Você gosta de bichos? Conheça dez formas de ajudar os animais

Como ajudar os animais

Ainda que muitos humanos acreditem ser os donos do mundo, a verdade é que compartilhamos o nosso mundo com os animais e devemos nos esforçar para fazer com que a nossa convivência seja pacífica e duradoura. Infelizmente, muitas espécies desapareceram e outras se tornaram agressivas, como consequência do tratamento recebido por parte dos humanos.

Mesmo que você não tenha um animal, há muitas formas de poder ajudar os animais. Eles não têm voz e não podem se defender desse modo, mas você sim a tem, use-a para ajudá-los!

Devemos conviver juntos e temos que estender uma mão aos animais. Neste artigo, nós vamos lhe ensinar pelo menos dez formas de ajudar os animais.

Dez formas de ajudá-los

Não compre animais, adote

Se você comprar animais em lojas, só favorecerá para que continuem existindo criadores de animais que fazem negócios à custa da saúde deles e, o que é pior, à custa de suas vidas.

No entanto, há muitos animais, sejam estes cães, gatos, porquinhos da índia, papagaios, coelhos, etc, que foram abandonados ou maltratados e que estão esperando uma segunda oportunidade em um lar cheio de amor.

Se adotar, cuide bem de seu animalzinho

Coelho

Se você optou por seguir o nosso conselho e adotar um animal, você deverá ser responsável pelo animal que adotar. Infelizmente, há pessoas que se deixam levar pelo impulso de ter um bichinho e se esquecem de que estes demandam responsabilidades.

Talvez, eles adotem para deixar a seus filhos felizes e, depois, ninguém quer ser responsável pelos animais que adquiriram.

Não apoie quem maltrata os animais

Com isto nos referimos a não assistir a circos nos quais têm animais e que, normalmente, são maltratados, a zoológicos onde privam os animais de seu habitat natural, ou a rodeios e touradas onde os pobres animais, além de serem maltratados, terminam morrendo.

E isto inclui também não ver filmes e nem ler livros nos quais os animais são maltratados, verbal, psicológica ou fisicamente.

Não compre produtos que foram testados em animais

Se você não os utilizar, estará colaborando para por fim aos animais de laboratório. Os testes com animais são cruéis e desnecessários.

Se você não está certo de que um determinado produto foi testado em animais, poderá ligar para o serviço de atendimento ao consumidor ou entrar em páginas de sites com boa reputação sobre maus-tratos de animais.

Nestas páginas, costuma haver listas de marcas de produtos que não foram testados em animais. Também, você poderá procurar por informações sobre outras alternativas, apenas para se certificar de que testar produtos em animais é absolutamente desnecessário.

Deixe de lado as roupas que foram feitas com a pele ou o pelo de algum animal

É verdade que não há dor ao se cortar o cabelo, nem mesmo os pelos dos animais, mas, como você se sentiria se raspassem a sua cabeça para vender o seu cabelo pelo maior lance e, quando crescesse, o fizessem de novo? Para um bom entendedor…

Exija leis de proteção animal às autoridades e governos

Isto você poderá fazer por iniciativa própria ou unindo-se a alguma organização. Nas páginas sobre maus-tratos aos animais, das quais falávamos antes, você poderá encontrar uma lista de associações com as quais poderá colaborar.

Torne-se voluntário

Dona beijando cão

Há muitas sociedades protetoras, abrigos de animais e centros que precisam de sua ajuda de maneira urgente. Seu tempo é o maior presente que poderá dar aos animais.

Se presenciar ou souber de algum ato de maus-tratos, denuncie!

Fale sobre os animais

Você poderá falar de seu animal de estimação ou de algum que você teve e quão bem você cuidava dele, do amor que ele dava a você, ou do quanto você gosta dele ou de algum outro animal, e verá como você conseguirá motivar outros a fazerem o mesmo.

Doe para uma organização

Organizações sem fins lucrativos encarregam-se de cuidar e de proteger muito bem os animais, mas elas precisam de dinheiro para comprar ração, mantas, produtos de higiene animal e muitas outras coisas.

Se você quer ajudar aos animais e está ao seu alcance, faça uma doação. Se não quiser doar dinheiro e há uma destas organizações perto de sua casa, pergunte a eles com que outras coisas você poderá colaborar, ou de que outra forma.

Como você vê, há muitas formas de poder ajudar os animais. Não é necessário ter um animal de estimação para poder fazer isso. Talvez, você não tenha tempo para cuidar e, por isso, você tomou a decisão de não ter um animal.

Felicitamos você por isso.