
“… que o homem de hoje é o pai do macaco do ano 2000 (ou 3000)”, escreveu certa vez o trovador Joaquin Sabina. O tempo dirá se sua frase está correta ou não. No entanto, a verdade é que este…
Os gatos são muito mais independentes que os cães, mas na hora de dormir, não se separam de nós. Querem estar conosco no sofá de dia e na cama de noite. Possivelmente porque pesam menos e são mais flexíveis, não incomodam tanto como poderia incomodar um cão mais pesado, entretanto, é possível que prefiramos que eles durmam na cama deles.
Mas é possível educar um gato para que ele durma na cama dele? Sempre tivemos a ideia de que os felinos são mais teimosos e que é muito mais difícil ensinar uma ordem a eles. Pois bem, é certo que talvez seja mais difícil, mas isso não significa que seja impossível.
Neste artigo, vamos dar alguns conselhos de como educá-lo.
Os gatos são animais que dormem 15 horas por dia, aproximadamente, por isso, alterar o local onde dormem é algo normal. Se alguma vez você ficou doente e teve que passar muitas horas ou até mesmo dias na cama, é certo que ela já parecia uma pedra e provocava dor em todo o corpo.
Você teria trocado de lugar se pudesse ter encontrado um outro tão cômodo como a cama? Com certeza sim! Pois algo um pouco parecido acontece com os gatos. Embora não estejam doentes, dormir é parte importante de sua vida e ficar sempre no mesmo lugar é difícil, entediante e até incômodo.
Pode até ser que ele goste de sua própria cama, o fato de que ele não durma nela não significa que não goste, porém este também pode ser o caso. Os gatos procuram um espaço que lhes ofereça calor, conforto e segurança. Os locais que lhes oferecem isto são principalmente os mais elevados, já que, devido ao instinto felino, eles se sentem a salvo dos predadores.
Se o seu gato prefere dormir em seu colchão e não no dele, isso pode ser por várias razões:
Se você não se incomoda que seu gato fique com você, mas prefere que pelo menos de noite ele vá para o seu local de repouso, siga os conselhos que indicaremos a seguir.
São vários os passos a seguir. Vejamos:
Já dissemos antes que um dos motivos pelos quais um gato pode não dormir no local que foi destinado a ele para isso é porque existe a possibilidade de que ele não goste. Escolher uma cama adequada é primordial para atingir o nosso objetivo neste caso. O que devemos levar em conta?
Se escolher uma cama confortável não for o suficiente, siga estes conselhos:
Se você fizer tudo isso, fique tranquilo, com um pouco de paciência e perseverança, você poderá conseguir fazer com que o seu gato durma no lugar que você escolheu para ele.