As 7 maneiras de demonstrar ao seu gato que você gosta dele

Os gatos têm fama de serem misteriosos e, por isso, muitas pessoas dizem que não conseguem entendê-los. Nós, que adoramos os gatos, sabemos que não é bem assim, e que existem muitas maneiras de entender os sentimentos deles e de demonstrar-lhes os nossos. Para demonstrar ao seu gato que você gosta dele, daremos alguns conselhos eficazes a seguir.

Apesar dos gatos serem mais independentes que os cães, os felinos também são animais carinhosos, que precisam receber carinho e se sentir queridos. Demonstrar ao gato que você gosta dele é fundamental para o bom desenvolvimento do animal. Vamos descobrir como fazer isso!

7 maneiras de dizer ao seu gato que você gosta dele

Demonstrar ao seu gato que você gosta dele pode fazer com que vocês dois tenham uma boa relação, e fazer com que ele se sinta um membro da família. Quem não gosta de se sentir querido?

Brincando

Dedicar tempo ao seu bicho de estimação, brincando com ele, é a melhor forma de demonstrar-lhe que você gosta dele. Apesar de sua independência, o seu gato vai exigir que você lhe dê atenção quando sentir que não a recebe.

Não existe melhor presente que você pode dar a alguém
do que dedicar seu tempo a ela.

-Autor anônimo-

Você não deve esperar que ele peça para brincar com você, tome a iniciativa e dedique algum tempo para brincar com ele. Ele pode passar muitas horas brincando sozinho com o seu arranhador, enquanto você trabalha. Um pouquinho de sua atenção não fará nenhum mal.

Reserve um espaço para ele

Os gatos vão estar à sua disposição sempre que você quiser. Eles são carinhosos, mas gostam de ter o seu próprio espaço. Mesmo que seja ótimo que você brinque com eles, eles vão precisar de um momento para relaxar, tomar sol e não fazer nada, ou, simplesmente, ficar olhando a paisagem pela janela.

Para saber se o seu gato está em um momento de relaxamento ou de brincadeira, só precisa pôr sua mão em frente ao focinho dele. Se ele se jogar para cima da sua mão, significa que ele quer brincar, se não, é porque vai querer descansar. Você deve respeitar os desejos dele.

Cuidado com a alimentação dele

Diferentemente dos cachorros, os gatos comem sua comida em 10 ou 12 porções muito pequenas ao longo do dia. Então é imprescindível que o seu felino sempre tenha água e comida à disposição e, é claro, é preciso que seja uma ração de qualidade que facilite a sua digestão.

De vez em quando, ofereça-lhe algum mimo, guloseima ou um pouco de comida enlatada.

Estabeleça rotinas para ele

Os gatos são animais que seguem rotinas, por isso, precisam viver em um lar estável, dentro de uma família organizada e com horários fixos.

Eles precisam sentir a tranquilidade do ambiente e saber que fazem parte de algo. Qualquer mudança em sua rotina, como uma mudança de casa ou qualquer outra alteração, pode afetá-los muito.

Garanta um ambiente seguro para ele

Os gatos são muito nervosos e saltam como reação a qualquer barulho que escutam. Então, ele deve ter um espaço seguro para que se sinta protegido e possa se esconder sem medo que lhe aconteça algo.

Coloque sua caixa de areia em um lugar em que ele possa se afastar de tudo e em que saiba que ninguém o vê.

O reforço positivo

É possível que seu gato sinta mais dificuldade que o cachorro de obedecer às ordens. Ao invés de você se concentrar nos erros dele quando não obedecer aos seus comandos, você deve premiá-lo quando fizer a coisa certa.

É melhor você acostumá-lo desde filhote a cumprir as ordens que você lhe dá em casa.

Dê-lhe mimos

Essa é, com certeza, a melhor maneira de demonstrar ao seu gato que você gosta dele. Dê-lhe mimos, todos os que ele quiser, toda hora e sem que perceba.

Quando ele vier procurar você, chamar a sua atenção ou se deitar na sua frente, dê-lhe mimos. Dedique um pouco do seu tempo e você vai colher bons resultados logo.

Essas são as 7 melhores maneiras de você dizer ao seu gato que gosta dele. Consegue se lembrar de alguma outra maneira?

Recomendados para você