Como baixar a febre nos cachorros
A febre nos cachorros é um mal comum. Da mesma maneira que os humanos, os cachorros têm uma média de temperatura entre os 38ºC e 39,2ºC, que é o normal quando estão saudáveis. Tudo o que ultrapasse esse nível pode ser indício de algum mal, vírus ou doença.
Sabemos com certeza como abaixar a febre de uma criança, em um adulto ou inclusive em nós mesmos. Agora bem, como podemos baixar a febre nos cachorros? Vamos ver várias maneiras de fazer isso.
Como detectar a febre nos cachorros
Os animais às vezes nos dão sinais de que algo está acontecendo e não estamos 24 horas por dia de olho no nosso animal de estimação para saber se algo vai mal com ele. Como saber, então, se nosso amigo está com sua temperatura alta?
Ainda que de maneira inconsciente, ele dará mostras de que alguma coisa em seu organismo não está funcionando bem. Estes serão alguns sinais:
- Estará sonolento. Parecerá um morto, mesmo que tenha descansado bem à noite.
- Deprimido. Se parece que está triste, não ignore esse sinal, é possível que ele esteja febril.
- Estremecimentos. Se ele tem, constantemente, pequenas convulsões, é possível que seja a febre ou alguma doença.
- Fraqueza
- Frequência cardíaca rápida
- Respiração ofegante
- Tosse
- Desidratação
- Vômitos
Todos esses podem ser sintomas de que seu cachorro está febril e que você precisa fazer algo para controlar essa febre. É normal que você se pergunte se ele realmente está com febre, mas como podemos reduzi-la? Pois bem, disso falaremos a seguir.
Febre nos cachorros, como baixá-la?
Embora a febre não seja o sintoma de uma doença grave, é importante manter a temperatura em seu nível normal para prevenir que ela provoque mais problemas em seu animal. Vejamos como podemos fazer isso:
- Se além da subida da temperatura, seu cachorro apresenta outros sintomas, o melhor será que procure o veterinário, pois a febre poderia ser um sinal de que algo mais grave acontece. Se você acredita que só é aumento de temperatura, você pode seguir outros passos, ainda que, se você prefere ficar mais calmo em relação a isso, o veterinário sempre é a melhor opção.
- Se a temperatura de seu animal está muito alta, da mesma maneira que com as pessoas, a água fria é uma boa opção. Como fazer isso, já que os cachorros não costumam adorar a água? Primeiro, busque um lugar onde o animal se sinta relaxado, envolva-o em uma toalha úmida e deixe-o alguns minutos enrolado nela para que a água fria regule a temperatura de seu amigo. Depois, seque-o com uma toalha para que o seu animal de estimação não pegue um resfriado.
- Se o seu cachorro não aguenta ficar envolvido em uma toalha, você pode molhar uma esponja e passá-la nos locais onde o animal esteja mais febril. Essas áreas são normalmente o focinho, as axilas e a virilha. Depois não se esqueça de secar o local que está molhado. Você pode usar um secador de cabelo no modo frio.
- Dê água fria ao animalzinho para que ela tenha o efeito de regular a temperatura do corpo do animal. Mude de lugar a sua cama e busque um lugar mais fresco para ele ficar. Fora de casa é uma boa opção se é de noite e não faz uma temperatura muito baixa.
- Dar banho nele com água fria durante dez minutos é outra opção. Em seguida, você terá que secá-lo com ar frio, nunca quente, porque isso só iria piorar as coisas. Não passe do tempo, caso contrário você provocará um efeito adverso.
- Colocar compressas de gelo nas patas traseiras e/ou na cabeça do animal é um bom método para baixar a febre. Contudo, lembre-se de que o animal não poderá estar molhado por muito tempo e que sempre você deverá secar os locais do corpo dele que estejam molhados.
- Se depois de testar algum ou todos os remédios, ainda a febre do animal não tenha baixado depois de 24 horas, você deve ir ao veterinário sem demora, porque é provável que alguma coisa grave e difícil de ser detectada esteja acontecendo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.