4 dicas para tirar boas fotos de nossos animais de estimação

· julho 3, 2018
Essa tarefa pode parecer simples, mas a verdade é que os animais não ficam parados esperando que uma foto seja tirada no momento desejado. Portanto, a paciência desempenha um papel fundamental, assim como certas técnicas.

Animais de estimação fazem parte do nosso dia-a-dia e até os consideramos parte de nossa família. Para nós, humanos, tirar boas fotos de nossos animais de estimação tornou-se um passatempo agradável e, para alguns, um estilo de vida.

Se você tem um animal de estimação e já tentou tirar uma foto de um momento engraçado com ele, deve ter notado que muitas dessas fotos terminam ficando, muitas vezes, borradas ou cortadas. Isso é algo comum e recorrente, então tirar boas fotos de nossos animais de estimação requer alguma habilidade e paciência.

Por que tirar boas fotos de nossos animais de estimação?

O ser humano considera os animais de estimação como membros de sua família, e esta é a principal razão pela qual tiramos tantas fotos de nossos companheiros. Enquanto a maioria faz isso com grande sucesso, devemos nos lembrar que é um processo às vezes complicado.

A maioria dos proprietários não são fotógrafos, então essas fotos majestosas podem ser apenas um sonho. Mas para muitos, tentar imitar este estilo de fotografia pode se tornar realidade.

Para alcançar este objetivo, muita paciência é necessária, como dissemos antes, além de certas técnicas que discutiremos neste artigo. Primeiro de tudo, devemos rever o equipamento que precisamos para tirar as fotos.

1- Uma câmera, um ponto de luz, um tripé?

Pelo menos dois dos elementos mencionados no título desta seção não são necessários. Muitos smartphones modernos têm câmeras embutidas com configurações bastante poderosas.

Cachorro ao lado de câmera fotográfica

Porém, não apenas a câmera é suficiente para começarmos a tirar fotos de nosso amigo. Quando for a hora de tirar boas fotos de nossos animais de estimação, será preciso muita imaginação e desejo de torná-la uma atividade agradável para ambos.

Não é necessário um estúdio fotográfico para tirar boas fotos de nossos pets: nossa casa, ou até o exterior, é mais que suficiente para obtermos as fotos desejadas. Muitos dos problemas que ocorrem enquanto se aguarda o “clique” desejado é esperar que o nosso animal faça o que queremos, o que nos leva à próxima seção.

2- Seu animal de estimação tem sua própria personalidade

Como os humanos, os animais parecem melhores de um certo ângulo e ainda melhor quando estão fazendo o que gostam com todo o coração. Todos já vimos fotos de filhotes correndo com um grande sorriso e a língua saindo da boca, e adoramos: o fotógrafo procurou capturar a personalidade do animal.

Em outras palavras, o ideal seria conhecer os gostos do animal de estimação quando se trata de retratá-lo, para ser muito mais fácil fazê-lo. Um exemplo disso é se o seu cão gosta de girar no chão ou se exercitar no Agility. Nestes casos, o ideal é ter a câmera sempre pronta para tirar um grande número de fotografias.

como tirar boas fotos de nossos animais

3- Estar sempre pronto…

…ou melhor, ter a câmera pronta para tirar muitas fotos e esvaziar a memória para armazenar todas elas. Quando se trata de tirar boas fotos de nossos animais de estimação, uma única foto não é suficiente para retratar o momento que você tanto gosta.

Ou seja, o ideal seria tirar uma série de fotos que captassem diferentes ângulos em rápida sucessão do momento. No caso de o nosso animal de estimação ser bastante calmo, podemos brincar com os ângulos e alguns ajustes da câmera, para que ela se adapte melhor ao que queremos retratar.

Brinque com a exposição e a luz do ambiente. Estes são aspectos de grande importância ao tirar fotografias, porque eles irão alterar o resultado para melhor ou para pior, dependendo do que você está procurando.

Nesta ordem de ideias, evite usar o flash, pois o ideal é que o animal esteja calmo e à vontade para conseguir uma imagem perfeita. O flash pode deixar ele cego, o que pode perturbar o animal e torná-lo agressivo.

4-. Os olhos são o principal

A aparência de nossos animais de estimação costumam dizer tudo o que precisamos saber. Além disso, os olhos devem sempre ser o principal. As melhores fotografias são sempre voltadas para os olhos e, se não acreditarem em nós, basta procurar as fotos dos tigres, pois seus olhos são os que mais se destacam.

Em outras palavras, a visão é o que dá personalidade ao animal, por isso ela deve ser o objetivo principal da foto. Caso esse não seja seu objetivo, considere brincar com a exposição e a abordagem da área que deseja destacar.