Como evitar que nosso gato nos morda
Ao querer resolver problemas com o comportamento de seu gato, é importante ser realista e paciente. Você não deve pressioná-lo, pois ele poderá sentir-se frustrado por talvez pensar que não está a altura de suas expectativas. Você pode seguir alguma das seguintes considerações, mas não espere que o felino mude necessariamente da forma como você deseja. Se seu animal de estimação te morde, é por alguma razão.
Motivos que influenciam o seu gato a te morder
Há vários motivos pelos quais um gato pode morder você. Por exemplo, se ele se assusta ou se sente ameaçado, naturalmente tentará a se defender. Antes de morder, você poderá identificar certos sinais de que ele irá fazê-lo. Observe a linguagem corporal de seu felino quando ele se exalta ou se irrita.
Normalmente, quando se irritam, giram o corpo para trás e seu rabo começa a chicotear. Neste momento, ele pode tentar te arranhar ou morder.
Para um gato, há uma linha muito tênue entre uma carícia agradável e um toque irritante. Quando seu animal não quer que você continue tocando-o, a única maneira de dizer para parar é usando suas garras os seus dentes.
Além disso, se você o tocar em uma zona sensível, poderá pedir para que você se afaste desta zona dessa maneira.
Se, durante toda sua vida, seu gato viveu num lugar tranquilo e, de repente, se vê atormentado por crianças que fazem barulhos ou travessuras, ele provavelmente irá se defender com mordidas.
O treinamento para evitar que um felino morda enquanto brinca é igual tanto para gatos adultos, quanto para os pequenos. Contudo, é mais fácil educar um gato para que não morda quando está assustado ou irritado, quando ele é um filhote.
Se você tem um animal de estimação que tem o hábito de morder, levará mais tempo e energia para reeducá-lo, mas isso não deve ser algo que desanime a começar o treinamento.
Muito gatos adultos aprendem a aceitar situações sem reagir de maneira agressiva, você somente precisará de mais tempo e paciência.
Treinamento para seu gato deixar de arranhar e morder
Os gatos adoram brincar. Se você encerrar uma sessão de brincadeira de maneira abrupta, você transmitirá uma mensagem muito incisiva ao seu bichinho.
Com poucas repetições, seu gato aprenderá que o comportamento dele é muito rude e agressivo e, certamente, irá suavizar para continuar a brincadeira.
Enquanto o gato estiver aprendendo a não morder e arranhar, é muito importante que você providencie um brinquedinho que ele possa atacar, pois seus instintos de caça se centrarão na presa, não em você.
Apesar de ter seu gato com todas as comodidades no seu lar, você não deve se esquecer de que os gatos são predadores com um forte instinto de caça.
É normal que utilizem dentes e garras para desenvolver seus instintos, por isso você deverá propiciar um escape aos seus instintos de maneira natural com um brinquedinho ou seu gato praticará com suas pernas ou mãos.
Se você deixar alguns brinquedos no chão, seu animal dará algumas patadas e rapidamente perderá todo interesse. A diversão dele com os brinquedos, vai depender de você, as brincadeiras devem ser interativas, entre você e o gato.
Uma maneira de fazê-lo é amarrar o brinquedo na ponta de um bastão para que você possa movê-lo e assim seu gato poderá segui-lo.
Procure nas lojas de animais de estimação brinquedos que possam despertar o interesse de seu felino.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Trillo, L. (2019) Guía para entender al gato. FAADA
- Saldarriaga, J. C. (2007). Manejo comportamental de un felino con eliminación inadecuada/Reporte de caso. Revista CES Medicina Veterinaria y Zootecnia, 2(1), 35-40.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.