Como fazer com que o gato não arranhe a casa inteira?

Para marcar território, porque está chateado ou porque deseja afiar as unhas, os felinos podem arranhar qualquer superfície ou objeto. Mesmo que não tenham más intenções, e ainda que não façam de propósito, a verdade é que nossos móveis podem ficar em um estado deplorável devido a suas garras. Nesse texto, daremos alguns conselhos para que o gato não arranhe a casa inteira.

Seu gato não arranha o sofá porque gosta ou se diverte, ou porque quer lhe incomodar, e sim porque isso se baseia numa questão meramente biológica e de adaptação.

É possível fazer com que o gato não arranhe a casa inteira?

Todos os felinos têm a necessidade de arranhar diferentes superfícies. No caso dos selvagens, isso será feito em uma árvore, uma pedra ou uma planta. Mas os gatos domésticos nem sempre têm esses elementos à disposição. Por isso eles utilizam seus móveis!

Como não podemos mudar o instinto animal e certos comportamentos primitivos, é fundamental saber quais são os motivos que levam nosso pet a arranhar tudo: pode ser para manter suas garras bem cuidadas, para se livrar de camadas mortas de unha, para se comunicar com os outros, para liberar o estresse ou para deixar seu cheiro e marcar o território que ele acredita que lhe pertence.

Então, isso não quer dizer que seu gato arranha o sofá porque gosta ou se diverte, ou porque quer lhe incomodar. Você deve entender que essa ação é baseada em uma questão meramente biológica e de adaptação.

Dicas para que o gato não arranhe a casa inteira

Você pode brigar com ele mil vezes… Mas ele vai arranhar seus móveis em mil e uma ocasiões. É claro que você não vai deixar ele continuar fazendo, mas é preciso utilizar certas “estratégias” que vão afastá-lo do lugar favorito para fazer destroços:

  1. Conheça os gostos de seu animal

O mais comum é que um gato arranhe o sofá, mas há outros que preferem uma cortina, um tapete ou uma mesa. Isso pode ser, por exemplo, por conta da textura do material dos objetos, ou do lugar em que eles estão na casa. Também é provável que o gato “escolha” o móvel usado mais tempo por você, e deixe seus feromônios para demonstrar que você é muito importante na vida dele. Nesse caso, talvez seja bom cobrir o objeto com cobertor grosso quando você não estiver presente.

Gato pulando no arranhador

  1. Compre um arranhador

Outra forma de fazer com que o gato não arranhe a casa inteira é oferecer a ele elementos ou brinquedos onde possa fazer isso. Nos pet shops é possível encontrar os “arranhadores”, que também podem ser fabricados por você mesmo com fio, cartolina e um pouco de imaginação.

É preciso levar em conta que no começo, ele não dará muita atenção ao arranhador, já que precisa se familiarizar com ele. Para que o conheça e o use, coloque-o ao lado do sofá ou do objeto que ele geralmente arranha. Não o obrigue a utiliza-lo, deixe que ele sozinho chegue perto e se acostume.

  1. Envolva com papel alumínio

Não fica muito bonito ter os móveis prateados como se fossem presentes de Natal, é verdade, mas isso pode servir para que seu gato não arranhe a casa inteira. Os gatos não gostam do barulho que esse material provoca quando está em contato com suas unhas.

  1. Use remédios caseiros

Nos pet shops são vendidos sprays que supostamente fazem com que o gato não arranhe os móveis. No entanto, sua eficácia não está comprovada, e eles não vão servir muito se você não der outro objeto para que seu animal afie as unhas.

Gato arranhando um sofá

Para algumas pessoas, o óleo de cravo espalhado pelos elementos marcados pelo gato funciona, já que o cheiro que ele solta vai evitar que o animal se aproxime.

Outra opção a seu alcance são os cítricos: você pode usar raspas de limão ou laranja ou espirrar gotas de suco com um pulverizador.

  1. Recompense as boas ações

Se você flagrar seu gato arranhando os móveis, não vai adiantar brigar ou gritar, já que ele só vai se assustar. Quando isso acontece, o melhor é falar suavemente e orientá-lo para que vá até o arranhador. Se ele chegar perto do brinquedo sozinho, não esqueça de recompensá-lo com um mimo ou uma guloseima.

Recomendados para você