5 coisas que você deve saber antes de deixar seu cão dormir em sua cama

5 coisas que você deve saber antes de deixar seu cão dormir em sua cama

Última atualização: 13 agosto, 2016

Se você acaba de adotar ou de adquirir um lindo cachorrinho e, apesar dos conselhos dos profissionais, está a ponto de deixar o seu cão dormir em sua cama, primeiro leia este artigo e depois pense bem e decida de acordo com a sua consciência, ainda que o seu peludo fique te olhando com uma cara suplicante e te pedindo aos gritos para que o deixe subir em sua cama.

O que deve você deve levar em conta antes de deixar o seu cão dormir em sua cama

Ainda que haja muitas recomendações dizendo que um cão deve ter sua própria cama e dormir sozinho, a realidade é que muitas pessoas costumam partilhar a cama com seus animais de estimação.

Nós de “Meus Animais” não vamos opinar se isto é bom ou ruim. Cada caso é particular e se deixarmos de lado situações que impliquem a humanização extrema do peludo e que acabam causando algum problema em sua saúde física ou mental, cada dono deve decidir com quem divide o colchão e os cobertores.

cão dormir em sua cama

Há pessoas que escolhem dormir abraçadas com o marido ou a esposa, outras preferem ficar sozinhas na hora de entrar no reino de Morfeo.

Mas fora destas considerações, se você optar por deixar o seu cão dormir em sua cama, há uma série de coisas que você deve ao menos saber.

Se você está pensando em deixar o seu cão dormir em sua cama, primeiro leia esse artigo e, depois, decida.

1-Pode interromper seu descanso

Embora algumas pesquisas recentes afirmem que dormir junto de nossos animais de estimação nos permite descansar melhor, também é certo que compartilhar a cama com um peludo pode interferir em seu ciclo de sono. Os cães costumam se mover muito durante a noite e, inclusive, despertar várias vezes. É sabido que se alguém não descansar bem, na manhã seguinte terá mau humor, não renderá tão bem como poderia e pode até mesmo ter suas defesas imunológicas diminuídas e vir a adoecer com mais facilidade.

2-Pode levar bactérias e fungos para sua cama

Leve em conta que os cães caminham sem sapatos por diferentes lugares, incluindo a rua, se deitam no chão e também rolam na terra e no lixo. Isto quer dizer que no corpo deles podem se acumular bactérias e fungos. Assim, aumente as medidas de higiene com seu cão caso pense em deixá-lo dormir com você.

3-Pode provocar ou agravar sua alergia

Se você é alérgico, o ideal seria que você preservasse seu quarto como um espaço onde possa descansar livre de ameaças. Os peludos podem agravar a situação das pessoas alérgicas. De qualquer forma, é importante verificar se você tem alergia às proteínas que estão presentes na caspa ou nas escamas da pele, na urina e na saliva do peludo e que se acumulam em sua pelagem.

4-Pode transmitir alguma doença

Há o risco de se contrair algumas doenças que os animais podem transmitir aos humanos, sobretudo através de parasitas internos ou externos. Portanto, não dispense nenhum exame veterinário, nem a desparasitação frequente, e cumpra o calendário de vacinação.

5-O peludo pode desenvolver problemas de comportamento

cão dormir em sua cama

É provável que, se seu cão dormir com você, que ele urine na cama para marcá-la como seu território ou que venha a apresentar algum problema de comportamento. Por exemplo, que se apegue muito a você, torne-se muito dependente e passe a sofrer de ansiedade por separação ou outros problemas de conduta.

Seu cão, sua cama e você

Se você acha que pode controlar todas estas situações e que seu animal de estimação não apresentará problemas de conduta, siga em frente.

Durma feliz com seu peludo, mas deixe bem claro que cada um tem seu lugar na cama e que ele não deve se pendurar em você ou te esmagar durante a noite, salvo se vocês dois decidam que pode ser assim.

Se além de um cão em sua cama também dorme o seu marido ou a sua esposa, assegure-se de que a outra parte também esteja de acordo com esta decisão. Embora três em uma cama possa parecer uma multidão, com boa vontade haverá espaço para todos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.