Como devo escovar a pelagem de um cão?

· novembro 5, 2017

Sabemos perfeitamente que quem tem animais de pelos longos precisa escovar a pelagem periodicamente para evitar a formação de nós ou para remover a sujeira. O pelo curto também requer este tratamento, embora com menor frequência. Nesse artigo, iremos ensinar como escovar a pelagem de um cão para deixá-lo bonito e saudável.

Por que escovar a pelagem de um cão?

O principal objetivo da escovação de cães é remover os pelos e as células mortas da pele que se acumulam na derme. É aconselhável realizar essa rotina de higiene todos os dias (5 minutos) de uma forma suave, e uma escovação mais completa (20 minutos) por semana ou quinzena.

A função secundária da escovação da pelagem de um cão é a estética ou de estilo. Mas a boa notícia é que a mesma sessão pode servir para tudo: para uma pelagem bonita e livre de sujeira e nós.

Mulher escova os pelos de um cão

É muito importante escolher a escova certa de acordo com o comprimento e a quantidade de pelos que tem seu animal de estimação. Nem é preciso gastar muito dinheiro com este instrumento. O mais adequado é a escova de plástico farpado com bolas nas extremidades, porque não fere a pele do animal. Para fazer isso, você deve escovar a pelagem lentamente. Lembre-se: massagem sim, arranhões não.

Passos para escovar a pelagem de seu cão

Especialmente no verão, os cães precisam de uma boa escovação para remover a sujeira e o calor. Além disso, através deste hábito de higiene, ativa-se a circulação (com a massagem da escova) e tudo isso estreita ainda mais os laços que temos com o nosso animal de estimação. Preste atenção às etapas da escovação da pelagem de um cão:

  1. Escová-lo antes do banho

Quando o pelo está seco, ele está menos propenso a emaranhados que, para desfazê-los, fazem o animal sofrer. Isto pode fazer com que sempre que o cão veja a escova, se esconda, queira morder ou mostrar os dentes. Além disso, quando nós o escovamos antes do banho, vamos completar a limpeza com água para remover todas as células mortas que ainda se encontram na pele.

  1. O tempo de escovação depende do pelo

Não é a mesma coisa escovar um dálmata (pelo curto), um Cocker Spaniel (pelo médio) ou um Galgo afegão (pelos longos). Cada raça precisa de mais ou menos tempo dependendo do comprimento da pelagem. Mas não é só isso que deve ser levado em conta, mas também o tipo de pelo: existem encaracolado e lisos. Como um tempo mínimo por dia, se recomenda escovar por 5 minutos.

  1. Comece desde filhote

A melhor maneira para fazer o seu cão desfrutar da escovação é inserir este hábito como se fosse uma brincadeira. É claro que, quando os cães são pequenos, é mais fácil deles encararem tudo como diversão. Este é o momento certo para começar. Com o passar do tempo, ele vai notar que é algo comum e que faz parte de sua rotina. E você vai adorar! Não se esqueça que os cães, assim como as pessoas, são animais de costumes.

  1. Escolha a melhor escova

Você pode ir a uma loja veterinária ou de animais de estimação, para que eles recomendem qual é a melhor escova de acordo com o comprimento e o tipo de pelo que o seu cão tem. O importante é que o design dela seja confortável para você e que não estrague o manto do animal. Também não deve dar puxões.

Tipos de escovas diferentes para cães

Escovas para cães de pelo curto não são iguais às de cães com pelos longos. Evite que os dentes emaranhem o manto do animal. A regra indica que, para pelos de comprimento mais longos, as cerdas devem ser mais longas também.

  1. Coloque uma toalha embaixo

Ainda que uma boa quantidade de pelos fique presa entre os dentes da escova, quando você escovar a pelagem de seu cão, muitas partículas vão “voar” pela casa. Se você não tem um jardim, terraço ou varanda e precisa fazer isso, recomendamos escolher o banheiro. Além disso, você deve colocar uma toalha sob o cão para que os pelos caiam lá e para que seja mais fácil recolhê-los mais tarde.

Fonte da imagem principal: Cati Mayol