O arroz é bom para os cães?

Muitos veterinários recomendam porções moderadas de alimentos naturais para animais de estimação. Entre suas recomendações está o arroz, ingrediente comum no jantar de muitas famílias e um grão nutritivo para os cães.
O arroz é bom para os cães?

Última atualização: 31 Maio, 2021

Os cães, por sua natureza biológica e seu parentesco com os lobos, são classificados na cadeia alimentar como animais carnívoros, portanto, seu principal alimento é a carne. No entanto, a convivência com os seres humanos por tanto tempo os transformou em animais que se acostumaram com a alimentação das pessoas.

Ao longo do tempo em que têm convivido com a nossa espécie, os cães adaptaram seu sistema digestivo para digerir alimentos que, devido à sua natureza carnívora, não consumiriam em liberdade. Um desses alimentos é o arroz, cereal que pode contribuir para o bem-estar dos canídeos, desde que administrado em doses adequadas.

Proteínas na comida dos cães

Antes de entrar em detalhes e confirmar que o arroz é bom para os cães, vamos deixar uma coisa bem clara: as proteínas não podem faltar na alimentação diária de qualquer cão. Os alimentos proteicos são os macronutrientes naturais que fornecem os aminoácidos básicos para o metabolismo, portanto, são necessários para qualquer animal de estimação canino.

Da mesma forma, a alimentação de um cão não deve ser baseada apenas no consumo de carnes. Um cão também é onívoro , ou seja, também pode consumir vegetais, que são ricos em vitaminas, importantes para a construção de uma alimentação forte e saudável para o animal.

Qualquer dieta canina deve ser baseada em carboidratos e proteínas como fontes de energia primária.

 

Uma tigela de arroz branco.

Os cães podem comer arroz

Os cães podem comer cereais e, de fato, a ração comercial contém alguns entre seus ingredientes. O arroz é um dos grãos que o animal pode consumir, porém, deve-se ter cuidado ao incluir o arroz na dieta do cão, a fim de evitar reações alérgicas.

Em princípio, o arroz não apresenta nenhum risco de intolerância para os cães, pelo contrário. O consumo desse cereal é fonte de carboidratos, macronutrientes essenciais para manter ativos os animais com metabolismo rápido. Além disso, o arroz tem baixo teor de gordura e, portanto, não contribui para o sobrepeso do cão.

Benefícios do arroz para os cães

O arroz é um cereal que apresenta vantagens e benefícios na dieta do cão. Dentre eles, destacamos os seguintes:

  • O arroz contém uma grande quantidade de carboidratos, o que deixará o cão cheio de energia com pouco ou nenhum ganho de peso.
  • Esse ingrediente é um sinal de boa qualidade em rações comerciais.
  • Contribui para um equilíbrio ideal na alimentação do cão, visto que esse alimento quase não fornece lípidos, como indica a Fundação Espanhola de Nutrição.
  • O arroz contém lisina, um aminoácido muito importante para o metabolismo.
  • Esse ingrediente contém ferro e manganês, microminerais que fornecem uma funcionalidade correta no corpo canino. No âmbito da clínica veterinária, a deficiência de ferro pode ser grave.

O arroz é um alimento nutritivo para os cães, mas nunca baseie toda a dieta do seu cão nesse ingrediente. Sempre varie sua refeição com produtos de carne, ração animal, frutas e alguns vegetais.

Quais acompanhados no arroz para os cães

Quando você cozinha o arroz para alimentar o cachorro, pode acompanhá-lo com carne de frango ou ovo cru. Essa combinação constitui um alto valor nutricional em sua dieta canina. Além disso, você pode perguntar ao veterinário qual é a porção correta de arroz para cães saudáveis e doentes.

Esses cereais também são um bom alimento para tratar problemas digestivos ou de assimilação, que o cachorro pode apresentar no momento.

Da mesma forma, o arroz pode ajudar cães que sofrem de doenças inflamatórias, como a DII canina, pois esse grão é ideal para complementar dietas com baixo teor de gordura. Esses planos nutricionais são necessários para tratar a patologia, segundo estudos.

 

Um cachorro come uma tigela de arroz.

Por que o arroz é bom na dieta dos cães?

A convivência dos cães com os humanos por tantos séculos os levou a adotar qualidades de sobrevivência, como comer as sobras da refeição de seus tutores.Isso causou uma evolução em seu sistema digestivo e, portanto, eles agora aceitam alimentos que antes não faziam parte do seu cardápio.

Em todo caso, o fato de o arroz ser uma alternativa nutricional para os cães não significa que todos os cereais também sejam adequados em sua dieta. Por exemplo, o trigo ou o milho não agregam valor à comida do cachorro. Se você tiver alguma dúvida sobre a dieta do seu animal, consulte um veterinário.

Pode interessar a você...
Como deve ser a alimentação dos cães de caça
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como deve ser a alimentação dos cães de caça

Eles precisam ter o melhor desempenho em seus momentos de maior esforço e é por isso que alimentar bem os cães de caça é fundamental.