Como educar corretamente um Boxer
Inteligente, fiel, afetuoso, equilibrado, brincalhão, curioso. Assim é o Boxer, um cão cheio de força e de vitalidade, que se dá muito bem com as crianças. Mas também é um animal muito desconfiado ante os desconhecidos e, se considerar que sua família – ou matilha – corre algum tipo de perigo, a defenderá com todas as suas forças. Daí provem sua fama de agressivo.
Por isto é importantíssimo educá-lo desde filhote. Além disso, assim ele também poderá ser controlado em sua tendência de se mostrar possessivo e dominante.
Conselhos para educar corretamente um boxer
Se você souber as características positivas e desafiantes de seu Boxer será muito útil para entendê-lo enquanto você o treina. É um animal fácil de adestrar, sempre que você assumir o papel de comando de forma explícita.
Se você não o fizer, poderá resultar em um animal difícil de controlar e que se tornará obstinado e exigente. Por tal motivo, você deve começar sua educação desde o primeiro dia e ensinar-lhe a te respeitar como chefe de seu grupo.
Tenha em mente estes conselhos:
– Dê a ele um nome curto, assim ele o reconhecerá de forma rápida.
– Para manter seu interesse desperto enquanto você o educa, fale com ele de forma animada e amistosa.
– Dê ordens simples e não as mude. Por exemplo: Aqui ou vem. Sentado. Pule. Quieto e NÃO. Lembre-se que deverá ser paciente e que terá que repetir os comandos muitas vezes até que ele os assimile.
Não se irrite se ele se demorar em sua aprendizagem e faça com que ele note a sua felicidade ante seus avanços.
– Faça com que ele se acostume, desde filhote, a urinar e a defecar fora de casa. Você poderá ensiná-lo utilizando um jornal umedecido com a urina dele, que você deverá ir levando, pouco a pouco, para a porta da rua ou para o jardim ou quintal, se o possuir.
– Antes de seu passeio, peça-lhe que se sente para você poder colocar a coleira. Para continuar assim, estabelecendo a sua liderança, você deverá, sempre, sair e entrar em sua casa primeiro que seu cão.
E, durante a caminhada, posicione-se uns passos à frente dele. Se ele tirar a coleira, pare e não retome a caminhada até que ela seja novamente colocada.
– Se ele começar a morder diferentes objetos que estão a seu alcance no lar – sapatos, móveis, almofadas, meias –, o detenha com um NÃO e lhe dê de imediato um brinquedo mastigável. Deve ficar claro para ele as coisas que ele pode morder e as que não pode.
– Habitue-o a deixar tocar o seu corpo: examine sua boca, sua pata, etc. acostume-o também a ter seus brinquedos e comida removidos sem que tenha reações de agressividade. Pense que tudo isso poderá ser útil em uma consulta veterinária, ou quando se fizer necessário no lar.
Mais informação sobre a educação do boxer
Contaremos a você agora, algumas outras informações que poderão ser úteis durante o processo de educação de seu cão:
– Nunca bata nele. Com violência, não se consegue nada. E, além disso, isso poderá fazer com que o seu boxer se torne agressivo.
– Só o repreenda no exato momento em que ele tiver um mau comportamento. Se o fizer depois, o animal não entenderá o motivo de sua ira.
Assim como ele também não entenderá uma felicitação por um comportamento que ele tenha tido anteriormente.
– Quando ele tiver aprendido uma nova ordem, recompense-o. Leve em conta que alguns cães respondem melhor com brincadeiras do que com comida durante o treinamento.
– Assegure-se de que seu Boxer faça muito exercício. Caso contrário, ele poderá ficar entediado e inquieto, e inclusive passar a ter comportamentos não desejados.
– Envolva toda a sua família no adestramento de seu cão, para que ele se acostume ao comando de cada um deles.
Lembre-se que todos devem utilizar o mesmo critério e as mesmas palavras para lhe dar uma ordem. Não confunda o animal dando a ele diretivas contraditórias.
– Quando você ordenar algo, você deverá mostrar a ele que fala sério. Sua expressão e sua linguagem corporal têm que lhe transmitir sinais claros.
Se você não for suficientemente firme, ele achará que você está brincando e não dará a mínima.
– É importante também que você socialize o cão, facilitando o contato com outros humanos e também com outros animais. Se surgir algum comportamento negativo, corrija-o de forma imediata.
Seguindo estes conselhos, você conseguirá conviver com um animal sumamente agradável e livre de comportamentos agressivos.
De qualquer maneira, se considerar necessário, lembre-se que – a partir de 5 meses – seu animal já está em condições de ser adestrado por um profissional.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Boxer Club. (s. f.). Sports & Activities For The Working Boxer. Recuperado el 10 de junio de 2023. https://americanboxerclub.org/the-boxer.html
- American Kennel Club. (s. f.). Boxer. Recuperado el 10 de junio de 2023. https://www.akc.org/dog-breeds/boxer/
- Asociación Internacional de Consultores sobre Comportamiento Animal. (2019). Manual de entrenamiento canino. IAABC:Chile. https://iaabc.org/es/spanish-resources
- Davis, M. S., Cummings, S. L., & Payton, M. E. (2017). Effect of brachycephaly and body condition score on respiratory thermoregulation of healthy dogs. Journal of the American Veterinary Medical Association, 251(10), 1160-1165. https://avmajournals.avma.org/view/journals/javma/251/10/javma.251.10.1160.xml
- Dinwoodie, I. R., Zottola, V., & Dodman, N. H. (2021). An investigation into the effectiveness of various professionals and behavior modification programs, with or without medication, for the treatment of canine aggression. Journal of Veterinary Behavior, 43, 46-53. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1558787821000174
- Dogs Australia. (2015, 23 de julio). Boxer Breed Standard. https://dogsaustralia.org.au/members/breeds/breed-standards/Boxer
- Paretts, S. (2021, 20 de abril). Boxer Puppy Training Timeline: How to Train a Boxer. https://www.akc.org/expert-advice/dog-breeds/boxer-puppy-training-timeline-what-to-expect-and-when-to-expect-it/
- The People’s Dispensary for Sick Animals. (s. f.). Boxer Breed Information. Recuperado el 10 de junio de 2023. https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/looking-after-your-pet/puppies-dogs/large-dogs/boxer
- Yucra, P. (2019). Caracterización del servicio de adiestramiento de perros (Canis Lupus Familiaris) en Arequipa–2019. (Tesis de Maestría, Universidad Católica de Santa María). https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UCSM_9ffe4d13fc88627c0b15d40363ef500f
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.