Bolas de pelo em gatos: causas, sintomas e tratamento

Não é preciso dizer que os felinos amam se lamber e se limpar… Isso, somado à textura áspera de sua língua, pode ter como consequência alguns problemas digestivos. Por quê? Devido às bolas de pelo em gatos, muitas vezes o animal vomita, se sente mal ou lhe dói o estômago. Saiba como prevenir esse problema no artigo abaixo.

Como se formam as bolas de pelo em gatos?

Se você tem um gato, com certeza já viu mais de uma vez ele limpando a si mesmo. Essa tarefa pode levar muitas horas… Até que tenha certeza de estar 100% limpo e penteado, ele não vai parar. Em alguns, podem aparecer até feridas ou lesões provocadas pela língua áspera que possuem todos os felinos – que inclusive fazem cócegas em nós quando eles demonstram seu afeto).

As bolas de pelo em gatos são muito comuns devido a este hábito. Na realidade, a todo momento o gato está engolindo parte de seus pelos, mas você não se dá conta. Até quando? Até que faça força para vomitar, cuspir ou elimina-los através das fezes.

Gato se lambendo

Não há problema se ele conseguir eliminar as bolas de pelo. Mas isso nem sempre acontece. Em alguns casos, as bolas ficam “trancadas” no estômago ou no intestino e causam dor, mal-estar e até mau-humor no gato. Se o animal apresenta náuseas, abdômen inchado ou fraqueza por mais de um dia, é provável que tenha se formado uma bola de pelo ou esteja com algum outro problema digestivo. Não hesite em levá-lo ao veterinário para ser examinado.

Quando prestar atenção nas bolas de pelo em gatos?

Algo que também precisamos levar em conta é que o fato do felino vomitar bolas de pelo não é tão normal quanto parece. Porque, na verdade, as bolas não deveriam se formar em seu interior, mesmo sendo um grande fanático pela higiene.

Quando isso acontece, pode ser um sintoma de que algo não está funcionando bem em seu sistema digestivo. Ou mais especificamente nos intestinos. Quando o animal não defeca como deveria, os pelos se acumulam junto aos outros dejetos.

Umas das teorias para compreender por que o gato é propenso à formação dessas bolas de pelo é o tipo de alimentação atual. Mesmo que a ração contenha todas as proteínas de que o animal necessita, sua dieta deveria ser composta também por outros alimentos, como carne e peixe.

Além disso, também podemos adicionar ração úmida para lubrificar o sistema digestivo por completo e evitar o que é conhecida como “doença inflamatória intestinal”. Esta patologia está se tornando cada vez mais frequente pela quantidade de ingredientes secos incluídos na dieta do gato (arroz e outros cereais).

O que fazer quando houver bolas de pelo em gatos?

Quando já tiver sido descartado um problema de saúde grave no animal, através de exames médicos, o melhor a fazer é evitar a formação das bolas de pelo em gatos. Preste atenção nesses conselhos:

1. Ofereça-lhe uma dieta saudável

Provavelmente, o veterinário vai indicar que tipo de comida o gato pode consumir, e em quais quantidades. Equilibre a ração seca com latas de ração úmida com muita proteína. Se você tiver tempo para cozinhar, ofereça fígado, frango, peixe ou carne. Há milhares de receitas caseiras para gatos que podem servir.

Gato comendo ração úmida

2. Penteie-0 periodicamente

Se você tiver um gato com pelo muito comprido, como é o caso do Persa, do Angorá ou do Maine Coon, é preciso pentear o pelo ao menos uma vez por semana. Recomendamos que você adquira esse hábito desde que o animal seja filhote, para que ele considere isso uma brincadeira ou carinho, e não algo incômodo. Assim, ele terá menos pelos mortos que possam ser engolidos.

3. Ajude-o a eliminar as bolas de pelo

Existem algumas ervas e plantas que o gato pode comer para expulsar o pelo com mais facilidade, devido a suas propriedades laxantes. É o caso do trigo, da cevada ou da chamada “erva para gatos”. Consulte o veterinário antes de pôr vasos por todos os lados.

Alguns donos dão uma colherada de vaselina líquida ou óleo de girassol misturado na comida (ou diretamente na boca) para ajudar o gato a eliminar os dejetos mais rapidamente.

Recomendados para você