A guloseima que deixará seu gato eufórico

Ter um animal de estimação é ter um membro a mais na família, e queremos cuidar dele e mimá-lo com frequência. Parece que é mais fácil satisfazer e fazer feliz a um cão do que a um gato, já que basta lhe dar um pedacinho de comida ou levá-lo para a rua, para ele demonstrar uma alegria sem igual. Mas o felino ficará encantado com esta guloseima sobre a qual vamos contar a você.

Também há coisinhas que podem deixar nossos gatos eufóricos. Só que talvez eles não expressem sua felicidade de forma tão visível. Pois bem, existe uma erva que tem o efeito de guloseima e deixará o seu gato em êxtase. Ela é conhecida como erva-dos-gatos. Vamos contar tudo sobre ela para você.

A erva-dos-gatos, uma guloseima muito especial

gato-planta

O nome científico dela é Nepeta Cataria, ou comumente conhecida como a hortelã dos gatos. Muitas fábricas a manipulam e a comercializam, sendo ela conhecida como Catnip.

Curiosamente, ela não pertence à família do manjericão-de-folha-larga ou da hortelã, mas tampouco à da lavanda e à do tomilho, por causa disso, normalmente cresce em locais secos. As folhas são perenes e pontiagudas e brotam belas flores de tons amarelados.

Se um gato vir uma, ainda que você não a reconheça, ele irá abocanhá-la sem pensar. Pode ser que o seu odor de menta, daí seu nome, seja o que atrai a atenção dos bichanos, mas, seja como for, essa erva causa neles efeitos, digamos “estranhos”.

O efeito da guloseima erva-dos-gatos nos bichanos

No começo, ao consumi-la, os gatos ficam brincalhões, como aconteceria com um cão quando lhe dá guloseimas. No entanto, se ele continua consumindo a planta, o comportamento dele se torna… menos discreto.

Começam a rolar pelo chão de forma compulsiva, dão saltos mais altos do que o normal, brincam de caçar sem existir uma presa… é como se todos os sentidos dele estivessem ativados. O curioso é que aguentarão 30 minutos sem se importar com a planta. Qualquer um diria que é uma “droga felina legalizada”.

Essa é a reação geral que têm os gatos, entretanto, há outros gatos que ficam totalmente relaxados, com o olhar perdido e fazendo barulhos estranhos, embora esse fato esteja comprovado e corroborado cientificamente.

Por que essa erva causa esses efeitos nos gatos?

Uma explicação razoável poderia ser o componente principal que contém essa guloseima, que é a nepetalactona. É um composto muito semelhante, quimicamente, à urina dos felinos, algo que poderia atrair a atenção desses animais.

Outra razão poderia ser que, ao que tudo indica, essa planta está relacionada com um tipo de feromônio ligado ao acasalamento, razão pela qual a maior parte dos felinos atraídos pela erva serem fêmeas. Embora, curiosamente, os felinos castrados também se sintam atraídos por essa guloseima natural.

O efeito positivo que a erva causa nos gatos é conhecido pelas indústrias focadas em pets, que utilizam parte de sua essência para colocá-la em brinquedos, camas e demais produtos.

Ela pode ser muito útil para adestrar um gato a dormir na cama dele, fazer cocô na caixa de areia e a arranhar o brinquedo arranhador dele ao invés de arranhar os móveis. Além disso, será um complemento ideal do reforço positivo.

Ela tem efeitos negativos?

jogo-gato-pela-comida

Sim, tem. Dizem que tudo em excesso faz mal e, no caso dessa planta, não seria diferente. Por ser uma espécie de guloseima para eles, comê-la em excesso pode empanturrá-los e causar dor de estômago.

Além disso, ela poderá deixá-los superexcitados e, inclusive, torná-los agressivos se a consumiram demais.

No entanto, tomando as medidas necessárias, você não encontrará uma guloseima natural para o seu gato melhor do que essa. As propriedades dela lhe darão uma sensação de felicidade e paz, uma vez que o seu gato ficará eufórico e fará com que ele goste ainda mais de você. Não duvide disso e busque-a, seja a natural ou a comercializada, seu felino vai adorar isso!