Brinquedos interativos para cachorros

· janeiro 6, 2018

O sentido mais desenvolvido nos cães é o olfato. Podemos aproveitar essa tendência natural de buscar e encontrar coisas para criar jogos que sejam divertidos para nós e para nossos animais.

Os brinquedos interativos para cachorros entretêm muito e trazem muitos benefícios. À venda em pet shops, é possível encontrar vários tipos: sobretudo, variações de enigmas.

Geralmente são caros e pode ser difícil ensinar nosso cão a brincar com eles. Se o peludo não consegue ganhar, pode se frustrar e ficar entediado, e assim o brinquedo já não será divertido para ninguém.

Em casa, podemos criar facilmente jogos interativos para cães, de graça, reciclando coisas que já tenhamos em casa. Em seguida, daremos algumas ideias para criar brinquedos para cães. No entanto, com imaginação, você pode criar seus próprios brinquedos.

Brinquedos interativos para cachorros

Um brinquedo interativo é um objeto que o cão pode manipular de determinada maneira para conseguir um prêmio. Só descobrindo como manipulá-lo ele vai conseguir o prêmio. Para isso, o cão terá que usar o olfato, a inteligência e alguma parte de seu corpo para alcançar esse objetivo.

Console de cachorros

Fonte: Facebook da CleverPet

O olfato é importantíssimo para um cachorro. Usar o olfato relaxa, ajuda a descansar melhor, é bom para eliminar o estresse e, quando seu cão vence o jogo e consegue o prêmio, a autoestima dele sobe e ele será mais feliz.

Como se usa um brinquedo interativo

Para criar um brinquedo interativo, temos que levar em conta quatro coisas:

  1. Que o cão consiga vencer: O que queremos é que ele resolva o problema, por isso, temos que dar problemas fáceis para ele. Se o cão não foi capaz de adivinhar como conseguir o prêmio, é preciso baixar o nível e tentar de novo, com um nível mais fácil.
  2. Que não seja chato: Quando ele começar a superar os obstáculos, é preciso aumentar a dificuldade pouco a pouco, em um ritmo que ele seja capaz de superar. Os brinquedos interativos para cachorros devem ser, antes de tudo, interessantes.
  3. Que esteja adaptado ao tamanho do cão: Não podemos criar o mesmo brinquedo para um chihuahua e para um pastor alemão. Queremos que o cão se divirta, e se ele não consegue resolver o jogo, não vai se divertir.
  4. Que seja seguro: Não podemos usar materiais que sejam tóxicos ou perigosos, porque o cão pode comê-lo por acidente. Também não podem ter bordas cortantes.

Os brinquedos interativos para cachorros devem ser usados sempre sob supervisão, e não devem ficar com o cão mais de 10 minutos por dia. Mais do que isso pode gerar estresse ou frustração. Com isso em mente, escolha os prêmios que seu cão mais gosta e você já pode começar a criar seus próprios brinquedos.

Brinquedos interativos caseiros

Vamos propor cinco jogos de níveis diferentes que podem ser criados em casa com materiais recicláveis:

  • Searching: É o jogo básico e mais fácil para começar. O searching se baseia em repartir no chão pedacinhos de prêmios e deixar que o cão procure, sem dar ordens para começar nem para terminar. O cão colocará o nariz em funcionamento e descobrirá quando acabarem os prêmios. Quando o peludo souber o que você quer e como buscar os prêmios, você pode seguir para o próximo nível.
  • Um prêmio dentro de uma folha de jornal: Em uma bola de papel feita com jornal velho, esconda alguns prêmios. Esse tipo de papel ou o papel-toalha são melhores, porque têm uma textura melhor do que o papel de revista, e são menos perigosos, caso o cão tente comê-los junto com o prêmio. Lembre-se de que o jogo tem que ser fácil, e no começo as bolas de papel deve ser frouxas e conter muitos prêmios. À medida que seu cão aprender a desfazê-las, você pode reduzir a quantidade de prêmios e apertar a bola de papel.

Brinquedos interativos para cachorros com materiais recicláveis

  • Um prêmio dentro de uma caixa: Para nós, uma caixa não é nenhum obstáculo, mas entrar nela, para um cão, pode ser um problema. Esconda prêmios dentro de uma caixa e deixe que o cão tente recuperá-los ou entrar na caixa. Se for muito fácil, você pode virar a caixa para baixo e deixar que ele descubra como fazer para abrir.
Cachorro no campo com bolas coloridas

  • Prêmio dentro de uma garrafa: Precisamos de uma garrafa de plástico vazia e limpa. Recortamos várias janelas ou fazemos buracos e colocamos dentro vários prêmios. O cão vai conseguir pegá-los girando a garrafa ou derrubando-a. Lembre-se de que os brinquedos devem ser seguros: tenha cuidado para não deixar bordas cortantes ao fazer os buracos e tire o anel de plástico da tampa.
  • Garrafas suspensas: Com esse brinquedo, seu cachorro terá que aprender a virar a garrafa para conseguir o prêmio que está dentro. Você precisa de três garrafas de plástico vazias e uma estrutura para suspendê-las. Atravesse as garrafas na metade, com um pau, e deixe seu cachorro descobrir como virá-las para que os prêmios caiam em sua boca.

Os brinquedos interativos são uma classe de jogos saudáveis e benéficos que podemos oferecer a nossos cães. Se os adaptarmos à capacidade dos animais, vamos proporcionar entretenimento e diversão que vão melhorar seu estado de ânimo, além de reforçar o vínculo com eles.