Como saber se meu gato está com febre

· novembro 6, 2018
Existem inúmeros sinais que indicam se um gato está com febre: nariz seco, comer menos, falta de asseio ou maior agressividade são alguns dos sintomas.

Animais podem demonstrar, sem usar palavras, quando eles não se sentem bem ou que algo os machuca. Para saber se o seu gato está com febre, você deve prestar atenção aos sinais que ele lhe dá, especialmente, às suas mudanças de atitude. Nós contaremos mais a você neste artigo.

Meu gato está com febre?

A temperatura corporal dos felinos varia entre 38 e 39°C. Quando excede esta marca, considera-se que ele está com febre e que isso pode ser devido a uma doença, infecção ou problema de saúde.

Não é necessário tirar a temperatura com um termômetro, algo que pode ser complicado quando o animal está doente ou é muito arisco.

Mas você pode prestar atenção às suas atitudes para determinar se ele tem febre:

  1. Se esconde

É verdade que os gatos gostam de entrar em lugares tranquilos, como debaixo da cama ou da mesa. Mas se eles têm febre, não vão querer sair por nada no mundo (nem para comer e nem para brincar).

Em alguns casos, eles podem se esconder em lugares onde depois é difícil sair sem ajuda e, além disso, não querem contato com pessoas ou outros animais.

  1. Mudanças na vocalização

Os gatos são muito vocálicos, no sentido de usarem tons diferentes para se expressarem. Alguns podem ficar completamente quietos quando estão com febre.

Já outros passam horas miando e gritando sem parar. Em ambos os casos, isso é um alerta para o dono.

  1. Apresenta nariz seco

Isso também pode nos dar uma pista sobre o que acontece com nosso animal de estimação. Um gato saudável tem um nariz úmido (o mesmo acontece com os cães).

Mas quando ele está estressado ou doente, o nariz fica ressecado e às vezes quente (no caso de febre).

gato com febre

  1. Tem menos vitalidade

Os gatos costumam passar muitas horas por dia dormindo, isso não é uma novidade. Mas a verdade é que, em alguns momentos do dia, especialmente à noite, eles “acordam” para brincar, comer, explorar a casa, etc.

Quando um gato está com febre, ele fica na cama sem se mexer, com os olhos irritados, sem querer se mexer nem mesmo um pouco. Ele está abatido, sem força e apático.

Faça o teste mostrando a ele algo que normalmente chamaria sua atenção, como um brinquedo ou algo que faça barulho.

Balance uma fitinha, jogue perto dele sua bola favorita… se ele não fizer um esforço para pegá-la e nem levanta a cabeça em alerta, ele pode estar doente.

  1. Come menos

Você pode perceber isso analisando a quantidade de ração que você que deixou em seu comedouro e a quantidade que você encontra horas depois.

Um gato doente recusará a comida, mesmo a que ele mais gosta, por exemplo, a ração úmida.

gato sem querer comer

Além disso, preste atenção se ele bebe água ou não. É muito importante que ele se mantenha hidratado continuamente, especialmente se tiver febre. Faça o possível para, pelo menos, ele comer o mínimo.

  1. Torna-se agressivo

É outro sinal que indica que algo ruim acontece com o seu gato, especialmente se ele é afetuoso ou brincalhão.

A agressão é a maneira de o animal se defender e, quando se sente doente, tudo lhe parece ser um ataque. 

Portanto, ele pode tentar morder ou arranhar, miar ou eriçar os pelos. Ele evitará todo e qualquer contato com você.

  1. Não se limpa

Um dos sinais claros de que o animal está doente ou que algo dói é que ele abandona seu ritual de asseio, algo que para os felinos é fundamental.

Se ele não se lambe ou limpa seus pelos como de costume, esse é um claro indicador de febre ou doença.

  1. Vômito ou diarreia

Muitas doenças felinas que causam febre também causam vômitos ou diarreia. Você deve verificar sua caixa de areia ou os arredores da sua cama para encontrar esses restos.

Pode ser que ele não tente cobrir seus detritos com pedras ou areia como de costume.