiros ou os incômodos ruídos, e ele irá parar de subir no sofá, já que ele irá preferir o outro espaço que você lhe outorgou.

Uma das melhores coisas que você poderá fazer para ele é uma caminha que seja tão cômoda e acolchoada como os almofadões de seu sofá, já que a comodidade que ele sentirá neste espaço, fará com que ele não o queira trocar jamais.

Se o seu cão já tem uma certa idade e uma caminha for algo novo para ele, um bom truque é estabelecer este novo espaço no mesmo lugar em que esteja o sofá, ainda que, a princípio, ele continue optando pelo sofá, ele não demorará para sentir curiosidade e decidirá descansar um pouco na nova caminha.

Da mesma forma, outro bom truque é colocar este novo artigo para o seu cão no lugar em que você dorme ou, ao menos, o mais perto possível, já que o lugar favorito de todos os cães é o que tenha o cheiro do dono, por isso se você seguir esse truque simples, o seu pequeno amigo de quatro patas se esquecerá para sempre do sofá.

Se você seguir esses passos simples, certamente você não terá mais este tipo de inconvenientes.