Meu cão tem ciúmes de meu parceiro
Quando se inicia uma relação sentimental é provável que surjam alguns inconvenientes enquanto as pessoas e os animais de seu entorno se acostumam à nova situação. Neste contexto, é muito provável que alguns membros da família se mostrem ciumentos, incluindo o seu animal de estimação. Assim não se surpreenda se você descobrir que o seu cão tem ciúmes de seu parceiro. Daremos algumas dicas para você solucionar o problema.
Reconheça: seu cão tem ciúmes de seu novo amor
As pessoas habituadas a conviver com um animal de estimação sabem que é muito provável que eles fiquem com ciúmes quando um novo membro, animal ou humano, se incorpora à família.
Entretanto, os cientistas, que são um pouco mais teimosos e parecem estar sempre um passo atrás em alguns assuntos, comprovaram recentemente que, embora alguns se achem o centro do mundo e pensem que o ciúmes é um sentimento reservado para a superioridade humana, os cães também podem vir a tê-lo.
Assim, especialistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, conseguiram registrar, através de diferentes testes, a angústia que os cães sentem quando acreditam que alguém, ou algo, pode lhes tirar o afeto de seu dono.
Um bebê, outro animal de estimação e inclusive seu novo amor podem causar ciúmes em seu adorado peludo. Por esse motivo, você deve aprender a reconhecer os sinais de que seu cão sente ciúme. Dessa forma, tanto você como seu amor conseguirão ajudá-lo a superar esta circunstância que o angustia.
Como evitar que seu peludo sinta ciúmes de seu parceiro
Então, que tal se colocar um pouco no lugar desse cão que recebia todos os seus cuidados e que, de repente, vê desmoronado o seu reino com a chegada de um intruso ou intrusa.
Por esse motivo é melhor que você tente evitar que as coisas se compliquem e procure uma forma de fazer com que o seu animal de estimação e o seu novo amor possam conviver em paz.
Para isso, peça ajuda ao seu novo amor. Certamente, juntos, vocês conseguirão fazer com que a convivência seja feliz. Há muitas ferramentas para se conseguir isso.
Sinais de que seu animal de estimação está com ciúmes
Mas de que forma o seu peludo fará com que você saiba que ele está com ciúmes de seu parceiro? Dê atenção as seguintes mudanças em seu comportamento:
- Se mostra irritado assim que o seu novo amor entra em cena. Late de forma constante, quer impedir o acesso a alguns setores da casa e, em ocasiões extremas, pode tenta agredir.
- Torna-se possessivo com você. Te persegue a todo custo com a finalidade de evitar que o seu parceiro se aproxime de você.
- Reage destruindo diferentes objetos da casa como uma forma de atrair sua atenção.
- Se deprime e perde interesse pelas atividades cotidianas.
Conselhos para que o seu cão deixe de ter ciúmes
O importante então é que tanto você como o seu novo amor demonstrem ao peludo que ninguém vai tirar seu carinho. Então:
- Dê a ele a mesma atenção de sempre e, se possível, até mais. Para que ele não sinta que você o está deixando de lado ante sua nova situação sentimental.
- Faça com que o seu cão se associe a seu parceiro com atitudes positivas para ele: carícias, recompensas, brincadeiras e passeios.
- De maneira nenhuma o castigue por suas reações. Isso só piorará a situação.
- Corrija os maus comportamentos com paciência, carinho e muito reforço positivo.
Se depois de um tempo o ciúmes persistir ou piorar, possivelmente seja hora de consultar um especialista em comportamento animal, antes que a situação saia do controle.
Felizes seremos, os três
Ninguém gosta de se sentir deslocado, portanto seja compreensivo se o seu cão sentir ciúmes de seu parceiro e analise também suas próprias ações. É possível que, inconscientemente, você esteja tendo atitudes com ele que despertem ainda mais esta conduta.
Então, tenha em mente que carinho e dedicação são fundamentais para obter que a nova situação sentimental que você está atravessando não seja perturbada por episódios de ciúmes caninos. Com paciência e perseverança tudo se obtém, não duvide disso.
Você verá que, com o tempo, seu peludo se sentirá muito feliz de ter um membro a mais em sua família, que o ama, cuida dele e o acompanha tanto ou mais que você.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.