Aranhas em casa: dicas para evitá-las

É recomendável evitar pesticidas e outros produtos químicos que possam afetar a saúde da família e do seu animal de estimação. A seguir, diremos como evitar a aparição de aranhas em casa com alguns “truques” simples e caseiros.

As aranhas geralmente preferem viver em seu habitat natural, onde encontram as melhores condições para seu desenvolvimento. No entanto, algumas podem encontrar um “abrigo” quente e seguro dentro de nossos lares.

Antes de começar, devemos ressaltar que aranhas em casa quase sempre são benéficas para uma horta ou jardim. Seus hábitos e alimentação natural são excelentes aliados no controle de insetos e pragas.

Cabe ressaltar que a maioria das espécies de aranhas que vemos em nosso lares geralmente são inofensivas, não portando veneno. No entanto, quando a presença de teias de aranhas em casa provoca sentimentos negativos, podemos recorrer a remédios caseiros e uma higiene reforçada.

Evite aranhas em casa: cuide da higiene do lar

Como vemos, as aranhas entram nos lugares procurando um esconderijo seguro e tranquilo. Geralmente, se instalam nos cantos mais escuros e menos ventilados da casa, onde há pouca intervenção humana.

Aranha fazendo teia

Portanto, a primeira e mais importante medida preventiva para evitar aranhas em casa é adotar hábitos de higiene reforçados. De início, devemos limpar pelo menos duas vezes por semana todos os cantos da casa, inclusive o teto.

É crucial manter os ambientes ventilados
e garantir que recebam muita luz.

É recomendável instalar telas na lareira, janelas e portas que dão para o exterior. Também é importante garantir que a casa não tenha pequenos orifícios ou fissuras pelos quais as aranhas possam entrar.

Aranhas em casa: evite-as

Finalmente, devemos evitar o acúmulo de madeira no interior e ao redor da casa. Outra questão importante é não ter uma vegetação muito densa próxima de janelas e portas.

Como evitar aranhas em casa

Os pesticidas prejudicam nossa saúde, ameaçam o bem-estar de nossos animais e plantas e desequilibram o ecossistema. Devemos sempre optar por remédios caseiros e métodos não invasivos para deixar aranhas e insetos fora de nosso lar. Há muitas soluções caseiras e métodos seguros para combater esses visitantes.

Óleo de eucalipto ou de menta

Pulverizar nossa casa com óleo de eucalipto ou de menta todos os dias ajuda a evitar a entrada de aranhas. Lembre-se de pulverizar principalmente nas janelas e portas que dão para o exterior. É possível encontrar óleo de eucalipto ou de menta na maioria de lojas de produtos naturais e dietéticos.

Aranha sobre flor

É essencial sempre verificar se algum familiar é alérgico antes de aplicar qualquer produto no lar. Basta consultar um médico para saber sobre os diferentes testes de alergia para crianças e adultos.

Dispositivos infrassons

Atualmente, podemos encontrar no mercado diversos dispositivos infrassons que são eficazes no combate de ratos, diferentes tipos de aranha e insetos. Basta conectá-los na casa para que as emissões das ondas afastem possíveis invasores.

Uma das vantagens desse método é que não provoca reações
em animais de estimação ou crianças.

Aranhas em casa e dicas para evitá-las

As vibrações infrassons não interferem na audição humana e, geralmente, não incomodam cães e gatos. No entanto, se nosso animal de estimação se incomoda com o dispositivo, é melhor desconectá-lo e consultar um veterinário.

Casca, óleo ou fragrância de frutas cítricas

O aroma das frutas cítricas geralmente causa forte repulsão na aranha. Portanto, podemos usar cascas naturais frescas, óleos ou fragrâncias cítricas para evitá-las em casa. Se temos animais de estimação, devemos ficar atentos para que não lambam fragrâncias industrializadas.

Tabaco

O forte aroma do tabaco também é eficiente para expulsar aranhas, mariposas e muitos insetos. Basta espalhar folhas de tabaco nos cantos da casa para evitar que elas façam suas teias. No entanto, este método deve ser evitado se tivermos animais de estimação, pois o risco de ingerirem o tabaco é muito grande.

Vinagre

O vinagre é um grande aliado da higiene do lar e também de nossa saúde. Suas propriedades aromáticas e antissépticas permitem deixar nossa casa livre de microrganismos patógenos e insetos. Para fazer remédios naturais com vinagre, mescle quantidades iguais de vinagre e água e pulverize por todos os cantos da casa.

Os gatos

Embora pareça surpreendente, os gatos são excelentes aliados para evitar aranhas em casa. O simples aroma natural dos gatinhos é suficiente para afugentar ratos, insetos e aranhas.

Recomendados para você