Coleiras luminosas para cães de rua: conheça este projeto

· agosto 20, 2018
Este acessório foi inventado por um norte-americano de Los Angeles, em 2006, para evitar acidentes noturnos nas estradas, que matam sobretudo animais perdidos e abandonados.

As coleiras luminosas para cães são um dos itens mais recentes criados para animais de estimação. Com estes objetos, procura-se evitar que o animal se perca durante os passeios noturnos e diminuir a quantidade de acidentes fatais que podem ocorrer com carros durante a noite.

O que é uma coleira luminosa

O objeto consiste em duas partes básicas: uma coleira comum que é colocada no pescoço do animal, como outra qualquer. A diferença é que ela carrega um objeto luminoso, geralmente um tipo de LED colocado em ambos os lados do animal.

O objetivo das coleiras luminosas é identificar o animal com mais rapidez e facilidade à noite. A intenção desta ideia é evitar que o animal se perca, deixando-o solto sem a coleira pelos parques.

O objetivo do projeto é também reduzir o número de possíveis acidentes com carros. A coleira luminosa permite que os motoristas distingam mais facilmente o animal e, assim, evitem atropelá-lo acidentalmente.

A luz pode ser trocada facilmente. Também é possível adicionar variantes ao dispositivo: as luzes podem ficar estáticas ou piscando, dependendo do que o proprietário considerar mais apropriado.

É um avanço em relação aos coletes luminosos que já existia, só que em vez de ser uma espécie de camiseta de uma cor muito marcante e uma faixa brilhante, é uma coleira comum.

Coleiras luminosas

Outra variante ainda mais simples consiste em uma coleira feita apenas do material refletor. Isso diminui os custos e não requer baterias para o seu funcionamento. A invenção foi originalmente criada em 2006 por Jackie Simoni, um morador de Los Angeles (Estados Unidos), para o propósito que descrevemos.

A finalidade da coleira foi, inicialmente, comercial, e 15 protótipos foram feitos antes de chegarem aos lares americanos. O modelo final consiste em uma coleira simples, com uma luz adicional, onde a placa de identificação do animal também é colocada.

Coleiras luminosas para cães que salvam vidas

Como resultado dessa ideia, muitos protetores de animais criaram diferentes projetos para salvar a vida de cães de rua no mundo todo. Todos com a intenção de evitar acidentes de trânsito durante a noite, que vitimizem esses animais indefesos.

Um exemplo excepcional é o caso da Índia, onde várias organizações preocupadas com o bem-estar dos animais, que vagam pelas ruas do país, optaram por colocar essas coleiras nos animais da região.

Na cidade de Bengaluru, o Centro de Controle de Animais Sarvodaya optou por colocar essas coleiras após esterilizar cerca de 8,4 mil cães de rua na cidade.

A campanha, chamada “O círculo da vida”, foi feita em parceria com o aplicativo Unikorn, dedicado a encontrar animais através de um gps incluído na coleira. Um trabalho muito nobre que não é surpreendente em uma cultura que ama animais como seus deuses.

Até agora, o projeto se expandiu para as cidades de Puhne, Jamshepdur, Chennai e Indore, mas Bengaluru é a cidade com a maior presença dessas coleiras salva-vidas.

Coleira para cães

A segurança dos animais

As coleiras luminosas usadas ​​na Índia consistem em uma faixa brilhante de ponto duplo, para evitar que caiam com o tempo ou, por exemplo, que as crianças as quebrem.

Hoje, na cidade de Puhne, existem cerca de 80 mil cães de rua, e o projeto está alcançando esse objetivo. Porém, por enquanto, só foi instalado em cerca de 300 cães.

A extensão da ideia vai além dos cães. A coleira também começou a ser instalada no gado da região. Na Índia, é muito comum ver bois andando pela cidade, e é por isso que eles sofrem acidentes durante a noite.

Pouco a pouco, a proposta vai se expandindo por todo o país asiático e, embora os números oficiais de acidentes de trânsito com esses animais ainda não sejam conhecidos, houve uma diminuição significativa desses incidentes nas ruas e rodovias da Índia.

Esta é uma ideia muito importante para aumentar a visibilidade desses animais. Esperamos que se estenda para o resto do mundo e que continue salvando as vidas de pessoas e animais que são perdidas em acidentes.