Como fazer os cães perderem o medo de água?

· março 29, 2018

Embora os cachorros tenham fama de gostar de água, isso não acontece com todos, pois muitos não gostam de se molhar. O seu cão é um deles? Se assim for, certamente você quer saber se é possível tirar esse medo da água dele. A resposta é sim, e nós dizemos como. Fique conosco e tome nota destas dicas.

É possível fazer seu cão perder o medo de água?

Para evitar que nosso cão tenha medo de se molhar, devemos seguir uma série de etapas:

Nem todos os cães nadam

Que os cães sabem nadar desde o nascimento ou por instinto não é inteiramente verdade, pois há cães, ou melhor, raças de cães, que são mais “desajeitadas” na água. Por exemplo, o pug, o buldogue francês, o galgo … isso tudo embora seja verdade que existem outros muito habilidosos, como o labrador ou o terranova, sem contar os chamados cães de água, é claro.

Ajude-o a ver a água como sua amiga

É normal que, diante do desconhecido, seu cão possa ter medo da água, por isso, a melhor coisa a fazer na hora de um primeiro contato é o dono entrar na água com ele. Ele se sentirá mais seguro e protegido, e será mais fácil perder o medo. Talvez, da próxima vez em que ele vir a água, ele se jogue sozinho.

Este processo será muito mais eficaz se você fizer isso quando o animal for filhote, pois é a idade ideal para treinamento e aprendizado. Pegue-o em seus braços e molhe-o um pouco enquanto você gradualmente entra na água. Vá soltando-o lentamente, pois essa é a melhor maneira de lhe ensinar que a água não é perigosa.

Coloque um colete salva-vidas

Embora os cães aprendam rapidamente, não é bom forçar ou deixar o animal desprotegido. Se você decidir ir com ele para a água, faça-o calmamente para que não fique nervoso. Se lhe parecer nervoso, você irá transmitir este sentimento e a rejeição da água será um fato.

Para tornar tudo mais tranquilo – e para sua própria tranquilidade – coloque nele um colete salva-vidas. Ao ver que está flutuando sozinho, ele se sentirá seguro e confortável, e você pode ficar calmo, sabendo também que nada vai lhe acontecer.

Reforço positivo

Você verá como, depois de colocar o colete e colocá-lo na água, ele moverá as pernas instintivamente. Elogie-o e dê-lhe presentes dizendo-lhe como ele fez tudo tão bem. Tire-o da água e dê-lhe outro prêmio, como um biscoito ou qualquer outra coisa que goste.

Continue tentando várias vezes, recompensando seu animal sempre que este tentar nadar. Quando já não lhe custar muito entrar na água, não coloque o colete, e segure-o pela barriga. Depois solte-o de vez em quando para ver como ele reage e, quando você vir que tem interesse em aprender, recompense-o novamente. Assim, o animal irá associar água com algo positivo.

Cachorro na piscina com bola

Use brinquedos

Talvez seu cachorro esteja se acostumando, mas ele ainda tenha medo de entrar sozinho na água. Bem, para resolver este problema, use brinquedos que flutuam e que ele goste, jogue-os e deixe-o ir sozinho procurá-los. É possível que a primeira tentativa custe, mas certamente não demorará em persegui-los. Se ele apenas latir para o brinquedo, mas não tentar ir atrás dele, você precisará de mais sessões de confiança ao seu lado. Seja paciente e você conseguirá.

Não esqueça que um medo pode se transformar em uma fobia. Portanto, não force o animal, tente ensiná-lo sempre usando reforço positivo e com paciência, carinho, perseverança e amor.