9 doenças comuns nos gatos
A lista de patologias que um bichano pode vir a sofrer ao longo de sua vida é longa. Por isso é importante que você cuide bem dele, oferecendo uma alimentação adequada, fazendo exames periódicos de saúde e cumprindo com o calendário de vacinação. A seguir lhe passaremos alguns detalhes sobre algumas das doenças comuns nos gatos.
Saiba quais são algumas das doenças comuns nos gatos
1-Alergias
As alergias nos bichanos podem apresentar sinais respiratórios -tosse, espirros, dificuldades ao respirar – ou cutâneos. Neste último caso, o animal sente um intenso prurido. Por esse motivo ele se lambe, se arranha de forma constante e inclusive chega a arrancar partes de sua pelagem. Para tratar este problema, primeiro é importante que se identifique o alérgeno.
2-Rinotraqueíte felina (RVF)
A chamada “gripe do gato” é das mais frequentes entre as doenças respiratórias e costuma ser perigosa em filhotes não vacinados. Mesmo assim, animais que receberam a vacina também podem vir a sofrer desta doença de forma aguda. Os bichanos afetados apresentam lacrimejo, tosse, espirros, congestão nasal e grande quantidade de mucosidade.
3-Otite
Os processos inflamatórios no canal auditivo dos felinos domésticos são dolorosos e de consequências graves, se não forem tratados a tempo. Entre as causas estão os ácaros (parasitas) e alguns fungos e bactérias.
Da alergia até a chamada AIDS felina, passando pela insuficiência renal, contaremos alguns detalhes sobre algumas doenças comuns nos gatos. Dê atenção e cuide muito bem de seu bichano.
4-Síndrome Urológica Felina (SUF)
O problema maior desta patologia consiste na formação de pequenos cristais compostos de cálcio e magnésio na bexiga, que podem chegar a bloquear a uretra, tornando a situação crítica. Por características anatômicas, a obstrução da uretra é mais comum e mais grave nos machos. Os principais sinais de que um gato foi afetado pela Síndrome Urológica Felina são:
- Lambidas frequentes na zona urinária;
- Muita sede;
- Micção em lugares atípicos;
- Dificuldade e dor para urinar,
Quando o canal urinário já está obstruído, a dor aumenta e o animal apresenta vômitos.
5-Insuficiência renal
É uma patologia habitual, sobretudo em gatos idosos. Consiste na incapacidade dos rins de eliminar as toxinas e outros produtos de refugo do sangue, produzindo-se assim sinais de intoxicação urêmica. A insuficiência renal pode se apresentar de forma aguda ou se manifestar gradualmente, durante semanas ou meses.
Um bichano com insuficiência renal, apresenta perda de apetite e emagrecimento. Também bebe mais água e urina mais.
6-Cardiomiopatia hipertrófica
Das doenças comuns nos gatos, a cardiomiopatia hipertrófica é a mais frequente entre as patologias coronárias. Esta doença, que se acredita ser hereditária. Provoca um engrossamento da massa miocárdica do ventrículo esquerdo. Por este motivo se reduz o volume da câmara cardíaca e o volume de sangue que o coração bombeia.
Os sinais costumam se apresentar de forma sutil. Mas preste atenção a:
- Perda de peso;
- Problemas respiratórios;
- Sinais de cansaço e passividade.
7-Panleucopenia felina (PF)
É uma enfermidade viral altamente contagiosa causada pelo parvovírus felino. Provoca inflamação da mucosa intestinal. Um gato infectado com o PF pode apresentar:
- Inapetência;
- Febre;
- Vômito espumoso;
- Sedimentos diarreicos (amarelo-acinzentados) ou hemorrágicos (escuros e com mau cheiro);
- Dor abdominal;
- Presença de leucócitos no sangue.
8-Leucemia felina (ViLeF)
Embora seja uma patologia transmitida pelo contato direto com felinos portadores do vírus, entre o contágio e a manifestação dos primeiros sinais clínicos pode se passar uma grande quantidade de tempo, inclusive anos. O ViLef é um retrovírus que se incorpora ao material genético da célula. Por esse motivo é muito difícil de ser tratado e provoca diferentes doenças e complicações. Por exemplo:
- Leucemia;
- Problemas hepáticos;
- Anemia;
- Leucopenia;
- Infecções oportunistas;
- Abortos.
9-Imunodeficiência felina (VIF)
Também conhecida como AIDS felina, o VIF afeta o sistema imunológico dos gatos, causando uma deterioração progressiva de suas defesas e os colocando em risco de contrair doenças e infecções causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A forma mais direta de contágio é pela mordida de um animal em outro.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.