Cães, melhor dois do que um?

novembro 10, 2017

Você sai para trabalhar, como todos os dias, e ao retornar se depara com o semblante de tristeza que o seu animal de estimação faz por ter ficado só. Por vezes, pode ter considerado adotar outro cão, mas será mesmo que é melhor dois do que um?

Obviamente que nós não podemos dar essa resposta diretamente. Você e suas circunstâncias decidirão o que é melhor para você. No entanto, podemos apontar os benefícios e as desvantagens de se ter mais de um cão.

Vantagens: melhor dois do que um

Antes mesmo de começarmos, você já viu no primeiro parágrafo do que isso se trata: seu cão estará acompanhado. Quando você vai para o trabalho ou para qualquer outro lugar, ele poderá ter um amigo para brincar e nunca estará sozinho.

Dois filhotes de cão tomando sorvete

No entanto, esse não é o único benefício:

  • Socializar. Se seu cão não for muito idoso e estiver habituado a ficar sozinho com você, é provável que demore para ele se socializar com outros cães ou pessoas. Conviver com outro peludo pode ser muito útil para melhorar isso.
  • Matar o tédio. O tédio é um mal que aflige muitos cães. Quando ele passa muito tempo sozinho em casa, é provável que isso o afete imensamente. Ter um companheiro pode ser ideal para evitar tal situação.
  • Diminui o estresse. A ansiedade de separação, a solidão e o tédio podem gerar estresse no seu animal de estimação. Ter uma companhia em casa quando você não está pode impedir essas tensões e, portanto, aliviar e até mesmo evitar que o seu animal de estimação venha a sofrer de estresse.
  • Desenvolve a empatia. Embora os animais sejam empáticos por natureza, dizem que é o amor que promove a empatia. Quando o seu cão passar a amar o seu companheiro de casa, por si só, isso irá ajudá-lo a ser empático com outros membros da família ou do ambiente.
  • Você terá mais alegria na casa. Se você adotou um cão para não se sentir só e ter companhia, já percebeu que seu animal de estimação é a alegria da casa. Como se sentiria se essa alegria fosse dobrada? Isso vai acontecer exatamente quando você se der conta de que é melhor dois do que um.

Claro, cada situação tem o outro lado da moeda. Embora existam muitos benefícios, também há desvantagens. Quer conhecê-las?

Desvantagens do melhor dois do que um

As desvantagens podem ser várias, se você optar por dois pets ao invés de um. Vamos enumerá-las.

Dois cães amigos sentados no banco de um parque

  • Aumento de gastos. Sim, agora você tem que aplicar as mesmas vacinas duas vezes, dois microchips de identificação, oferecer duas porções de comida, dois comedouros, duas camas, dois bebedouros, etc. Isso significa que tudo será em dobro e, portanto, você irá gastar duas vezes mais dinheiro. Anote por favor tudo isso antes de adotar outro cão, porque apesar de, às vezes, ser melhor dois do que um, isso é um fator importante a ser levado em conta.

Quem quer construir uma torre, primeiro se senta e calcula os gastos

-Citação bíblico-

  • Má convivência. Se seu animal de estimação for um pouco mais velho e não tiver o hábito de se socializar, é possível que ele não se dê bem com o outro cão e que possa haver uma convivência ruim por causa do ciúme. Se você decidir adotar outro animal de estimação, terá que fazer um processo de socialização antes de levar para casa o outro cão, para que os dois animais se deem bem.
  • Mais tempo. Você vai precisar de mais tempo para levar os dois para passear, para levá-los ao veterinário, para alimentá-los e para dar a eles todo o cuidado de que precisarem.
  • Filhotes indesejados. Podem ocorrer problemas entre cães do mesmo gênero, mas também pode haver gestações indesejadas, se eles forem de sexos opostos. Certifique-se de que não vai acontecer nem uma coisa e nem outra.

Levando em conta as vantagens e as desvantagens do melhor dois do que um, você é quem dará a última palavra. Somos a favor do quanto mais melhor, mas cada um deve avaliar suas circunstâncias e possibilidades.