
Ao falar sobre a obesidade canina, devemos aceitar que muitos critérios semelhantes se apliquem a humanos e cães. Portanto, o que comemos e o quanto comemos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar geral. O mesmo vale para…
Tudo parece estar tranquilo com o seu animal de estimação até que, de repente, seu cão engasga e começa a tossir com força e a respirar com dificuldade, enquanto tenta expelir sem êxito algo que parece estar atravessado em sua garganta. Não perca a calma. Contaremos como você deverá agir para ajudar um cão engasgado.
O engasgo se dá por conta de algum objeto que o animal ingeriu, mas que ficou entalado em sua traqueia. Pode se tratar de um osso, um brinquedo ou de infinidade de outros elementos que o seu peludo possa ter levado a boca.
Ante esta situação, é natural que o cão fique nervoso, complicando ainda mais o quadro. Por isso, a primeira coisa que você deverá fazer é tranquilizá-lo com palavras e carícias. Quanto mais se alterar o estado emocional do peludo, mais forte ele irá respirar e isso fará com que o objeto que o fez engasgar se introduza ainda mais em seu aparelho respiratório. Além disso:
Diante de um cão engasgado, não perca a calma. Ligue para uma emergência veterinária e siga ao pé da letra as instruções que eles irão passar.
Um cão engasgado, muito provavelmente, fará com que você tenha que agir rapidamente para ajudá-lo, dentro do possível, seguindo as instruções telefônicas de um profissional.
Certamente, você deverá realizar uma ação similar à manobra de Heimlich, adaptada à animais, para tentar fazer com que o seu animal de estimação abra seu aparelho respiratório. Mas como fazer isso? Levantando as patas traseiras do cão para favorecer a saída do elemento que o está asfixiando.
Então, levante as patas de trás de seu cão e as apoie em suas pernas. Utilize também os braços para fazer com que o traseiro do animal fique levantado, embora não seja necessário que alcance a posição vertical completa.
Esta ação deverá ser suficiente para que o cão consiga expulsar o objeto que o engasga.
Apenas se você tiver experiência em primeiros socorros para animais, poderá tentar aplicar uma pressão no final da caixa torácica do cão, para favorecer o desprendimento do elemento atravessado.
Mas se você não está seguro de como fazer isso, abstenha-se, já que a ação não só poderá ser ineficaz, mas também perigosa. Por exemplo: se a pressão provocar o vômito, isso poderá bloquear ainda mais as vias respiratórias do cão.
Além disso, se o elemento que está obstruindo o seu peludo estiver muito visível, não coloque a mão em sua boca para tentar tirá-lo. Se o fizer:
Se graças a sua ajuda o seu amigo de quatro patas superar o engasgo, você deverá levá-lo ao veterinário mesmo assim, para que ele o examine e verifique se ficou algum resto do objeto na traqueia, e que devará ser retirado.
Passado o susto, tome as medidas para que o seu animal de estimação não volte a engasgar. É você deverá ter muito cuidado com os elementos que deixa ao alcance de seu cão. Leve em conta que, por curiosidade, ele pode levar à boca qualquer coisa e vir a ser asfixiado por ela. Então:
Considerando esses detalhes, certamente seu cão correrá menos riscos de sofrer uma asfixia por engasgo.