Como deter corretamente uma briga de cachorros

Quando vemos dois animais que estão brigando, ficamos desesperados e queremos apartá-los de qualquer forma. Entretanto, isso pode trazer consequências negativas tanto para eles quanto para nós. Por isso, neste artigo, contamos a vocês como deter corretamente uma briga de cachorros.

Dicas para deter uma briga de cachorros

briga-caes3

Antes de mais nada, é bom saber como evitar uma briga entre cachorros. Devemos observar a interação que os bichinhos têm entre si, se vão ficando cada vez mais nervosos, se grunhem ou mostram os dentes ou se, ao invés de brincar diretamente, atacam o pescoço. Nesses casos, é imprescindível pegar o nosso bichinho pela coleira para afastá-lo rapidamente do lugar.

Muitas vezes, as brincadeiras passam de algo tranquilo a algo brusco, outras vezes, dois machos se enfrentam em busca de demonstrar sua liderança. Também há brigas por comida, por uma fêmea ou pelos filhotes. Nós, pessoas, queremos ajudar eles a se separarem, mas, às vezes, terminamos machucados. Preste atenção às seguintes recomendações para deter uma briga entre cachorros:

  1. Acalme-se

Isso é fundamental, porque os nervos não permitem que você pense direito ou que aja corretamente diante de uma briga de cachorros. A maioria dos embates entre dois caninos duram apenas alguns segundos. Portanto, resista à tentação de soltá-lo da coleira. De maneira instintiva, o animal pode girar e morder você. Assim, o melhor é você respirar fundo e contar até 10 antes de intervir.

  1. Faça barulho

Uma boa técnica para apartar dois cachorros que estão brigando é assustá-los. Assim, eles prestarão atenção a outra coisa e deixarão de morder um ao outro ou de grunhir. Você pode dar um grito, aplaudir, bater com o pé no chão ou bater duas latas de metal.

  1. Molhe-os

A água chama a atenção dos cachorros e, além disso, a muitos deles não lhes agrada muito serem molhados. Você pode usar uma mangueira, um copo, uma garrafa ou o que você tiver a sua disposição (se você for ao parque, por exemplo, leve uma garrafa de água sempre junto a você, sobretudo, se o seu cão é de brigar). Um “banho” não lhe fará mal e evitará que continuem brigando.

  1. Monte uma barreira

Busque ao seu redor algo que possa ajudar você a separá-los, como, por exemplo, uma madeira, um grande pedaço de papelão, um pau grande ou a tampa de uma lata de lixo. Qualquer coisa que sirva de escudo para o seu braço (assim, não morderão você) e que ao mesmo tempo os deixe afastados um do outro.

  1. Jogue um cobertor

Se um dos bichinhos não pode ver seu adversário, ele deixará de brigar. Além disso, o outro evitará o ataque porque não entende o que está acontecendo. Você pode usar um cobertor, um sobretudo ou qualquer outra roupa que seja fabricada de material que não permita a passagem da luz. O cão que fica coberto ocupará sua energia em tentar se livrar do tecido que o aprisiona, e, em seguida, o outro pode ser retirado por seu dono ou distraído para levá-lo a outro lugar.

  1. Puxe o seu rabo

Tenha muito cuidado com essa ação, porque, talvez, de maneira instintiva, o animal comece a querer morder você. O bom é que se trata de uma técnica eficaz para deter uma briga. Puxe o rabo com força para trás e para cima, mas não faça com muita força para não machucá-lo. Lembre-se de que, no rabo, existem ossos e nervos conectados com a medula espinhal.

  1. Use suas pernas

brigas-de-cachorro

Não é necessário que bata forte no cachorro para separá-lo de uma briga, mas sim que você o movimente com certa energia para deter o enfrentamento. Permite-se essa técnica em caso de a pessoa usar calça jeans e calçados grossos (porque provavelmente a perna seja o alvo de alguma tentativa de mordida).

  1. Último recurso: use os braços

Se nada que foi dito anteriormente funcionar ou se você não tiver em mãos algum dos objetos que podem servir para separar os cachorros, então, use seus braços. Levante as patas traseiras do animal como se fosse uma carrocinha e afaste-o o mais rápido possível.

Uma vez que tenha conseguido que os cachorros fiquem apartados, você deverá mantê-los a certa distância um do outro durante um tempo. Assim, você evitará que voltem a brigar entre si.

Recomendados para você