5 benefícios de conviver com cachorros
Considerados como símbolos indiscutíveis de fidelidade, também classificados como os melhores amigos do homem, vêm nos fazendo companhia há milhares de anos. E, ainda que às vezes, nós, humanos, não lhes tratemos bem, continuam firmes junto a nós e nos ajudam de múltiplas formas. Hoje, vamos contar a você sobre os benefícios de conviver com cães.
Traga um animal de estimação para a sua vida
Ter um animal de estimação significa se tornar responsável por ele em diferentes aspectos. No Meus Animais temos insistido no tema porque nos parece fundamental.
Mas, dessa vez, queremos aprofundar-nos sobre todo o bem que um cão pode nos trazer.
Quem convive com animais domésticos e gosta deles, sabe ou intui o quão maravilhoso pode ser compartilhar a vida com esses seres.
Mas, para aqueles que são donos principiantes ou que ainda estão decidindo se adotam ou compram um cachorro, não é demais insistir nos benefícios de incorporar -responsavelmente- um bichinho nas suas vidas.
Se você escolhe dividir a sua vida com um animal de estimação, com certeza mudará sua vida para melhor. Hoje, vamos contar a você alguns dos benefícios que traz o fato de conviver com cachorros.
Conheça algumas das vantagens de conviver com cachorros
Em seguida, vamos deixar para você uma lista com alguns dos muitos benefícios de conviver com cachorros. A ideia é que você complete a lista.
1-Irá melhorar a sua saúde física e mental
Diferentes estudos comprovaram que compartilhar nossos dias com um cachorro nos mantém mais saudáveis de corpo e mente. Por exemplo:
- Você ficará menos doente, já que a convivência com os cães nos coloca em contato com um “saudável” nível de bactérias e germes que nos garantem um sistema imunológico mais forte.
- Se você foi um bebê que cresceu junto a um cachorro, o mais provável é que seja um adulto que tenha menores possibilidades de desenvolver algum tipo de alergia.
- Acariciar o seu cachorro reduz a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco. O seu coração agradece.
- Você se manterá em forma. No mínimo, só o fato de passear com o seu bichinho já garante a você uma boa caminhada diária. E, se você se exercita com ele, muito melhor.
- Você diminuirá os seus níveis de estresse. Não há nada melhor do que brincar um pouco com seu animal de estimação para deixar para trás pressão e ansiedade. Comprove isso depois de algum dia “daqueles”, em que tudo parece se complicar.
- Afastará sentimentos de solidão e você terá sob controle a depressão. Se você vive só ou perdeu um ente querido, independentemente da idade que tenha, nada melhor do que um amigo de quatro patas.
2-Você será mais responsável
As crianças que crescem com animais de estimação conhecem desde pequenos a importância de respeitá-los e de cuidar deles devidamente. Quando adultos, tornaram-se pessoas mais sensíveis e responsáveis.
Se você é um adulto que nunca antes conviveu com um cachorro, não é tarde para que você aprenda a se encarregar de suas responsabilidades com o bichinho.
E as pessoas idosas, além disso, se mantêm ativas quando têm um animalzinho do qual devem cuidar cotidianamente (comidas, passeios, etc.).
3-Você ampliará a sua vida social
Passear com o seu cachorro diariamente permite a você entrar em contato com muitas pessoas na mesma situação.
Os bichinhos sempre são um bom tema de conversa, assim, se você quer ampliar seu círculo de amizades ou simplesmente bater um papo agradável, o passeio com seu bichinho é um momento ideal.
Talvez, quem sabe, você até encontre a sua metade da laranja : )
4-Você se sentirá cuidado
Um animal que goste de você, sempre vai protegê-lo e alertará sobre possíveis perigos. Mas, o tema vai muito além de uma questão de segurança. Inclusive, existem animais que podem detectar, entre outras coisas:
- Hipoglicemia
- Câncer
- Crises epiléticas
5-Você será mais feliz
Mas, o mais importante de tudo é o fato de que conviver com cachorros faz com que as pessoas, além de estarem acompanhadas, modifiquem positivamente seu ânimo e sejam mais felizes.
Se você é simpatizante dos animais de estimação, sabe do que estamos falando. Se ainda não entrou no clube, você verá como compartilhar a vida com um bichinho fará você se sentir melhor.
E garantimos a você que o sorriso nos seus lábios, e, mesmo, a gargalhada, não demorarão a aparecer.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Juríčková, V., Bozděchová, A., Machová, K., & Vadroňová, M. (2020). Effect of animal assisted education with a dog within children with ADHD in the classroom: a case study. Child and Adolescent Social Work Journal, 37(6), 677-684.
- Brooks, H., Rushton, K., Walker, S., Lovell, K., & Rogers, A. (2016). Ontological security and connectivity provided by pets: a study in the self-management of the everyday lives of people diagnosed with a long-term mental health condition. BMC psychiatry, 16(1), 1-12.
- Herzog, H. (2011). The impact of pets on human health and psychological well-being: fact, fiction, or hypothesis?. Current directions in psychological science, 20(4), 236-239.
- Serpell, J. (1991). Beneficial effects of pet ownership on some aspects of human health and behaviour. Journal of the royal society of medicine, 84(12), 717-720.
- Pedrosa, S., Aguado, D., Canfrán, S., Torres, J., & Miró, J. (2017). La terapia asistida con perros en el tratamiento de las personas con dolor crónico: una revisión sistemática. Revista de la Sociedad Española del Dolor, 24(1), 11-18.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.