6 benefícios de viver com um animal de estimação para a família

Os animais de estimação não apenas enriquecem as nossas vidas, mas também nos ajudam a viver mais.
6 benefícios de viver com um animal de estimação para a família

Última atualização: 17 junho, 2020

Existem muitos benefícios em viver com um animal de estimação. Há uma grande variedade de animais para escolher, e cada um oferece seu próprio amor e personalidade única para qualquer família. Embora ter um animal envolva muitas “responsabilidades”, esses deveres podem ensinar importantes lições.

Isso é particularmente oportuno em famílias com crianças pequenas. Portanto, a escolha de um animal de estimação para a família pode fortalecer os laços familiares e proporcionar harmonia. Obter um animal de estimação pode enriquecer a vida familiar.

6 benefícios de viver com um animal de estimação

Viver com um animal de estimação proporciona uma sensação de união aos membros da família. Mas os benefícios de viver com um animal de estimação não param por aí. Por mais que cuidemos deles, eles também encontram maneiras de cuidar de nós.

Os animais nos ajudam de várias maneiras e podem até mesmo detectar doenças ou nos alertar sobre as intenções de algumas pessoas. Por esse motivo, se você considera adotar um cachorro, um gato ou talvez cavalos (caso viva numa fazenda), a sua saúde se beneficiará ao compartilhar sua vida com um animal.

1. Os animais de estimação reduzem o estresse e a ansiedade

Se você se sente estressado, seria ideal o seu médico prescrever a adoção de um animal de estimação. Em alguns centros de reabilitação é aceita a admissão de animais de estimação para melhorar a saúde emocional e psicológica dos pacientes.

Isso ocorre porque a união com os animais de estimação desencadeia níveis mais altos do hormônio redutor do estresse, a ocitocina. Ao mesmo tempo, a produção de outro hormônio, o cortisol, que induz o estresse, diminui.

6 benefícios de viver com um animal de estimação

A interação com os animais tem um impacto especialmente grande durante o desenvolvimento das crianças. Está comprovado que as crianças que crescem com animais experimentam menos ansiedade de separação e ansiedade social. Isso reduz a probabilidade de desenvolverem transtornos mentais.

2. Alguns animais de estimação podem detectar condições médicas

Se você perceber que o seu cão ou gato age de maneira estranha, sem qualquer explicação, marque uma consulta para uma avaliação de rotina. Animais com o sexto sentido desenvolvido podem detectar pequenas mudanças no corpo humano.

Cães e gatos, ao detectar um problema, alertam seus donos, modificando seu comportamento habitual. Em vários casos, foi possível realizar uma detecção precoce de doenças como o câncer, narcolepsia, enxaquecas, diabetes e convulsões.

Os cães, principalmente, têm a capacidade de detectar doenças com um alto nível de precisão. Esses animais de estimação podem detectar o câncer de mama com uma precisão de 88%, e câncer de pulmão com uma precisão de 99%.

3. Os animais proporcionam carinho e conforto

Outro benefício de viver com um animal de estimação é o carinho quase infinito que eles estão dispostos a proporcionar. Hospitais, asilos, escolas, hospícios e centros de veteranos recorrem aos animais como terapia para proporcionar conforto, alegria e companhia.

Nos Estados Unidos, existe um programa que presta assistência a veteranos que sofrem de mobilidade reduzida e transtorno de estresse pós-traumático. Algumas das raças escolhidas para esse fim são o Golden Retriever e o Labrador.

Os animais proporcionam carinho e conforto

4. Ter um animal de estimação nos ajuda a permanecer mais ativos

Às vezes, pode ser difícil encontrar tempo para passear com o cachorro ou limpar a caixa de areia do gato. Mesmo assim, isso precisa ser feito, e as pessoas que têm animais de estimação se beneficiam de mais exercícios do que os outros.

Os donos de cães se sentem especialmente mais motivados a dar uma caminhada. É provável que eles também passem mais tempo brincando com o animal e compartilhando o tempo com a família.

5. Os animais de estimação nos ajudam a socializar

Esteja você sentado no parque ou conversando com o dono da loja sobre a melhor comida para o seu animal de estimação, você estará socializando. Isso nos apresenta um assunto em comum para quebrar o gelo diante de estranhos.

Além disso, acredita-se que os animais de estimação são úteis para ajudar as pessoas a sair do isolamento social e da timidez. Às vezes, as conversas ficam limitadas aos animais de estimação, mas na grande maioria dos casos, isso se torna uma verdadeira troca social.

6. Crianças e idosos são os mais beneficiados da família

Entre os benefícios de viver com um animal de estimação, estão aqueles que modificam a atitude dos membros mais vulneráveis ​​da família. Para os pequenos da casa, ter um animal de estimação ensina responsabilidade e o reconhecimento de limites.

Os adultos mais velhos não apenas recebem companhia, como também os animais oferecem a eles a oportunidade de se sentirem úteis ao levá-los para passear ou ficarem responsável pelas refeições do bichinho. Os animais também podem ajudá-los a lidar com momentos depressivos e permanecerem ativos.

Como você verá, há muitos benefícios em viver com um animal de estimação. Por isso é sensato avaliar as possibilidades de incluir um novo membro na sua família. Dessa forma, você não apenas adotará um animal, mas também estará adquirindo uma das melhores riquezas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.