O arroz é bom para os cães?
Os cães, por sua natureza biológica e seu parentesco com os lobos, são classificados na cadeia alimentar como animais carnívoros, portanto, seu principal alimento é a carne. No entanto, a convivência com os seres humanos por tanto tempo os transformou em animais que se acostumaram com a alimentação das pessoas.
Ao longo do tempo em que têm convivido com a nossa espécie, os cães adaptaram seu sistema digestivo para digerir alimentos que, devido à sua natureza carnívora, não consumiriam em liberdade. Um desses alimentos é o arroz, cereal que pode contribuir para o bem-estar dos canídeos, desde que administrado em doses adequadas.
Proteínas na comida dos cães
Antes de entrar em detalhes e confirmar que o arroz é bom para os cães, vamos deixar uma coisa bem clara: as proteínas não podem faltar na alimentação diária de qualquer cão. Os alimentos proteicos são os macronutrientes naturais que fornecem os aminoácidos básicos para o metabolismo, portanto, são necessários para qualquer animal de estimação canino.
Da mesma forma, a alimentação de um cão não deve ser baseada apenas no consumo de carnes. Um cão também é onívoro , ou seja, também pode consumir vegetais, que são ricos em vitaminas, importantes para a construção de uma alimentação forte e saudável para o animal.
Qualquer dieta canina deve ser baseada em carboidratos e proteínas como fontes de energia primária.
Os cães podem comer arroz
Os cães podem comer cereais e, de fato, a ração comercial contém alguns entre seus ingredientes. O arroz é um dos grãos que o animal pode consumir, porém, deve-se ter cuidado ao incluir o arroz na dieta do cão, a fim de evitar reações alérgicas.
Em princípio, o arroz não apresenta nenhum risco de intolerância para os cães, pelo contrário. O consumo desse cereal é fonte de carboidratos, macronutrientes essenciais para manter ativos os animais com metabolismo rápido. Além disso, o arroz tem baixo teor de gordura e, portanto, não contribui para o sobrepeso do cão.
Benefícios do arroz para os cães
O arroz é um cereal que apresenta vantagens e benefícios na dieta do cão. Dentre eles, destacamos os seguintes:
- O arroz contém uma grande quantidade de carboidratos, o que deixará o cão cheio de energia com pouco ou nenhum ganho de peso.
- Esse ingrediente é um sinal de boa qualidade em rações comerciais.
- Contribui para um equilíbrio ideal na alimentação do cão, visto que esse alimento quase não fornece lípidos, como indica a Fundação Espanhola de Nutrição.
- O arroz contém lisina, um aminoácido muito importante para o metabolismo.
- Esse ingrediente contém ferro e manganês, microminerais que fornecem uma funcionalidade correta no corpo canino. No âmbito da clínica veterinária, a deficiência de ferro pode ser grave.
O arroz é um alimento nutritivo para os cães, mas nunca baseie toda a dieta do seu cão nesse ingrediente. Sempre varie sua refeição com produtos de carne, ração animal, frutas e alguns vegetais.
Quais acompanhados no arroz para os cães
Quando você cozinha o arroz para alimentar o cachorro, pode acompanhá-lo com carne de frango ou ovo cru. Essa combinação constitui um alto valor nutricional em sua dieta canina. Além disso, você pode perguntar ao veterinário qual é a porção correta de arroz para cães saudáveis e doentes.
Esses cereais também são um bom alimento para tratar problemas digestivos ou de assimilação, que o cachorro pode apresentar no momento.
Da mesma forma, o arroz pode ajudar cães que sofrem de doenças inflamatórias, como a DII canina, pois esse grão é ideal para complementar dietas com baixo teor de gordura. Esses planos nutricionais são necessários para tratar a patologia, segundo estudos.
Por que o arroz é bom na dieta dos cães?
A convivência dos cães com os humanos por tantos séculos os levou a adotar qualidades de sobrevivência, como comer as sobras da refeição de seus tutores.Isso causou uma evolução em seu sistema digestivo e, portanto, eles agora aceitam alimentos que antes não faziam parte do seu cardápio.
Em todo caso, o fato de o arroz ser uma alternativa nutricional para os cães não significa que todos os cereais também sejam adequados em sua dieta. Por exemplo, o trigo ou o milho não agregam valor à comida do cachorro. Se você tiver alguma dúvida sobre a dieta do seu animal, consulte um veterinário.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cómo preparar arroz para mi perro, Servindi. Recogido a 16 de mayo en http://www.servindi.org/cache/twg7n/1c35c7-como-preparar-arroz-para-mi-perro
- La alimentación del perro adulto, Fundacion affinity. Recogido a 16 de mayo en https://www.fundacion-affinity.org/perros-gatos-y-personas/tengo-un-animal-de-compania/la-alimentacion-del-perro-adulto
- ¿Es bueno el arroz para los perros?, Blog Leales. Recogido a 16 de mayo en https://blog.leales.org/2020/11/es-bueno-el-arroz-para-los-perros.html
- Arroz, FEN. Recogido a 16 de mayo en https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/arroz.pdf
- Ristic, J. M. E., & Stidworthy, M. F. (2002). Two cases of severe iron‐deficiency anaemia due to inflammatory bowel disease in the dog. Journal of Small Animal Practice, 43(2), 80-83.
- Ristic, J. M. E., & Stidworthy, M. F. (2002). Two cases of severe iron‐deficiency anaemia due to inflammatory bowel disease in the dog. Journal of Small Animal Practice, 43(2), 80-83.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.