Como educar um cão dominador?

Existem cães, que são, por natureza, obedientes e tranquilos. Por outro lado, existem os cães dominadores. Eles se caracterizam por seu forte caráter e personalidade. Esse tipo de bichinho pode chegar a trazer alguns problemas na hora de educá-los. Educar um cão dominante não é nada fácil. No entanto, com paciência e dedicação, a tarefa se torna muito mais simples.

Educar um cão dominador requer serenidade, esforço e determinação. Quando alguém se torna dono de um cão, deve saber de antemão o que vai enfrentar. Existem raças que são extremamente dominadoras e burras. Nesses casos, o dono do animal vai ter trabalho extra na hora de educá-lo.

Recomenda-se adquirir um cão dominador apenas para pessoas com personalidade. Isso se aplica também para pessoas que já tenham tido experiências com esse tipo de bicho de estimação. Um bichinho com essas caraterísticas se afasta muito da ideia comum de um bicho de estimação risonho e carinhoso.

Como educar um cão dominador?

Muitas pessoas, ao adquirir um cão, se encontram diante do problema de um animal com muita personalidade. O cão é totalmente de personalidade dominante, e passa facilmente por cima das pessoas. Para educar um cão dominador, é necessário levar em consideração algumas regras e recursos. As instruções devem ser seguidos rigorosamente, passo a passo. Deve-se mostrar ao bichinho quem é que manda, quem é o líder.

Dono oferecendo ração a um cão dominador

O animal deve entender que não é ele quem manda, mas sim seu dono. Vários aspectos da psicologia canina estão em jogo na hora de educar um cão dominador.

Existem raças com personalidade dominadora por natureza, como o Doberman ou o Rottweiller. No entanto, também há cães submissos, que diante da presença de um dono passivo, se tornam cães dominantes. Por isso, sempre é imprescindível que o bicho de estimação saiba a cada instante quem está no comando.

Conselhos de educação e adestramento

Estes são alguns conselhos que deverão ser levados em consideração na hora de educar um cão dominador:

  • Ensinar ao cão o que é certo e o que é errado. Desde o momento em que o animal chega na sua casa, é preciso ensinar-lhe tudo. Corrigir seus comportamentos inadequados, como subir na cama ou urinar dentro de casa.
  • Não deixar que o cão se aproprie dos espaços. Ao deixar que o cão suba nas camas, nas poltronas e nas cadeiras, você só vai estar reforçando a sua autoconfiança. Seu poder e liderança vão aumentar, e ele vai acreditar que é o dono e detentor de todo lugar da casa.
  • O cão deve comer depois da família. É importante que o cão coma depois de o dono ter comido. Em uma matilha, o cão dominador come primeiro que todos os demais. Ao ver o dono comer primeiro, o animal vai se dar conta de que não é ele próprio o líder, mas sim aquele que cuida dele.
  • Guiar sempre o passeio. Quando levamos um cão dominante para passear, o passeio deve ser guiado pelo dono. É importante que o animal nunca tome as rédeas do caminho.
  • Relações sociais. É fundamental que o animal se dê bem com outros de sua espécie. É preciso reforçar as relações amistosas.
  • Adestrar o cão. Devem ser dadas ordens básicas a ele a todo momento. Senta, deita, vai pegar a bola, entre outras.
  • Não perder a paciência. Às vezes, os cães se parecem com as crianças. Precisam da paciência e da compreensão de alguém para aprenderem os que é certo.

Uma cooperação mútua

Através dessas técnicas simples do dia a dia, o bichinho vai começar a entender qual é o papel dele na casa. Educar um cão dominador exige compromisso, responsabilidade e paciência. Com esses três fatores, o objetivo vai ser alcançado com rapidez.

cão dando a pata para o dono

No entanto, o papel de líder exercido sobre um bicho de estimação tem outras conotações. Ele só serve para que o animal aprenda a conviver com pessoas. Trata-se de um papel que deve ser desempenhado com humildade e carinho.

Geralmente, um cão sempre ama seu líder humano. Isso faz com que o animal proteja, cuide e entenda a pessoa. As relações entre animais e pessoas são melhores quando ambas as partes aprendem a cooperar.

Além disso, um cão dominador nem sempre vai ser um problema. Quando se aprende a educar um cão dominador, o processo fica muito mais rápido.

Fonte da imagem principal: El Coleccionista de Instantes Fotografía & Video

Recomendados para você