
Ao falar sobre a obesidade canina, devemos aceitar que muitos critérios semelhantes se apliquem a humanos e cães. Portanto, o que comemos e o quanto comemos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar geral. O mesmo vale para…
Como sabemos, os gatos são animais muito limpos. Também é muito comum que os felinos tenham pânico à água. Aprenda hoje a dar-lhes um banho seguro.
A habilidade de usar sua língua e seus dentes para se limparem é uma das principais características e vantagens que têm os gatos.
Entretanto, há algumas ocasiões quando eles se sujam com algo que não conseguem limpar sozinhos. Neste caso, os donos terão que lhe ajudar.
Por isso, é muito importante acostumar os gatos desde pequenos (a partir dos primeiros dois meses) a verem a água como algo normal. Devemos sempre usar um xampu específico para gatos e não utilizar condicionador.
Os xampus para pessoas não são muito recomendáveis para os gatos. Entre outras coisas, porque têm princípios ativos que podem ser prejudiciais para sua pele.
Para dar um banho seguro em nosso amigo, faremos isso em uma pia, pela altura e pelo tamanho.
Quando já estiver limpo, passaremos à secagem. Envolveremos o bichano em uma toalha e o secaremos em um lugar quente, sempre afastado das correntes de ar. Se ele não se incomodar com o barulho, podemos tentar usar um secador.
Também podemos cortar ou lixar as unhas dele antes do banho. Para que o nosso amigo associe o banho com uma boa experiência, devemos ter preparada uma boa recompensa para lhe darmos imediatamente depois que terminarmos de secá-lo. Os animais de estimação adoram os prêmios, especialmente se vierem em forma de quitutes.
Para os gatos desesperados, com pavor à água, um dos planos é um banho rapidíssimo.
Para isso, levaremos o animal a uma banheira, mas sem a torneira ou o chuveirinho aberto. Pegaremos um recipiente com água morna (37ºC é o ideal), colocaremos o gatinho dentro e seguraremos suas patas dianteiras com uma mão.
Depois de passar um pouco sabão diluído em água (utilizaremos sempre uma marca especial para gatos) com a outra mão, vamos molhando-o um pouco, também enxaguando diretamente.
Tudo isso tem que ser muito rápido, sem darmos tempo a ele de se irritar. Este sistema é para gatos que não são tão nervosos, é para os que demoram um pouquinho para reagir.
Trata-se de encher três bacias com água morna e colocá-las dentro de uma banheira ou em qualquer outro local, como um jardim, etc. Temos que tomar o cuidado de colocá-las em uma superfície estável, quer dizer, firme, sem balançar.
Dilua o sabão na primeira, na qual o gato será colocado, segurando-o pelas suas axilas e protegendo sempre sua cabeça da água. A eficácia deste método está na pouca profundidade destes recipientes: assustam menos ao gato por sua forma de paredes baixas, e por haver menos água.