Como cuidar de um cachorro ferido
Infelizmente, muitos cães sofrem acidentes… cada vez que andamos com nosso animal de estimação eles correm risco de fugir, atravessar a rua e ocorrer o que ninguém espera, um acidente. Por isso, é muito importante sempre educar o nosso cachorro desde pequeno a caminhar ao nosso lado ou usar a coleira. Mas sabemos que o instinto dos cães é correr se virem um gato ou algo que chame atenção. O Meus Animais quer te ensinar como cuidar de um cachorro ferido até obter os cuidados veterinários e prestar os primeiros socorros, tanto se ele foi atropelado, como se comeu algo envenenado ou sofreu um acidente de outra forma.
Como lidar com um atropelamento
Se o cachorro foi atropelado por um carro, a primeira coisa que você tem a fazer é colocá-lo deitado do lado direito enrolado em um cobertor; se você não tiver um por perto, utilize o que estiver ao seu alcance, como por exemplo um casaco, uma jaqueta ou algo que não deixe o seu amigo sentir frio.
Você tem que colocar a cabeça reta para facilitar a entrada de ar, abrir a boca e garantir que nenhum corpo estranho esteja impedindo a entrada de ar.
Você deve observar o peito de seu animal de estimação para verificar a respiração. Se você for levar o animal de carro até o veterinário, não é recomendável que você o deixe no chão, uma vez que qualquer movimento poderia causar mais danos.
Se a transferência for realizada por uma ambulância, tente ser o mais suave possível, acompanhe-o e fale com o cão para que ele se sinta mais seguro e não tenha medo.
Cachorro ferido com um sangramento
Se você perceber que seu cão tem uma hemorragia externa, tente contê-la o mais rápido possível. Para isso, pegue um pano ou um tecido embebido em água e pressione a ferida até que o sangramento pare.
Você tem que garantir que o animal não morda ou lamba a área afetada, isso irá evitar a infecção.
Se o seu cão tiver sido atingido, mas aparantemente não teve lesões, recomendamos que você o leve ao veterinário mesmo assim, para que o profissional avalie e garanta que o animal não tem uma hemorragia interna.
Cachorro ferido com fratura
Se o seu cachorro fraturou alguma das patas com o impacto, você tem que agir com cuidado e delicadeza para não causar mais danos o animal.
Temos que evitar movimentos e, se você se sentir capaz, tente imobilizar o membro com uma revista, jornal ou mesmo um curativo.
Envenenamento por acidente
São muito comuns acidentes de envenenamento com cachorros, nós sabemos que os animais comem o que encontram pela rua e as gramas no parque.
Se o seu cão sofreu um envenenamento, ele pode apresentar sintomas como vômitos, tonturas, convulsões e pode até espumar pela boca.
Se você souber que tipo de veneno foi ingerido pelo seu cão, comunique imediatamente o veterinário para que ele saiba exatamente como tratar seu cão.
A primeira coisa que você tem a fazer é dar água ou leite para diluir o veneno. Você também pode provocar vômitos no animal para que ele consiga expelir o veneno, embora isso seja difícil.
Os cuidados em casa com cachorro ferido
Quando seu cão sofrer um acidente de qualquer característica, devemos prestar os primeiros socorros imediatamente e, em seguida, levá-lo ao veterinário.
Ao chegar ao profissional, o animal será avaliado e colocado em um tratamento específico, mas a última parte é quando chegamos em casa, quando continuamos com o tratamento até que o animal se recupere das lesões.
É muito importante que o local onde seu animal de estimação fique esteja sempre limpo e desinfetado. O quarto, a cama e todo o lugar onde ele ficará na recuperação deve estar perfeitamente limpo.
Se seu bichinho sofreu uma fratura ou ferimento em uma das patas, é melhor que o local esteja enfaixado e o mais limpo possível.
Devemos evitar que o cão lamba a ferida e, especialmente, devemos mudar o curativo regularmente. Se ao desinfectar a ferida você observar alguma anomalia, consulte o veterinário.
Embora seja importante monitorar seu animal de estimação e oferecer todos os cuidados necessários, é muito importante, na recuperação, que você dê todo carinho possível a ele.
Desta forma, ele não ficará com medo e sentirá sua tranquilidade e atenção. Assim como para os seres humanos, é muito importante para os nossos animais de estimação se sentirem amados e que o dono lhes transmita toda a tranquilidade possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Acker, G. E. (2007). Pet First Aid & Disaster Response Guide: Critical Lessons from Veterinarians. Jones & Bartlett Learning. https://books.google.com.mx/books?hl=es&lr=&id=-xWCBGLWwZEC&oi=fnd&pg=PA3&dq=dogs+pet+choking+&ots=-i7AOmUI3N&sig=QNPPiZFLi4VcuqMnMaCrWYHLYdQ#v=onepage&q=dogs%20pet%20choking&f=false
- Adekoya, O. A., Adenubi, O. T., Adebayo, O. O., Adebowale, O. O., Oyewusi, J. A., & Olukunle, J. O. (2020). Retrospective study of suspected canine poisoning cases at the Veterinary Teaching Hospital, Federal University of Agriculture, Abeokuta, Nigeria (2009-2019). Open Veterinary Science, 1(1), 30-37. https://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=DJ20220792759
- Budnick, V. (2007). How Do I Help an Animal on the Side of the Road?. Society for the Prevention of Cruelty to Animals of Wake County. Recuperado el 19 de abril de 2023, disponible en: https://spcawake.org/get-involved/advocate/
- Dallas, S., North, D., & Angus, J. (2013). Grooming manual for the dog and cat. John Wiley & Sons. https://books.google.com.mx/books?hl=es&lr=&id=lbOhYJn0Ks4C&oi=fnd&pg=PP10&ots=dy5CP5AVbQ&sig=AKjLgPWKTsO53Zn6lnE8nQ3JGOI#v=onepage&q&f=false
- Kolata, R. J., & Johnston, D. E. (1975). Motor vehicle accidents in urban dogs: a study of 600 cases. Journal of the American Veterinary Medical Association, 167(10), 938-941.
- Lee, J. A. (2013). Emergency management and treatment of the poisoned small animal patient. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 43(4), 757-771. https://pubag.nal.usda.gov/catalog/1135194
- Mazzante, N. M. G., de Camargo, B. W. D. F., de Sanctis, P., Fogaça, J. L., de Campos Vettorato, M., Tremori, T. M., … & Rocha, N. S. (2020). Post-mortem analysis of injuries by incomplete hanging in dog (Canis familiaris) through radiographs and forensic necropsy. Forensic Imaging, 20, 100350. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2212478018300649
- Rebollada-Merino, A., Bárcena, C., Mayoral-Alegre, F. J., García-Real, I., Domínguez, L., & Rodríguez-Bertos, A. (2020). Forensic cases of suspected dog and cat abuse in the Community of Madrid (Spain), 2014–2019. Forensic science international, 316, 110522. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0379073820303844
- Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals. (2015) Perros: Cómo separar a dos perros que se están peleando. Recuperado el 1 de abril de 2022, disponible en: https://www.sfspca.org/sites/default/files/documents/dog_separating-fighting-dogs-sp.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.