8 benefícios dos cães para nossa saúde

8 jeitos de cães melhorarem nossa saúde

Muitas pessoas possuem um animal de estimação em suas casas e muitos desses animais são cães e gatos. Diferentes estudos realizados mostraram que os cães ajuda a melhorar a nossa saúde. Portanto, os peludos são os animais que mais contribuem para o bem-estar do ser humano.

Benefícios dos cães para nossa saúde

1. Diminuem o risco de doenças cardíacas

 Os cães melhoram a nossa saúde, evitando ataques cardíacos. Isto é indicado por vários estudos já realizados. Quando você tem um cachorro em casa, vai precisar sair para caminhar com ele todos os dias. Ou seja, esta simples atividade física previne doenças cardíacas.

Idoso lendo livro com um cão no colo

Além disso, os animais de estimação melhoram o humor das pessoas. As brincadeiras e troca de carinhos com eles diminuem o estresse.

Alguns especialistas recomendam caminhar pelo menos três horas por semana com o seu animal de estimação. Assim, você irá evitar todos os tipos de problemas cardíacos.

2. Ajudam a reduzir os níveis de estresse

Ao fazer carinho num animal de estimação, o corpo humano libera oxitocina. Este hormônio está relacionado à estimulação emocional. Isso significa que passar tempo com os animais irá ajudar no humor da pessoa. Desta forma, seus níveis de estresse irão diminuir.

Levar o cachorro pra passear, brincar com ele, ou simplesmente estar ao seu lado, pode ser muito positivo. Ao acariciar nosso amigo todos os dias, estamos melhorando nossa saúde física e mental.

3. Melhoram o humor

Existem muitos estudos que mostram que as pessoas que possuem animais de estimação são mais felizes. Cães e gatos ajudam uma pessoa triste a se animar. É por isso que passar tempo com um animal de estimação libera substâncias como serotonina e dopamina no cérebro humano. Não esqueça que esses hormônios estão relacionados à felicidade e ao prazer.

Os animais de estimação são companhias maravilhosas. Muitas pessoas se sentem seguras, felizes e acompanhas por ter um cachorro em casa.

4. Ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Viver com um animal de estimação desde criança afasta alergias e asma. As crianças que vivem desde pequenas com um animal de estimação desenvolvem um sistema imunológico mais forte. Eles também possuem menos chances de sofrer de doenças respiratórias. Então, ter um animal de estimação em casa poderá lhes dar vitalidade e resistência.

5. Animais de estimação ajudam diabéticos

Pessoas com diabetes apresentam glicemia baixa e alguns cães são capazes de detectar esse desequilíbrio. É uma alteração química que pode ser detectada por certos animais. Então não se esqueça de que os peludos são muito intuitivos e inteligentes.

Existem empresas que treinam cães para este tipo de casos. Os animais detectam os baixos níveis de glicose e alertam o seu dono.

6. Os animais aumentam a expectativa de vida

Como vimos, os animais de estimação trazem grandes benefícios aos seus donos. As pessoas que possuem um animal em casa são mais felizes, saudáveis ​​e vivem mais. Os cães melhoram a nossa saúde e prolongam nossa vida.

Para pessoas sozinhas, introvertidas e com problemas de socialização, eles são ideais. Este é o caso de idosos, crianças autistas, etc. Um animal pode fazer uma diferença na vida de alguém. Eles melhoram a concentração e as interações sociais.

7. Terapias com cães

Hoje em dia, cães são treinados para ajudar as crianças com certos distúrbios e já existem muitos programas em andamento em hospitais, escolas, etc.

Um animal de estimação precisa ser levado pra caminhar, ser alimentado e limpo. Esses tipos de rotinas são perfeitos para serem realizados por crianças com deficiência. Elas ajudam a melhorar a concentração e estimulam o sistema cognitivo.

8. Relações sociais

Os animais de estimação são um bom recurso para a estimulação social. Ao levar um cachorro para caminhar, podemos interagir com outros donos de animais. Para uma criança, não há nada melhor do que dar uma volta com seu animal de estimação. É uma terapia poderosa que melhora a atenção e a socialização.

Casal passeando com cachorro pelo parque

Hoje em dia, todos nós dependemos muito de nossos celulares. Olhamos as mensagens em nossos smartphone quando caminhamos, estamos no ônibus, etc. Daí aparece a importância de se ter um animal de estimação. Fazer uma caminhada com nosso amigo peludo nos dá a oportunidade de conhecer novas pessoas, conversar e interagir com nossos vizinhos, etc.

Levar os cães cães em um parque é a desculpa perfeita para problemas como a dificuldade em conversar com outras pessoas. Pouco a pouco, dia após dia, laços de cordialidade serão formados entre os donos de diferentes animais de estimação.

Fonte da imagem principal: Hugo A. Quintero G.

Recomendados para você