A caspa nos cães

· dezembro 2, 2017

A caspa nos cães, assim como em humanos, é formada por um conjunto de células mortas que se desprendem da pele. Às vezes, surgem como pequenos pontos brancos. Em outras ocasiões, como escamas que podem estar na pele ou sobre o pelo do animal.

Às vezes, esta incomoda condição vem acompanhada de outros sintomas. Os mais frequentes são pequenas protuberâncias na pele do cão. Também podem surgir crostas de diferentes tamanhos e perda de pelos.

Em geral, a caspa nos cães se origina devido a um ressecamento de pele. No entanto, a oleosidade da pele também pode dar origem a este mal. Algumas raças estão mais propensas a sofrer de ressecamento cutâneo. É o caso dos pastores alemães. Já outras raças tendem a desenvolver oleosidade na pele, como os Labradores.

De qualquer forma, a primeira coisa que deve ser feita é determinar qual é a causa da caspa nos cães. Se isso não for feito, será muito difícil estabelecer o tratamento adequado.

Causas da caspa nos cães

A origem da caspa nos cães pode estar em seus maus hábitos de higiene, um ambiente seco, deficiências nutricionais, infecções e alergias. A causa específica determina as características do tratamento que deverá ser realizado.

Cachorro sendo escovado

As causas mais frequentes são:

  • Rotinas de limpeza deficientes. Refere-se ao banho, que pode não estar sendo realizado com a frequência adequada. Às vezes, os donos dão mais banhos do que o cão necessita e, outras vezes, menos. Por outro lado, em algumas ocasiões são utilizados produtos que não são adequados para cães, como xampus humanos ou sabões de má qualidade.
  • Clima seco. As regiões de clima seco favorecem o aparecimento de caspa nos cães. Isso é especialmente notório durante o inverno.
  • Deficiências nutricionais. A falta de ácidos graxos e ômega 3 afeta a saúde cutânea dos cães e induz ao ressecamento.
  • Infecções bacterianas e fúngicas. Neste caso, é usual que a caspa surja acompanhada por bolhas que rompem e formam crostas.
  • Algumas vezes, a caspa é causada pela exposição a certos alérgenos, como o pólen, produtos de limpeza doméstica, químicos ou outros.
  • Ácaros. O ácaro Cheyletiella também pode ser a causa da caspa nos cães. Ele gera um tipo especial de descamação que é conhecido como “caspa ambulante”. Chamada assim porque efetivamente se move, devido aos ácaros.

A princípio, a caspa não é uma doença grave. Portanto, seu tratamento não é difícil. No entanto, quando ela é causada por fatores como fungos, bactérias ou ácaros, pode requerer a intervenção de um veterinário.

Remédios para a caspa nos cães

O tratamento da caspa depende do fator que a origina. Se for diagnosticado que a causa é uma higiene incorreta, deve ser modificada a rotina de limpeza. O veterinário pode indicar qual é a frequência ideal do banho, dependendo da raça do cão. Ele também indicará qual é o xampu mais adequado.

É aconselhável escovar o cão. Esta simples operação estimula a produção da oleosidade natural da pele. Isso ajuda a eliminar a caspa.

Se o problema se origina em um ambiente seco, o mais razoável é adquirir um umidificador. Esse cuidado será especialmente necessário em épocas de inverno.

Cachorro dormindo

Se a caspa se deve a uma deficiência nutricional, é conveniente reforçar a dieta com zinco e vitaminas A e E. Os alimentos à base de óleo de peixe são ideais.

A caspa originada de bactérias, fungos e ácaros requer a intervenção de um profissional. O usual é que seja necessário administrar algum tipo de medicamento. Em todo caso, recomenda-se lavar com água quente toda a roupa de cama. Também aspirar todos os tapetes e móveis.

Soluções caseiras

Quando a caspa nos cães é leve, será possível conseguir bons resultados utilizando remédios caseiros. Eles têm a vantagem de serem muito leves e de não terem efeitos colaterais. Também são muito econômicos.

Uma das melhores soluções consiste em utilizar vinagre de maçã. Simplesmente misture-o, em partes iguais, com água. Depois, esfregue a pele do cão com um algodão ou um pano limpo embebido nessa mistura. É necessário fazê-lo uma vez ao dia até que o problema desapareça.

O azeite de oliva é outro dos elementos benéficos para eliminar a caspa. Simplesmente esfregue o azeite sobre a pele e o pelo do cão, uma vez ao dia.